11 julho 2016

Resenha - Aonde quer que eu vá





O sonho da vida de Ester se realizou. A Confederação Brasileira de Ginástica a escolhe como representante nacional nos Jogos Olímpicos em Sydney, 2000. Ester vivencia um paradoxo entre o caos de um campeonato mundial e seu amor incondicional pelo esporte, tendo que vencer seus próprios medos e conflitos longe de sua família. O pior acontece; a ginasta, abalada, volta ao Brasil, onde um reencontro inesperado renova sua esperança. Mas será o amor a força suficiente para mover não apenas seu corpo, mas todo seu coração?
Tocante e profundamente sensível, este romance irá te emocionar e te fará enxergar que a felicidade é possível mesmo diante das incompreensíveis surpresas do destino.






Livro: Aonde quer que eu vá
318 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Século || Onde Comprar









Nessa história conheceremos Ester, uma moça de 20 anos que é uma atleta de ginástica Olímpica e tem um sonho bastante incomum: participar dos Jogos Olímpicos de Sidney no ano 2000. Mas para que esse sonho se torne realidade, ela  terá que treinar muito, pois a competitividade é muito alta e sabendo que terá que convencer primeiramente a sua treinadora Alexandra, o desafio de se tornar parte da equipe brasileira é sua primeira barreira. A treinadora às vezes é muito rigorosa na sua maneira de tratar as suas ginastas deixando-as com medo e pouco a vontade, mais uma dificuldade para Ester.

Por isso, além de Ester e suas amigas Isabela e Gabriela já conhecerem muito bem o jeito de Alexandra, passam horas e horas treinando com muita determinação para mostrarem que são realmente capazes de fazer parte da Confederação Brasileira de Ginástica Olímpica.

Então após alguns dias, Alexandra começa a ficar ainda mais insuportável e exigente nos treinamentos e é em numa dessas exigências exageradas que Gabi ao ir treinar em solo acaba sofrendo um acidente e por isso, todas as que estavam presentes ficam apavoradas e ao mesmo tempo muito preocupadas se perguntando o que havia acontecido. Então após todo o ocorrido, a treinadora pediu para que todas voltassem aos seus afazeres como se nada tivesse acontecido. E mesmo sem clima elas se vêem numa situação delicada, pois haveria uma pré-seleção para substituir Gabriela.

Após todas se apresentarem, chega à vez de Ester que logo após sua apresentação ficou bastante surpresa e feliz, pois além de participar da sua categoria de Trave, também teria a oportunidade de fazer o Solo, porém se sentia um pouco mal de não poder realizar esse sonho junto com Gabriela em Sidney.

‘’Eu não consegui ficar feliz, pois apesar da grande alegria que certamente sentiria ao me apresentar também naquela categoria, a preocupação com Gabi falou mais alto. Algumas ginastas vieram me cumprimentar, e eu agi no automático com todas. Isabela foi a última a abrir um sorriso de incentivo. ’’
‘’Encontrava-me tão perto que tudo parecia surreal. E não era apenas o meu sonho. Era o sonho do Brasil inteiro diluído no meu. Isso era ao mesmo tempo incentivador e completamente assustador.’’

Já em Sidney, Isabela e Ester se vêem realizando um grande sonho e muito animadas junto às outras ginastas, aproveitam para ir às escondidas de Alexandra a uma festa de máscaras que terá para todos os atletas que estarão presentes nas competições.

Apesar de Ester ficar um pouco preocupada com essa escapada, acaba se convencendo e indo mais pela sua amiga Isabela, mas só que ela nem imaginaria que lá encontraria um rapaz chamado Bruno, um rapaz super desastrado que indo ao seu encontro derruba várias taças da bandeja do garçom o deixando completamente sem graça.  Mas sem dar importância ao acontecido, ele segue em frente e vai lá se apresentar para Ester que obviamente fica encantada com seu jeito, mas principalmente atraída pelo seu olhar profundo de um verde-água lindíssimo.

Então, durante a festa, além de passarem um bom tempo conversando e curtindo muita música juntos, o destino acaba que os separando, mas Ester apesar de pensar muito em Bruno, precisa se concentrar para ir bem nas competições, pois era um sonho que estava prestes a se realizar.

