19 maio 2016

Resenha - Branca de Neve - Os Contos Clássicos



Entre os diversos autores presentes na publicação organizada por Alexandre Callari estão, os irmãos Grimm, o aristocrata Giambattista Basile, os folcloristas Joseph Jacobs, Laura Gonzenbach, Thomas Frederick Crane e Ernst Ludwig Rochholz, o romancista Alexandre Pushkin, além de um conto do próprio Alexandre Callari, que deu via a sua própria Branca de Neve, recontando a história da bela de uma maneira peculiar. As histórias de cada autor se passam nas mais variadas regiões europeias e abordam diversos temas bem atuais e humanos como a inveja, ciúme, traição e mentira, algumas com uma pitada de romance, terror, suspense e até mesmo tragédia. Todos os contos presentes no livro vêm com um comentário e análises que visam o entendimento dos elementos que compõem suas origens, já que as narrativas contém um pouco do folclore de diversos países como a Itália, Alemanha, Suíça, Escócia, Rússia, entre outros locais. Além de incorporar sua própria história sobre a Branca de Neve, Alexandre Callari também comenta sobre as variações da história e da própria personagem ao longo de cada conto e cada versão, analisando também os filmes com a personagem, desde o primeiro lançado em 1902 até os que estão prestes a serem lançados.

Livro: Branca de Neve - Os Contos Clássicos
210 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Generale || Onde Comprar








Quem não conhece a história da Branca de Neve? Quem nunca leu um livro infantil recheado de figuras coloridas, contando brevemente a vida da jovem que tem a pele branca como a neve, cabelos pretos como o ébano e os lábios vermelhos como o sangue? Ou quem nunca assistiu a clássica animação adaptada pela Disney?

No livro Branca de Neve - Os Contos Clássicos, publicado pela editora Évora, pelo selo Generale é dividido em três partes e nelas somos apresentados a uma coletânea de contos espelhados pelo mundo, conhecemos todos os filmes e obras teatrais em que foram interpretados a história, também tem um conto inédito e além de diversas informações que eram desconhecidas até então.

Na primeira parte nos deparamos com sete versões escritas por autores diferentes, incluindo a versão dos Irmãos Grimm, datada em 1857, na Alemanha. Nele vemos os elementos normais do conto, com aquele toque macabro que os irmãos sempre transmitem em seus contos. O que é surpreendente é que a história da Branca de Neve não começou pelos irmãos Grimm, pois tem data de até 200 anos antes em outros locais do mundo, mas todos os contos com elementos que diferenciam um do outro, pois os autores assinavam com seus próprios nomes e acrescentavam referências e costumes que faziam parte da época.


Na segunda parte nos mostra a presença da Branca de Neve no cinema, nas peças teatrais, em pastiches e até HQ's. É basicamente uma curiosidade para os fãs do conto, pois mostra que foi feito dezenas de filmes e eu por exemplo, conheço no máximo uns cinco dos que são mostrados no livro. Tem filmes preto e branco, antigos, são adaptações de gêneros diferentes que vão do terror até o erótico. Mas acredito que todos concordamos que foi a versão da Walt Disney que fez o maior sucesso.

Na terceira parte, para finalizar temos um conto inédito escrito pelo Alexandre Callari, organizador do livro. O conto trás uma versão mais realista, onde a história se passa na Bavária e não existe magia. Nele o autor assenta os elementos já conhecidos, como a obsessão pela beleza, a família e o poder absoluto, além de adicionar uma rainha psicopata e uma Branca de Neve feminista. O conto é meio obscuro e fechou o livro com chave de ouro.

Em suma, esse é um ótimo livro para todos, para os fãs da Branca de Neve e até para quem tem apenas uma curiosidade em conhecer o livro. Ele trás diversas curiosidades até então inexistentes, alguns contos com versões diferentes e todo o cinema em que Branca de Neve esteve presente. Eu como uma amante de contos clássicos, fiquei muito curiosa para conhecer mais dos demais contos. É um livro com uma leitura extremamente fácil e prazerosa, indicado a todos.

21 comentários:

  1. Oi Kétrin, eu sempre quis ler esse livro, especialmente porque adoro qualquer história que se baseia joa contos de fada. Deve mesmo ser uma leitura bem fácil e prazerosa. E claro, adoro a Branca de neve, fico ainda mais curiosa para ler.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro. Quando o vi no catálogo da editora eu já me interessei nele, mas ainda não havia lido nenhuma resenha e adorei ver a sua. Gostei muito de saber sua opinião sobre a obra e com certeza eu fiquei ainda mais interessada nele. ótima dica.

    ResponderExcluir
  3. OI Ketrin, achei a capa bem emblemática quanto à Branca de Neve, mas não me interessei pelo livro porque não gosto de princesas e nem de releituras. Talvez o ultimo conto do livro venha a me agradar, mas no geral, deixarei a dica passar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. OIe!
    Eu gosto muito das histórias clássica do conto de fadas. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas gostei dessa divisão, onde apresenta um pouco mais da história. Eu gostei bastante da capa, pois traz o elemento clássico da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Primeiramente amei a capa, é segundo, o livro é magnífico!
    Amei o fato dele mostrar vários lados da mesma história e acho que isso é o que o torna interessante.
    Irei procurar mais a respeito, mas ele já esta na lista de 2016!

