15 julho 2016

Resenha - O Caderninho de Desafios de Dash e Lily





O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.

Livro: O Caderninho de Desafios de Dash e Lily
256 páginas || Skoob || Editora: Galera Record || Onde Comprar










‘’O Caderninho de Desafios de Dash e Lily’’ nos traz a história de dois adolescentes que moram na gigante Big Apple, a cidade de Nova York, mas que não se conhecem e que também são bastante diferentes um do outro. Lily é uma menina atenciosa e muito boa que ama a época de Natal, gosta de organizar corais e até mesmo de cozinhar, apesar de no momento estar chateada por não poder passar essa época especial em família, ou seja, a sua única companhia no momento será seu irmão. 

‘’Eu adoro o Natal. Adoro tudo que tem a ver com essa data: as luzes, a alegria, as grandes reuniões d família, os biscoitos, os presentes em pilhas altas ao redor da árvore.’’ - Lily

Dash é o oposto, pois é hostil e sempre detestou a época que Lily mais ama, o Natal, e acha que é um dos piores feriados que poderiam existir. Seus pais são separados e estão no momento viajando enquanto acreditam que o filho está um na casa do outro, mas na verdade ele está sozinho.

‘’O Natal chegava à cidade de Nova York, a mais detestável época do ano. As multidões bovinas, as visitas sem fim de parentes malas, a alegria falsificada, as tentativas desanimadas de demonstrar animação.’’ - Dash

Então, como Dash não tem pra onde ir nessa época de Natal, acabou escolhendo um dos seus lugares preferidos, a livraria Strand, um dos locais em que normalmente passa a maior parte do seu tempo, e é lá andando pelos corredores atrás de títulos de seus autores favoritos que ele logo percebe na estante um caderninho que contém diversas tarefas a serem feitas e assim sem pensar duas vezes resolve se arriscar para saber até onde isso o levaria. Afinal, é um titulo curioso de se encontrar em uma livraria.

‘’Quando abri a capa, encontrei um bilhete na primeira página:
Deixei algumas pistas para você.
Se as quiser, vire a página.
Se não, coloque o caderninho de volta na prateleira, por favor.’’

Mas na verdade o caderninho havia sido ideia de Lagston, irmão de Lily, pois pretendia deixá-lo na Strand para que Lily pudesse se manter ocupada e quem sabe assim encontrar uma pessoa especial, embora não acreditasse que nessa época de Natal alguém viesse a responder aos seus desafios. Mas só que para sua maior surpresa, ela acaba recebendo uma ligação de seu primo, onde lhe diz que deixaram algo em troca para ela, e então, com a curiosidade de descobrir do que e de quem se tratava, ela corre logo para buscar sua resposta e assim se inicia o troca-troca de mensagens entre Dash e Lily. 


Assim que fiz a compra do meu exemplar, não sabia exatamente do que se tratava a história, mas já tinha uma ideia de que tinha haver com dois personagens que se comunicavam através de um caderno, e por isso, pensei que poderia ser interessante conhecer. Achei diferente a tomada de direção do enredo e logo iniciei a leitura.

E imaginei que a história realmente fosse me conquistar e me surpreender, mas esperava um pouco mais de profundidade, porque senti falta da intensidade entre os personagens e principalmente de uma trama que tivesse mais acontecimentos em relação a esse troca-troca do famoso caderninho. Porém, achei que a própria narrativa foi um pouco cansativa em alguns momentos e isso na verdade acabou me desanimando a principio, mas mesmo assim persisti, porque percebi que em certo momento a história foi fluindo e ao mesmo tempo me prendendo, houve um desenrolar que eu tanto cobrava desde o inicio e ainda mais por conta da minha curiosidade em saber logo como tudo iria terminar.

Só que após o encontro do caderninho, tudo foi acontecendo um pouco rápido demais. Esperava que tivesse mais mistério como se fosse um namoro entre duas pessoas no mundo virtual. Que tivesse mais clima e emoção, pois acho que só assim daria um toque mais interessante, mesmo se tratando de um livro bem juvenil.