Mas será que Ester e Bruno irão se reencontrar novamente? 
Ou será que Ester não irá encontra-lo e apenas levará de volta para o Brasil uma bela medalha de Ouro? Curiosos? (risos)

‘’ As lutas são necessárias para valorizarmos a vida, para valorizarmos quem somos. E, muitas vezes, elas vêm para que possamos entender a dor do outro e descobrir que para todo comportamento existe uma explicação, mesmo que não seja explicito, não havia nada que não fosse possível compreender e explicar. Tudo ao nosso redor nos transforma, mesmo que a gente não perceba’’



Quando fiquei sabendo de mais um lançamento da autora Beatriz Cortez, eu fiquei curiosa em conhecer o seu novo Romance. Então, assim que tive a oportunidade de solicitar o livro em parceria com a Novo Século eu não perdi tempo, pois logo que o recebi já iniciei a leitura que aliás, acabou atingindo todas as minhas expectativas e me conquistando ainda mais por poder estar acompanhando e sentindo esse Romance tão lindo e envolvente.

Essa na verdade é a segunda obra que leio da autora e tenho que confessar que sua narrativa acabou sendo até mais intensa e madura dessa vez, principalmente por ter sido no ponto de vista de Ester e Bruno e de alguns outros personagens secundários no qual acabou fazendo com que eu me apaixonasse ainda por essa obra.

Durante as páginas nos é mostrado que acima de tudo temos que ter fé e sermos perseverantes, pois o amor pode estar aonde quer que a gente vá independentemente da distância ou das dificuldades que estejamos passando em nossas vidas e que o destino é inevitável.

Senti também que nessa obra, por diversos momentos, eu tive muitas emoções diferentes que acabaram me proporcionando muitos sorrisos, suspiros, esperança, angústia e obviamente tristeza. Acabei ficando bastante conectada a protagonista desse livro, porque você consegue vivenciar tudo junto a Ester, como se estivesse presente em tudo que ela fosse fazer, mas o que achei importante nessa obra, foi à autora ter abordado sobre o ‘’Ataque de Pânico’’, porque percebi que ela quis mostrar que colocar atletas sob pressão pode deixá-los ainda mais nervosos quando estão presentes em algum campeonato, ou seja, vencer não é o mais importante em momentos como esses, mas sim se divertir e fazer o que for possível por paixão naquilo que gosta e não se sacrificar para agradar outras pessoas. Faça apenas por si mesmo, porque você pode até se surpreender com o que poderá acontecer. Ou talvez se arrepender o resto da vida e se traumatizar por não ter feito o que realmente gostaria de ter feito.

"Algumas coisas marcam nossa vida para sempre, e, mesmo que a gente queira muito que elas voltem ao normal, não funciona dessa forma." 
"- É inacreditável como as coisas acontecem quando a gente menos espera."

Gostei de a autora ter falado da Ginástica Olímpica como tema desse livro, pois me trouxeram diversas lembranças de quando eu também fazia, mas acima de tudo achei legal, porque como às Olimpíadas também estão se aproximando, pensei que não vai ser muito difícil de me lembrar dessa história ao começar a ver as competições, porque de uma maneira ou de outra, Ester com certeza estará bem presente.

No geral achei que a trama ficou ESPETACULAR, porque além dos personagens terem sido muito bem desenvolvidos e utilizados até o fim, a autora teve todo um cuidado para não deixar pontas soltas, porque tudo foi se encaixando perfeitamente. E lógico que não poderia deixar de citar que além dos personagens principais, eu adorei conhecer Guilherme, irmão de Bruno, que, aliás, é um fofo e principalmente Isabela que se mostra aquele tipo de amiga de todas as horas que está à disposição a todo o momento. 

Quanto à personagem Alexandra, a treinadora de Ester, acabou sendo uma das personagens secundárias mais marcantes na história por conta de seu comportamento. Fiquei realmente angustiada por Ester ter que passar por tanta pressão exagerada, mas ao mesmo tempo, apesar de tudo, ela supera seus problemas nos mostrando que sua paixão pela ginástica é maior do que seu medo e que ela é capaz em tudo que faz.

''Existem momentos em que nos sentimos fracos e incapazes de prosseguir. E é nesses momentos que o passado está ali pronto para nos perturbar. Medo todos temos. Podemos fracassar a qualquer momento.''
''O sentimento que prevalecia era o de agradecimento. As lutas são necessárias para valorizarmos a vida, para valorizarmos quem somos.''

Se você ainda não teve a oportunidade de ler obra alguma da Beatriz Cortes, aconselho a começar por esse livro, porque além de se apaixonar não só pelo tema da história, vocês irão amar todos os personagens e passar a entender todas as provações que Ester terá que passar naquele ponto de sua vida.