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha!
    Apesar de ser bem legal a proposta do livro, não sei se leria.
    Gosto de livros que envolvem esse conto de fada, porém não sou tão fã assim pra querer saber todas as curiosidades e vários lado da mesma estória...
    Então não vai entrar pra minha lista, mas obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Oie! Eu não conhecia o livro, mas fiquei encantada com a proposta apresentada. Não conheço profundamente a história da princesa, então acredito que realizar a leitura dessa obra seria uma experiência maravilhosa. Adorei o fato de o livro ser dividido em três partes tão importantes e minuciosamente elaboradas. Fiquei mega curiosa para conhecer as outras versões criadas para a Branca de Neve e, principalmente, conhecer a princesa criada pelo organizador da coletânea que encerrou o livro de forma tão incrível. Amei a resenha e a indicação. *--*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Que riqueza de pesquisa foi realizada para compor esta obra né? Para quem gosta de conhecer "as histórias da história" é um prato cheio. Enquanto lia, pensei nos alunos do final de ensino fundamental e médio, daria para fazer um lindo trabalho com eles através das disciplinas de artes e literatura. Parabéns pela resenha, amei a dica.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kétrin,

    Eu adoro a versão dos Grimm, acho que é a minha favorita. Infelizmente a obra não me atrai tão assim quanto eu imaginei. Mas acho que se tratando de conto de fadas, é sempre bom ler de vez em quando, ainda mais quando traz várias versões, incluindo as teatrais. Adorei saber mais dele, eu realmente não o conhecia. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu adorei a premissa desse livro! Eu sempre gostei da historia da Branca de Neve, e saber que existe um livro que reuni várias versões dessa historia me deixa animada, principalmente por saber que a maioria foge do que conhecemos.

    ResponderExcluir
  11. Meus Deuses... Minha estoria favorita é e sempre vai ser Branca De Neve... a proposta do livro parece muito mais muito interessante, intrigante e sombria, gostei da premissa e com toda a certeza desse mundo eu irei ler pois esse é exatamente o meu tipo de livro, e se o conto final inédito for tão bom quanto você diz eu estarei no paraíso...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kétrin, gosto das histórias clássicas e tal, porém achei um livro bem batido. Não leria, pois sempre costumo ler outras versões das histórias clássicas e sobre as peças e filmes: não sei se isso me interessa tanto num livro. Não seria um livro que leria por agora. Talvez depois. Mas sua resenha foi boa. Bastante esclarecedora.

    htttp;//porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, apesar da capa ser linda e ser um livro de leitura rápida, não compraria. Estou fugindo de livros com contos de fadas e no momento esse vai entrar na lista de espera. A resenha foi muito bem escrita, mas é claro não me conquistou. A editora arrasou na capa, pois tem muito a ver com o livro.

    XoXo, Alice
    blogmixbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu só conheço a versão da Disney, mas fiquei super curiosa em conhecer os outros contos, principalmente dos Irmãos Grimm. Esse último conto que você citou, também me deixou super curiosa, por trazer uma Branca de Neve feminista. Enfim, espero poder ler o livro em breve, e me encantar com o livro a mesma medida que você se encantou...

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Morta de vontade de ler essa coletânea de contos clássicos.
    Amo Branca de Neve, mas confesso que só conheço as versões da Disney e fiquei realmente curiosa para conhecer os detalhes de vários inspirações ao redor do mundo.
    Realmente é um livro incrível e indispensável para os fãs da história.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Oi, flor.

    Olha, eu conhecia esse livro, mas amei a proposta da trama. Fiquei bastante curiosa em saber as peças de teatro e filmes que envolvem esse mundo de conto de fadas. Tenho certeza que a leitura foi fluida e espero ler em breve. Amei sua resenha ❤

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar dessa proposta da Évora, mas nem me interessei pelo resultado, mesmo sendo a louca dos livros/séries baseados em contos de fadas. Gostei da forma que foi construída esta coletânea, mas no momento não é para mim.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ahhh que legal, a Branca de Neve é a que eu mais gosto e este livro está com uma capa linda demais. Eu acho o máximo quando fazem algo diferente como colocar estas versões, porque já li muitas coisas e vi diversos filmes e atualizar hoje um conto vai cair bem na questão da beleza e do que as pessoas fazem por ela.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, Kétrin!
    Eu li essa obra mês retrasado e simplesmente amei! Eu adoro contos de fadas, então achei o máximo ler todas as versões, principalmente a primeira delas. Quero que tenha livros desse tipo de outros contos também!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Oiee Kétrin ^^
    Eu li esse livro sem expectativa alguma, foi mais por curiosidade mesmo, pois quando menor sempre gostei da Branca de Neve. Gostei das histórias, mas elas são um pouquinho macabras, né? Achei esse livro interessante por trazer versões diferentes da história, uma mais realista do que a outra.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Branca de neve, 5 estrelas, brnaca de neve de todos os lugares do mundo, conto atual: SOOOOCOOORRO QUERO ESSE LIVRO!
    hahahahahahahahah.
    Mulheeeer, me ajuda, quero muito esse livro. Vou ver se tem em ebook pra ler, mas, a edição deve ser linda e maravilhosa, vou querer comprar.
    bjs e obrigada.

    ResponderExcluir