Então assim que cheguei ao desfecho do livro, a minha pergunta foi exatamente essa: ‘’É assim que termina?’’ Resumindo... Sem grandes emoções, apenas uma obra para se ler sem compromisso, pois no geral é um enredo cadenciado que satisfaz exatamente as ressacas literárias.

Quanto aos personagens, se fosse pra escolher, eu ficaria com Dash, porque seus trechos me agradaram mais e achei que ele foi bem mais desenvolvido na medida do possível. Até achei que a minha leitura evoluiu mais rapidamente com ele, mas na parte da Lily nem tanto. E quanto aos personagens secundários, achei que o desenvolvimento foi bom, pois todos foram bem utilizados na história, mas não a ponto de algum ter me agradado como Dash.

Não tenho nem ideia qual foi exatamente o personagem que David Levithan e Rachel Cohn trabalharam, mas no geral, se eu for parar para analisar tudo sobre o livro, vou dizer que SIM, gostei, mas não amei e também não será uma obra no qual eu vou colocar entre os meus queridinhos ou que vai ser um dos melhores que li esse ano, foi como eu disse um enredo legal de se curtir, sem exageros.

Quanto a diagramação, preciso confessar que a Editora Galera Record caprichou na arte, porque além de terem mesclado as cores entre o azul e o verde claro, as letras do título e dos autores em rosa deram um destaque a mais e também achei que tudo ficou realmente bem equilibrado e fofinho. Sinceramente amei, fiquei apaixonada, por isso, gostaria de felicitar o capista pelo o maravilhoso trabalho.

Enfim...

E para finalizar a resenha, não vou dizer que recomendo ou não o livro, porque eu acho que cada um vai ter uma opinião diferenciada sobre a história, porque já vi diversas pessoas falando maravilhas, mas no meu ponto de vista eu achei que não preencheu todas as expectativas criadas em mim. Por isso, leia e tire suas próprias conclusões, porque de alguma maneira a história pode vir a te surpreender positivamente, ou não. Vai saber né? (risos)

Em razão disso dei minhas 3 estrelas, porque como eu havia dito, esperava mais da parte do desenvolvimento e também mais profundidade e emoção entre os personagens. O livro é escrito no ponto de vista de Lily e Dash em primeira pessoa, mas mesmo assim infelizmente para mim não funcionou, mas vai que funciona para vocês né? Então leia e tenham uma boa leitura!

32 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu nunca tinha lido nada sobre o livro. Como você disse na resenha, a capa está impecável, gostei muito dela, mas não podemos ficar julgando um livro pela capa. Eu gostei da ideia do livro, só fiquei um pouco com o pé para trás pelo fato de ser um pouco superficial, mas quem sabe um dia eu tenho a oportunidade de fazer a leitura dele?! Qualquer coisa eu te digo o que achei!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvana,
    Eu li esse livro também e adorei o estilo, os personagens e especialmente a ambientação com um clima natalino. Gosto das escritas dos autores e acredito que foi uma excelente combinação. Seus comentários ficaram ótimos. As vezes você pode ter começado a ler com muitas expectativas, por isso se decepcionou um pouco sobre profundidades,emoções e afins. Eu li já imaginando que não seria uma leitura tão marcante, e entendi que tinha uma pegada mais ágil e juvenil, é claro.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oie

    Eu até acho curiosa a história desse livro, da troca de mensagens, mas já estava um pouco com o pé atrás por se tratar de uma história adolescente, eu não costumo ler.
    Agora fiquei com mais receio ainda, não conseguiu me animar a ler. Em todo caso, como você falou, cada um pode ter suas próprias conclusões, quem sabe um dia eu arrisque.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente eu já estava louca para ler esse livro, e agora depois dessa resenha então farei de tudo para comprá-lo o mais rápido possível.
    Amo livros com personagens jovens que vivem grandes aventuras juntos.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Hey! Meu primeiro comentário por aqui e já estou te seguindo :D
    E meu deus, você faz resenhas exatamente do jeito que eu gosto de ler: sinceras. O que gostou você fala, e o que não gostou também fala sem deixar uma má impressão. Eu estou escrevendo uma história com uma temática parecia e me interessei muito ler, mesmo que a sua crítica tenha sido mediana. A capa é realmente maravilhosa e da vontade de apertar o livro, de tão fofo. Realmente quero ler esse livro.

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, essa è a primeira resenha negativa que leio sobre esse livro. Puxa é uma pena que você não tenha conseguido se envolver com a história. É tão chato quando isso acontece.
    A minha maior curiosidade sobre o enredo desse livro é saber quais os desafios aparecem no caderninho e mesmo não curtindo o gênero quero ler para satisfazer essa minha curiosidade.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Olá, Silvana.
    Já li algumas resenhas desse livro e fiquei bem empolgado para adquiri-lo, pois muitos leitores estão falando muito bem da obra.
    Apesar da falta de profundidade, eu ainda irei comprar o livro, pois tenho muita vontade de conhecer a escrita do David Levithan, além da edição ser bem caprichada.
    Espero que o livro me toque de uma forma diferente, pois estou com boas expectativas em relação ao mesmo.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OLá!! :)

    Eu acho que ja tinha ouvido falar deste livro em alguma resenha... Mas ja nao sei onde! ahah :) Bem, a verdade e que a premissa nao foi la muito do meu agrado e e por essa razao que vou passar...

    Que pena que nao tenhas gostado la muito... Realmente a resenha nao foi la muito positiva... Nem sempre lemos livros fantasticos!! :) Mas e mesmo uma pena que tenha sido pouco desenvolvida e um tanto superficial...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Silvana,
    É uma pena que você tenha sentido falta de uma certa profundidade nos personagens e emoção entre os personagens. Analisando seu ponto de vista, acho que sentiria o mesmo ao longo da leitura. Apesar disso, sinto vontade de ler o livro, pois acho que toda a história acrescenta algo para nós, de alguma forma.
    Acho que simpatizaria mais com a Lily, pois sinto que temos coisas mais em comum.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi Silvana,

    Acho que é um problema geral do gênero, essa falta de profundidade. Eu achei a premissa muito fofa, mas as opiniões estão bem divididas. É triste quando a gente espera algo de um livro e se decepciona, principalmente quando falta intensidade e profundidade. A leitura foi boa, mas poderia ter sido melhor né? Haha.. Eu quero ler, mas to indo sem expectativas mesmo. haha


    bjs =)

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga, tudo bem?
    Sempre que venho aqui, não encontro resenhas suas... mais das colaboradoras, mas hoje vim atrás de uma sua, que bom que essa é a mais recente... parabéns pela ótima resenha.. adoro seu ponto de vista e levo muito em consideração... eu tenho muita vontade de ler este livro... acho o enredo bem interessante... é uma pena que ele não tenha superado as suas expectativas... mas que de qualquer forma a leitura foi até satisfatória... eu acho a capa bem bonita... e também por ter a escrita do David... vamos ver... quando eu tiver a oportunidade vou ler... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gente, que loucura essa situação do Dash! E como assim ele consegue fazer com que os pais acreditem que ele está na casa de um deles? o.O Puxa, que pena que faltou emoção no enredo, e acho horrível terminar um livro com essa sensação de incompletude, quando vem essa pergunta "É assim que termina?" na minha cabeça fico bem frustrada. Ainda não tenho o livro, até penso em adquirir, mas ele vai pro fim da lista de compras... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá Silvana! mesmo com a sua ressalva, fiquei curiosa para ler. Como você disse, essa troca de desafios é uma coisa diferenciada na história, sendo sincera, são tantos livros com enredos similares, que mesmo um mínimo detalhe diferente já me agrada! Também não sou fã do natal, acho um pouco forçada essa "vibe" de paz e amor que só pregam no fim do ano...Tem quer ser o tempo todo né...Enfim, gostei da premissa e gostaria de ler, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Silvana. Eu já também já li muitas resenhas elogiando muito o livor e a sua é a primeira que eu vejo que alguém que não gostou tanto assim. Achei muito bom você ter expressado a sua opinião sincera na resenha e ter mostrado o seu ponto de vista. Eu acho que essa leitura vai me agradar muito e pelo que vi na sua resenha, alguns pontos vão mesmo deixar à desejar, mas ainda assim o enredo parece que vai me agradar muito. Agora só lendo para saber o que eu vou achar de verdade.