Já o Romance, como eu havia dito acima, achei bem maduro, pois não tem aquele clichê, foi bem diferente de tudo que eu imaginava e de uma forma maravilhosa, por isso recomendo a leitura, principalmente porque garanto que será uma obra que vai mexer com o seu coração!

Quanto sua diagramação, preciso dar os parabéns para a Editora, porque adorei a arte da capa que tem tudo haver com a história e principalmente pela arte de cada começo de capitulo onde contém uma rosa que deixou a obra ainda mais charmosa. A fonte do livro está de um bom tamanho e as páginas são amareladas. Não encontrei erros de revisão. Está tudo realmente impecável!

Esse livro já é mais um que entrará para os melhores do ano! SUPER RECOMENDO!

19 comentários:

  1. Olá Silvana
    Confesso que estava bem curiosa para ler sua resenha desde que você comentou sobre ele em seu Instagram. Então, eu já conheço a escrita da autora e sei que ela possui um talento incrível, mas seus comentários me deixaram muito curiosa para fazer essa leitura também, ainda mais por você afirmar que já se tornou um dos melhores do ano até o momento. Outra coisa que chamou a minha atenção também foi que você cita sobre o romance ser mais maduro e não clichê. Bom, espero ler logo porque com certeza já entrou para a minha lista de desejados. Sua resenha está maravilhosa e desejo muito sucesso para a autora com mais essa obra.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Sou louca para ler os livros da Beatriz, são super bem falados, amei a resenha e fiquei muuuiiitooo curiosa!!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Amei sua resenha!
    Não conhecia esse livro nem a autora, mas, ao ler sua resenha fiquei completamente apaixonada e louca pra conferir a história. Adoro livros em que a história proporciona ao leitor esse misto de sentimentos, leituras assim costumam deixar marcas pra sempre.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  4. OI!!

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler a obra dessa autora, entretanto todo o enredo é muito atrativo, ginastas, competição, olimpíadas e claro romance! O acidente que tirou a Gabi da competição foi uma consequência trite, e creio que a treinadora Alexandra representa muito a personalidade dos treinadores olímpicos, vejo todos bem exigentes e isso só serviu para dar veracidade no enredo. Esther parece bem cativante, e se for ler algum livro dessa autora seguirei suas dicas e começarei por esse. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana, tudo bem?
    Que bom que o livro te surpreendeu e que você tenha gostado tanto que o livro entrou para lista de melhores do ano!
    Confesso que a premissa da história não chamou muito minha atenção, mas sua resenha me deixou curiosa para conhecer o desenvolvimento dessa história.
    Não sabia que você já tinha feito ginástica! Que legal Sil!
    Sua resenha me deixou bem impressionada e curiosa para conhecer melhor a Ester e o Bruno e também para ver como a relação deles se desenvolve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais linda! Obrigada pela resenha. Adorei. Fico feliz que meu livro tenha te alcançando de alguma forma. Obrigada pelo carinho de sempre com meu trabalho <3

    ResponderExcluir
  7. Eu vi essa capa e me apaixonei, é tão linda e encantadora. Ainda não li o livro mas pela sua resenha dá para perceber que a história tem toda a intensidade que a capa retrata. Eu gostei bastante de conhecer um pouco dessa história e estou super curiosa para ler e saber tudinho.

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana, esta indicação veio no momento certo, porque estou a procura de um romance original e que mexa com as minhas emoções. Várias coisas me deixaram bem curiosa quanto ao enredo, primeiro por abordar a Ginástica Artística, algo que eu ainda não vi em nenhum livro e outra coisa, foi você falar de todas as emoções diferentes que sentiu ao ler o livro.
    Espero poder conferir em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Sil, realmente é muito legal o fato de ter esse tema relatado na obra. Ginastica Artistica é liiindo!
    Outro fato que considero importante é ser uma obra com um romance limpo e bem trabalhado, isso é muito legal. Autores assim conseguem me ganhar.
    Dica anotada, parece que vou adorar conhecer a escrita da autora.

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar sobre a obra e desde o primeiro momento fiquei curiosa para conferi-la. Achei bem interessante o livro falar sobre as olimpíadas de Sidney e também acho que isso seja um atrativo a mais para o livro principalmente para aqueles que já leram irão se recordar da Ester nas olimpíadas desse ano. Ainda não li nada da autora, mas vou anotar sua dica e começar por "Aonde quer que eu vá". A capa é mesmo linda e adorei a rosa no início do capítulo.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá Sil,
    Ainda não conhecia esse livro e fiquei bem interessada em relação a trama. Quero saber se a protagonista encontra o Bruno e como isso acontece. Achei a remática da ginástica olímpica bem interessante, pois é uma coisa que adoro. Outra coisa bacana foi a treinadora de Ester, Alexandra, ter se destacado.
    Acho que vou seguir sua dica e começar com esse livro, tenho a impressão que amarei a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana, tudo bom? Gostei bastante de saber tua opinião sobre esse livro. Até agora só li resenhas positivas sobre ele e minha vontade de ler só aumenta. Eu achei muito legal a autora ter abordado a Ginástica Olímpica; pois são poucos os livros que abordam o assunto. E também sobre a pressão que as atletas vivem sob, e o quanto isso pode ser horrível tanto no desempenho nas competições como na vida pessoal. O livro já está nos desejados e espero ter a oportunidade de ler. Sem contar que essa capa está belíssima.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Apesar de a premissa não me chamar muito a atenção, gostei de alguns pontos que você levantou na resenha, como a escrita mais madura da autora e o misto de emoções que você sentiu enquanto lia. Acho que isso é o que nos diz que o livro é realmente bom. Gostei também de o romance não ter esse clichê que geralmente sempre tem e acho que vou seguir seu conselho e começar a conhecer a escrita da autora por essa obra.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, silvana, que bom saber que essa leitura foi tão positiva para você. Eu já tinha visto a divulgação desse livro e fiquei realmente interessada, até porque estamos em época de olimpíadas e porque eu gosto de conhecer histórias de esportistas e suas superações. Gostei muito de saber que a história te causou várias emoções, eu amo quando um livro faz isso conosco, é sinal de que realmente a leitura foi boa, e também amei saber que o romance foi bem maduro, admiro isso nos livros. Agora fiquei super intrigada para conhecer o final dessa história, espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil, eu não sou o tipo de pessoa que ama o gênero romance mas você conseguiu me cativar com essa resenha pois percebi que o enredo não é apenas um romance e aborda outros assuntos importantes como o esporte, competição e me instigou ainda mais sua mrnca sobre o ataque de pânico pois você sabe que é um problema que tenho e ler sobre ele vai ser bom. Juntando esdss fatores todos fiquei louca de curiosidade para ler esss livro..
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana,
    não li nada dessa autora ainda e nossa sempre quis muito viu. Com toda certeza que vou começar por esse, amei suas considerações e já me convenceu viu, é tão bom quando uma história nos conquista e mexe tanto conosco né? Também amei saber que a escrita da autora evoluiu, acredito que irei gostar muito desse livro.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  17. Oiii Silll

    Nunca li nada da autora mas só vejo elogias á ela. Já tinha visto o livro e assim como você a estória me chamou atenção. Ele parece realmente emociante e ter persoangem que estão ali no livro todo é perfeito, outra coisa que gostei nas suas impressões é o fato do romance ser mais maduro, é bem raro hoje os livros estarem fugindo do clichê, e pelo que vi a autora fez algo extraordinario. Enfim, espero poder ler e breve.

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi Silvana,

    Eu fiquei bem maravilhada com a sinopse, não porque ela é super super diferente no quesito romance, mas por tratar de ginástica. Assunto e esporte pouco abordado. Gostei bastante da premissa e principalmente porque a autora aparentemente consegue nos arrancar várias emoções e eu to buscando isso em uma leitura. É Clichê, mas me parece ser daqueles bons. Quero conferir =)

    bjss

    ResponderExcluir
  19. Oiiii, confesso que li uma obra da autora e gostei bastante e agora ao ver esse novo livro e sua premissa já fiquei bastante curiosa. Conforme fui lendo sua resenha e descobrindo sobre o sonho da Ester e suas amigas eu fui me interessando, acho bem legal essa determinação e a busca em realizar o sonho que se tem! Mas o que me cativou foi definitivamente o fato de no meio de tudo isso ainda surgir um romance que eu já estou louca para saber mais e ver como eles irão se encontrar novamente. Gostei também de ser narrado pelos dois e a diagramação tá liiiinda! Então o livro + sua resenha me deixaram mais do que mega ansiosa para ler e saber como será o desenrolar dessa trama. Espero conseguir ler o mais rápido possível <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir