16 abril 2016

Resenha - Bom dia, princesa!






Eles se conheceram há dois anos, quando mais precisavam de apoio, e formaram o clube dos incompreendidos. No entanto, algo mudou e agora já não sabem se podem contar uns com os outros. Valéria não sabe se, ao se deixar levar pelos seus sentimentos, pode trair sua melhor amiga; Bruno escreve cartas de amor que não dão resultado; Maria é o patinho feio que busca o seu lugar; Elisabete não está acostumada a ouvir “não”; Raul não quer se equivocar desta vez; e Ester gostaria de gritar o seu amor aos quatro ventos. Amores transbordantes, dúvidas existenciais, segredos inconfessáveis e muita, muita diversão.

Livro: Bom dia, princesa!
496 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Planeta || Onde comprar

                                                             






"A fé move montanhas. E a fúria as destrói."



Valéria e Eli são melhores amigas desde sempre, são grudadas desde a época que Val mal conseguia falar sem morrer de vergonha e Eli era atormentada por acne e zoada por todos.

Anos antes Raul se viu obrigado por idiotas da escola a perder o bv com Maria, uma menina mais nova e tão ruiva que passou no radar deles, que depois acabou conhecendo Bruno por não conseguir voltar para a sala de tanta vergonha e alegria.

Raul perdeu o pai, entrou em depressão e quando conseguiu retornar para a escola parou numa sala com os mais jovens, onde os idiotas que o fizeram perder o bv estavam atormentando Val e Eli, ele chamou o professor, elas o chamaram para sentar perto, Maria entrou na mesma sala, o viu e acabou por se sentar por perto, Bruno só ficou ao seu lado, como sempre, ali se formava o Clube dos Incompreendidos.

Anos mais tarde, um membro foi agregado ao clube, apenas Ester, uma morena de franjinha que todos amam, uns mais que outros, mas a menina está fazendo aniversário, todos combinaram de ir a uma balada universitária, compraram identidades falsas e prepararam os pais para voltarem tarde, é sábado, é só curtir. Val que gosta desde sempre de Raul e quer se confessar, mas a beldade de sua melhor amiga, resolve pouco antes de saírem lhe contar que descobriu que ama Raul e que vai se declarar para ele, Raul não para de trocar de namorada, ambas esperam que ele mude de ideia com uma amiga.

"O erro não foi se apaixonar, mas não pensar nas consequências. Pois, quando você se apaixona, é bem possível que saia machucada. Era algo que suspeitava, mas que até este momento não havia vivido"

No metrô depois de todos se encontrarem, Val fica para trás, esqueceu o bilhete, e um cantor gatissimo e talentoso a observa, ela sente as bochechas esquentarem e antes que perceba ele está pagando sua passagem e sorrindo, meu Deus ele é muito gato, já na porta da balada Ester, Bruno e Maria não entram, eles não podem pagar o dobro do combinado, mas os outros três sim e aí... Muitas surpresas passam a acontecer para cada um desses jovens.


O livro ''Bom dia, princesa!'' foi escrito por um espanhol e devo dizer que o pseudônimo Blue Jeans me chamou atenção, eu amo azul galerinha, TUDO que tem azul chama minha atenção. Mas voltando ao livro em si....

Narrado de vários pontos de vista o livro segue durante quatro dias as vidas desses seis jovens, e devo dizer, que quatro dias, quisera eu que minha vida fosse tão agitada assim! E nesse aspecto eu fiquei pensando que esse livro se parece muito com livros como Gossip Girl e Pretty Little Liars, porém sem a parte rica envolvendo todo mundo e sem estar numa cidade absolutamente prepotente, ah, e sem assassinatos claro. Contudo eu sinto que os fãs de ambas vão se apaixonar por essa série, e vão se encantar com esses personagens que inclusive assistem PLL, mas lá é conhecido por Maldosas.

Como o livro se passa na Espanha há muitas coisas diferentes e outras iguais, e amei como a Editora Planeta foi cuidadosa com a tradução, eles respeitaram maravilhosamente a cultura espanhola e se preocuparam em trazer para os leitores brasileiros pequenos detalhes como o nome da série vir como é lá, e vi isso também na maneira como os personagens falam, é diferente, envolve uma camada de cordialidade que os brasileiros não possuem, e eles mantiveram isso, eles manterão a alma espanhola da obra e isso nos dá a possibilidade de respirar ela, foi sensacional!

"Se eu não tivesse uma corrente que limita os meus movimentos, poderia alcançar o sonho de amar. De pegar na sua mão sem medo e percorrer o mundo com você sem que ninguém nos incomodasse. De me perder nos seus olhos e te dizer que te adoro, que não posso passar nem um dia sem você.Se eu não tivesse pânico de escutar a sua resposta, seria capaz de gritar nos seus silêncios que te amo. De transpor a barreira que nos separa, que condiciona tudo o que sinto por você. Iria transpor qualquer adversidade se soubesse que o seu coração diz o mesmo que o meu."

Agora fechando com chave de ouro minha recomendação e falando o que vocês tanto querem saber sobre a trama e os personagens, o que posso dizer sem ser spoiler... Desde o momento em que eles pisam na balada mil coisas acontecem com os três, Val, Eli e Raul se envolvem num triângulo amoroso de tirar o fôlego e é muito complicado pois todos são amigos e ninguém quer magoar ninguém, mas todos querem coisas que acabarão envolvendo apenas dois dali, mas lembra do cantor do metrô? Digamos que ele retorna para dar um agito na vida da Val. Ester, Maria e Bruno formam o grupo dos misteriosos, o trio tem segredos, grandes segredos, bafônicos, segredos que movem todos eles para direções diferentes, mas extremamente pertinentes.



O livro todo tem uma gama de emoções e dramas, há conflitos pessoais de identidade, há romance, há dramas familiares, há segredos, há mudanças, e tudo isso é muito rápido, se passa em dias, e é uma loucura porque você se pergunta "Cara como assim?!", só que depois parando para analisar com calma e morando numa cidade grande onde a noite é uma extensão do dia onde muitos viram horas, eu percebi que sim, nossos dias podem sim ser esse caos e ser tão saturado de acontecimentos que ás vezes parece uma loucura ou sonho. Foram tantas surpresas e reviravoltas que eu fiquei O.O a maior parte do tempo, eu devorei esse livro, seus protagonistas me cativaram de tal maneira que eu só digo "Quero mais".

30 comentários:

  1. Oie, Agatha, tenho esse livro aqui para ler e a premissa dele me interessa bastante. Fiquei ainda mais surpresa em saber que se passa na espanha, um cenário pouco explorado, achei isso ótimo. Também gostei de saber que ele acompanha a vida dos jovens por vários dias e acho que isso promete boas confusões. Que bom ver uma avaliação tão boa do livro e se ele parece com Goccip girl e PLL já me atrai mais ainda, pois adoro aquele climinha deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tamara.
      Menina que bom que você gosta, nunca li Gossip girl, só assisti a série, e nunca assisti PLL, só li os livros, kkkk, mas tem sim e eu gosto também, é bom para variar a leitura.
      E quanto a se passar na Espanha, isso é sensacional, super recomendo e depois quero saber se você gostou tanto quanto eu, pois temos gostos bem parecidos.
      Bjokas moça

      Excluir
  2. Oi Agatha, eu já li umas resenhas desse livro, porém a que eu mais consegui perceber um envolvimento maior foi nessa. Gostei muito, pelo que você falou, da ambientação (cultura espanhola) e acredito que esse é o meu maior interesse em ler, além das proprias desenvolturas dos personagens. Adorei a capa, por sinal. Ahh, legal saber sobre "maldosas"
    Beijos, Fer ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fer.
      Menina fico muito feliz com isso, antes de começar a resenha eu fiquei me perguntando como a faria, afinal este é um livro maravilhoso de se ler, mas trabalhoso de se resenhar através de palavras, então fico mais que satisfeita em ler isso!
      Desejo uma boa leitura e espero que goste bastante.
      Bjokas

      Excluir
  3. Oi Agatha,tudo bem?
    Quando eu vi essa capa me apaixonei,a achei linda demais e fiquei encantada, assim como também adorei o pseudônimo utilizado (confesso que de inicio não percebi que era um pseudônimo hahah), mas não tinha lido a sinopse ainda e, lendo sua resenha, não me senti atraída pela história. Ainda assim,amo livros que tenham como fundo a cultura espanhola e latina no geral e por isso estou pensando em dar uma chance mais pra frente. Espero gostar tanto quanto você.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Larissa.
      Eu também não percebi, só fiquei sabendo depois de ler, mas tinha achado engraçado e incomum. Espero que quando leia goste bastante viu?
      Bjokas

      Excluir
  4. Apesar da simplicidade, achei a capa uma graça e não imaginava que o conteúdo passeasse por tantos temas. Amo apaixonadamente o espanhol e fiquei curiosa para ler o livro no idioma original. Curto as músicas e a culturas espanhola, e imaginei os cenários do livro. Enfim, quero muito ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ivi.
      Que demais você gostar tanto de espanhol!!! Espero que você goste muito, de verdade, pois eu pude respirar a cultura espanhola e isso foi sensacional, gosto quando consigo sentir o livro vibrando sabe? Quando parece que estamos caindo pela toca do coelho loucamente, mas na verdade é só o encantamento com a leitura.
      Espero que goste, bjão!

      Excluir
  5. Oi, achei a capa linda, mas achei diferente da sinopse, pois olhando para a capa não imaginaria que é uma historia que acompanha seis amigos e que o livro é narrado por eles em quatro dias de muitas agitações, mas mesmo assim, leria, pois fiquei curiosa, e por se passar na Espanha, acho que teria uma pegada diferente de um livro passado aqui no Brasil ou nos EUA, como já vimos em alguns livros. Bem legal sua resenha, achei bem esclarecedora e deu vontade de ler o livro depois que li sua resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Thatyane.
      Nossa fico muito feliz por ter despertado sua vontade de ler! E sim, claro que há elementos que parecem ser universais independentemente de onde se passa, mas há outros que gritam uma cultura que não conhecemos muito e isso é encantador, adoro quando saio dos pólos americanos e brasileiros e me deparo com coisas novas que me fazem ver o quão diversificado é o ser humano.
      Bjokas e te desejo uma boa leitura.

      Excluir
  6. Olá!

    Eu ainda não li esse livro, mas eu sempre fiquei interessada por esse livro, a capa está singela e muiiito linda e saber que o enredo é bem trabalhado me ganha! Adoro esses enredos assim.
    A sua resenha está ótima e bem descrita! Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana.
      Menina se gostou se joga que a leitura é de tirar o fôlego! E obrigada, fico muito feliz.
      Boa leitura, bjinhoos

      Excluir
  7. Olá Agatha,
    Conforme lia sua resenha comecei a me perguntar sobre a semelhança com PLL e Gossip Girl, aí veio sua confirmação. Fiquei curiosa para saber como será o desenrolar na balada, pois muitas coisas parecem acontecer e a leitura me parece ser bastante interessante e viciante.
    Já anotei a dica.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bruna.
      Kkkkkk, realmente, lendo não tem como não acender uma luzinha na cabeça e pensar nessas duas séries né? Espero que goste, muito, porque eu gostei, talvez tenha gostado mais desse do que delas viu?
      Eeee sim! Acontecem muitas coisas e teve horas que foi simplesmente impossível não surtar com as situações e claro que já tenho mil shipps para os personagens, mas sinto que teremos muitas reviravoltas ainda.
      Bjinhooos

      Excluir
  8. Nossa, pela capa eu não esperava que a história envolveria tantos dramas, só pela sua resenha eu já gostei do livro. Espero que eu possa lê-lo e que eu realmente goste da história, pois me enchi de expectativas, obrigada por essa ótima dica. A capa é tão simples, mas ao mesmo tempo tão bonita, achei fofa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Beatriz.
      Pois é né? A capa não entrega nada, e esse nome também, mas conforme a leitura se desenvolve você acaba descobrindo o porque dele e fica "Meeeeeu...", mas eu juro que amei, e espero que você goste bastante também.
      Bjokas e que isso fofa, é meu trabalho e um prazer indicar bons livros, adoro quando acerto!

      Excluir
  9. Olá, tudo bom?
    Imaginei que o livro seria semelhante a GG e PLL enquanto lia a sua resenha. Em geral gosto de livros assim para distrair, rs. Porque são leves, adorei a capa! Achei simples e chamativa mesmo assim. Fiquei curiosa para lê-lo, mal posso esperar para saber como será o desenrolar na balada, rs. Espero gostar tanto quanto você!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Roberta.
      Também espero que goste bastante viu? E só posso dizer que na balada você dará rissadas e vai ficar se perguntando um monte de coisas, e olha, apesar de ser leve sim e de distrair há uma profundidade rasa por trás da trama, espero que esse comentário faça sentido rsrsrs.
      Bjokas

      Excluir
  10. Oi, tudo bom?
    Quando vi a capa desse livro me apaixonei e já quis ler (ta na lista rsrs) e não imaginava que o conteúdo do livro teria tantos temas. Já imaginava que serie igual a PLL. Quando tiver um tempinho livre, eu leio e espero gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bruno.
      Espero que goste e sim, a Planeta teve uma ideia genial e edição também diga se de passagem, todos amam esse capa.
      Bjos

      Excluir
  11. Olá!

    Eu não conhecia o livro, mas a proposta de acompanhar a perspectiva de tantos adolescentes em apenas 4 dias sugere uma narrativa rápida e intensa, sem pausa para respirar. Curti a comparação com Pretty Little Liars e achei a tradução espanhola deles (Maldosas) bem engraçada.

    Abraços!

    Rodrigo Lopes

    www.literaturaempauta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rodrigo.
      kkkk, mas o nome do primeiro livro da série é esse e se pararmos para pensar um pouquinho combina em parte com elas, mas também achei engraçadinho.
      E sim, é quase um tiro de 100 metros na piscina.
      Bjs

      Excluir
  12. Ai que resenha linda!! Quero tanto ler esse livro! Sempre que leio sobre ele fico louca para conferir a estória eu mesma. Até agora não li nada de negativo sobre ele. Bom Dia, Princesa! está na wish list e espero ter a oportunidade de ler logo. Fiquei feliz em saber que gostou tanto <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gaby.
      Que fofa! Obrigada e olha, não li outras resenhas para ver nem nada, mas não consigo ver alguém que goste do gênero reclamando, tem tudo e mais! Espero que ame quando ler.
      Bjokas

      Excluir
  13. Não conheço os livros Gossip Girl e Pretty Little Liars, então não tenho a menor ideia do que poderia esperar desse, pois não tenho comparação. Mas gostei de saber que é um livro narrado de vários pontos de vista. Gosto de histórias narradas assim. Não curti muito a capa, mas o plot me despertou interesse.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nel
      Menina pior que não tenho outras comparações que possam se assemelhar com tamanha perfeição... Contudo vá na fé e espero que goste, de verdade.
      Bjokas

      Excluir
  14. Olá
    Eu ainda não tinha visto resenhas desse livro (creio eu) mas já tinha visto um garoto lendo esse livro. Me parece ser bem descontraída a leitura e vendo que você deu nota máxima, vou seguir a sua dica é comprar assim que for possível. Uma coisa que eu achei bem legal foi vê que vc marca com marcador alguns textos. Só fiz isso uma única vez! Achei bem legal. Agora sobre a capa, achei ela mega fofa
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Manuel.
      Menino eu acho que você vai curtir bastante, pois diferente de PLL e GG, esse livro tem meninos narrando e eu vejo os garotos curtindo de boas a trama, então fico muito feliz que você confie tanto assim para ir comprar, mas aposto que você não vai se arrepender.
      E comecei a fazer isso esse ano, na facul eu tenho que grifar direto e percebi que não estraga nem é o fim do mundo, e um marcador de texto dura mais, não esraga o livro a longo tempo como o post-it e ainda por cima custa mais barato! Kkkk, mas ainda é estranho fazer isso com tanta tranquilidade na alma. E a capa é fofinha mesmo, me lembra aquele bichinhos fofos de animes, não sei por que...
      Bjokas e boa leitura!

      Excluir
  15. Também amo azul e achei esse pseudônimo muito maluco! rs... Não me lembro se já li alguma história que se passasse na Espanha, sempre acho legal ter a oportunidade de conhecer culturas diferentes, que bom que mantiveram essa alma espanhola e deu para perceber diferenças quanto à cultura de lá e a nossa. Tenho certeza que minha vida nunca foi tão agitada quanto a dos jovens protagonistas, nem vai ser! hehe... Quero ler, já tenho o meu exemplar. :) Fico muito feliz de saber que devorou o livro.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ju.
      Ai que tudo, se já tem pode ler sem medo, e o nome é mesmo engraçado, me lembra Rio e agora Simon vs a agenda homo sapiens kkkk, espero que goste muito e que sinta a Espanha durante a leitura.
      Bjão!

      Excluir