    ResponderExcluir
  15. OI Silvana, também não favoritei o livro e acho que 5 estrelas não é o caso, mas curti bastante a leitura e como você, gostei muito mais do Dash que da Lily. Eu consegui me envolver bem com a história e me diverti lendo, mas acho que porque se encaixa melhor no meu perfil literário. Mas adorei saber sua opinião.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana, tudo bom? É realmente muito chato quando não conseguimos ver intensidade em uma narrativa assim, que tem tudo para ser super envolvente! Esse livro está nos meus desejados pois amo muito a escrita do Livithan, mas depois de ler tua resenha, que ficou ótima, vejo que preciso ir com as expectativas mais baixas para não me decepcionar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá Silvana,

    Como você mesma mencionou, esse livro tem ganhado opiniões diversas e já vi vários comentários positivos e negativos a respeito da obra. Embora você tenha dito que o desenvolvimento foi fraco, fico com a esperança de que quando ler essa obra eu venha a gostar ao menos da interação entre o Dash e a Lily. Embora minhas expectativas para a obra não estejam altas, gostei do pano de fundo ser o clima natalino, pois gosto muito dessa época do ano haha. Parabéns pela excelente resenha, pois consegui ter um vislumbre do que esperar ou não esperar da obra.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiiiie tudo bom?
    Quando vi a capa e o começo da resenha, fiquei louca para ler, a capa é maravilhosa, a historia parece boa, uma que com certeza eu li, só fiquei um pouco de pé atras atras. por causa que disse que faltou mistério depois do encontro deles. Entretanto parece bom, uma boa historia para fugir de todos os livros, mesma coisa. Amei a resenha. Parabéns, o contexto é maravilhoso, a resenha é bem sincera e com muita profundidade.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu já li várias resenhas de pessoas que tiveram a mesma opinião que você: faltou profundidade. O que é uma pena, porque fica tudo superficial demais e a gente acaba não se conectando com os personagens.
    Eu acho a premissa desse livro bem interessante e sinto que vou amar Dash... e odiar Lily. Não sei, mas tenho a impressão de ela é imatura demais, sabe?
    Ainda que o livro esteja pecando no desenvolvimento, é uma obra que eu quero ler. Nunca li nada dos autores e acho essa história bem bonitinha. Vou apenas diminuir as expectativas para não me decepcionar.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu ainda não li, mas de todas as histórias do autor, essa parece ser a mais cativante. Sobre a capa, ela é bonita mesmo, mas essas letras rosas no fundo azul e verde, se você fica muito tempo olhando dá a impressão que as letras estão balançando hahaha Gostei de sua opinião, sincera e ao mesmo tempo instigando o leitor a arriscar na obra. Parabéns.

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Eu compartilho com o nosso protagonista, pois também acho o natal muito ruim, ,o pior feriado. Achei esse livro bem bacana, pelo fato de ser uma leitura pra se fazer sem muitas expectativas, apenas ler por ler. A única coisa que eu não gostei é ele ser em folhas brancas. É uma pena o final do livro tenha te deixado com essa pergunta, eu também acabei de ele um livro (Os Três) e eu me fiz essa mesma pergunta ao término o do livro, pois foi bem broxante. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  22. Oi Sil
    Ler essa resenha foi um verdadeiro balde de água fria em mim. Tinha altas expectativas em relação e história, aos personagens e desafios, mas vi que faltou muito para se tornar uma leitura atrativa. Entendi sua mensagem. De qualquer forma arriscarei a leitura e espero não me decepcionar tanto.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  23. Oie...
    Confesso que a premissa sempre me atraiu, justamente por causa dessa amor nos caderninhos, porém, ao ler sua resenha tive uma baita decepção! Espera que o livro fosse mais emoção e mais acontecimentos, mas, agora, vejo que não é assim...
    Tenho que concordar que a edição está um luuuxo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Nossa, no começo quando você estava contando a história fiquei super empolgada. Pensei no quão incrivel e intenso deveria ser a história e a comunicação entre os personagens. E então você fala que não foi intenso e que foi cansativo, até me desanimou.
    ótimo resenha, completa como sempre.
    bjs.
    seforasilva.blgspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Silvania,
    amei a capa desse livro, e como você, gostei da premissa do enredo, duas pessoas bem diferente se conhecendo através de desafios em um caderno.
    Fico triste de saber que não foi tudo que você esperava, mas ainda teve um boa nota, quem sabe...
    Excelente resenha, não me surpreende rsrsrs

    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  26. Oiii!!

    Eu recebi esse livro da Editora mais ainda não li. Confesso que não sou muito fã do autor porque acho que ele deixa muito a desejar na hora de descrevee mais profundamente seus personagens .
    Gostei da sua sinceridade.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Oi,

    Eu sempre ouço falar maravilhas de David Levithan, mas ainda não li nada dele. Apesar de você não ter achado a história intensa vou dar uma chance a este livro porque afinal você mesma fala que quer saber a opinião de quem vai ler. Adorei a resenha Sil.

    Beijos

    Jucimara Pauda
    http://blogs.acidadeon.com/blogs/livrosemfrescura

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Sempre vejo resenhas positivas, mas entendo quando não nos agradamos da leitura. Uma pena que não te agradou e concordo que cada pessoa tem uma visão diferente.
    Gostei como os autores narraram a história, levando o leitor a conhecer o mundo de duas pessoas totalmente diferentes, com desejos de aventuras opostas, mas ao mesmo tempo iguais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi

    Poxa que pena saber que não te agradou tanto quanto tu esperava. Chato quando isso acontece né?

    Eu vi esse livro no Mochilão mas não me atraiu muito não. Minha nora que ficou louca por ele e comprou. Ela falou mais ou menos as mesmas coisas que tu sobre ele. ...Vcs têm gostos parecidos amiga...

    Bjs Sil

    ResponderExcluir
  30. Olá. Eu confesso que fiquei maravilhada com esse livro, ele tem uma diagramação perfeita e essa sinopse chama mesmo a atenção. Eles falaram tão bem dele no Mochilão que eu queria comprar, mas não o fiz.
    E agora essa é a primeira resenha que leio. rs
    Vou ler, mas já com um pé atrás. Uma pena não ter funcionado para você. Vou ler e dar minha opinião.
    Eu achei que na sua resenha Dash realmente parece ser mais interessante.
    Beijos e até logo.
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá.

    Li esse livro mês passado e foi uma leitura bem agradável. Gostei dos personagens, teve alguns pontos negativos, mas no fim foi não pufe deixar de gostar do enredo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Hey...
    Ja vi Algumas resenhas desse livro, porem ele não me chamou atenção o suficiente, e agora menos ainda... os dois parecem ser bem diferente e o enredo não parece ser rico, pela premissa da ate mesmo para achar que o livro e interessante mas bom, parece que nem tanto assim né.. gostei da resenha, bem sincera sobre oque você achou dos personagens e do enredo, não li o outro livro dos autores mas vou procura ver rs.
    Beijocas...
    westfalllivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir