10 março 2016

Resenha - Caixa de Pássaros



Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Livro: Caixa de Pássaros
272 páginas || Skoob || Editora: Intrínseca || OndeComprar

 






O livro é narrado em terceira pessoa e nos conta a estória de Malorie alternando momentos do passado e presente para nos explicar como tudo aconteceu até o presente momento em que ela se encontra.

Tudo começa quando as pessoas na terra começam a enlouquecer de forma súbita. Primeiro uns poucos casos nos jornais de pessoas que cometeram crimes ou se auto mutilaram. Depois isso acaba aumentando e assolando quase todos os humanos. E o que os faz enlouquecer é um mistério. Tudo que os sobreviventes sabem é que antes de cada pessoa enlouquecer viram algo que a deixaram assim insanas. Então um verdadeiro terror se espalha onde quem ainda não foi assolado tem medo de abrir os olhos ou ver o mundo externo. Então para se protegerem eles tampam as janelas de suas casas com cobertas, madeira e tudo que tiver ao alcance.

Malorie vai relembrando o passado de como conseguiu sobreviver aos primeiros dias de surto até como foi parar na casa que mora no momento com seus dois filhos. A forma como ela vive e treina as crianças quase como que soldados é agonizante mas conforme a leitura vai avançando passamos a entender o porque dessa sua atitude. Ela também nos conta o que aconteceu com as outras pessoas que moravam com ela na casa e sem perder aquele suspense que nos deixa curiosos para a página seguinte para saber o que está para acontecer.

E foi na espera dos acontecimentos que eu acabei me decepcionando um pouco com o livro que até então eu estava amando. Malorie descobre que tem um abrigo com outros sobreviventes e que para chegar lá precisa sair da segurança da sua casa com as crianças e atravessar um rio que corre próxima a casa, mas fazem isso de olhos vendados. Então essa parte para mim acabou que sendo a melhor por conta da expectativa do que podia acontecer, o medo e o terror que eles enfrentarão sem poder ver nada. Mas ao final de tudo não temos uma explicação do que aconteceu ou do que as pessoas viam para surtar daquele jeito, e sinceramente, senti falta dessa explicação. Se você é do tipo que como eu gosta de saber os detalhes já aviso que vai ficar sem respostas. Mas a leitura vale muito a pena de qualquer forma e o terror e a agonia estará presente nele.

Josh Malerman explora em seu livro o medo do desconhecido, do inimaginável e do que não podemos ver mas sabemos que está lá! O terror em seu livro é muito mais psicológico e traz tensão do início ao fim. Por isso, se você espera um terror cheio de "ação" e "muito sangue", talvez vá se decepcionar um pouco com o livro. Mas, dada a proposta do autor, ele conseguiu transmitir com perfeição o que desejava.

O livro contém páginas amareladas, uma diagramação muito bem elaborada e com um bom espaçamento. Não encontrei qualquer tipo de erro de revisão que fez com que a obra ganhasse pontos comigo.

21 comentários:

  1. Olá Camila, eu ainda não li esse livro e provavelmente não o lerei por agora. Claro que a premissa chama bastante a minha atenção, ainda mais porque acho interessante acompanhar um bom terror psicológico, e repleto de tensão. Também é um ponto positivo poder acompanhar passado e presente, justamente para a compreensão de todos os fatos. Mas tenho outros títulos como prioridade nesse momento, e você sabe né, nossa lista de leituras só aumenta a cada dia que passa. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Ah, que pena que vc se decepcionou! Estou querendo ler este livro tem um tempo, mas devido a algumas resenhas que li, acabei ficando com o pé atrás, sabe?
    Eu acho que a premissa da trama é ideal pros meus tipos de leitura, mas não sei se é o momento, não quero me decepcionar. Mesmo assim, notei que vc deu 4 estrelas, então, quem sabe, eu dê uma chance a ele.
    beijos
    www.amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu ainda não li esse livro, mas estou louca para ler e conheço uma parcela que ama e outra que odeia, mas para mim parece ser um bom livro
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, eu ainda não li esse livro mas pela sua resenha dá pra notar a tensão que alguns momentos passam. Acho que essa parte que ela e as crianças tem que atravessar o rio de olhos vendados deva ser uma das mais angustiantes. Gente,esse treinamento que ela dá para as crianças, nossa eu morro de curiosidade para ler.

    ResponderExcluir
  5. A-DO-RO livros que deixam de propósito umas pontas meio soltas sem explicação. É diferente quando o autor simplesmente esquece de dar informações para o desenvolvimento da história e quando faz disso uma estratégia narrativa. Por exemplo, O Ensaio sobre a Cegueira faz isso e é um dos melhores livros do universo! Acho que A Caixa de Pássaros foi exatamente uma estratégia para deixar o leitor mais tenso, muitas histórias de mistério acabam perdendo a graça quando o autor tenta dar explicações demais. Acho que vou curtir muito esse livro! :)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oiie Camila, tudo bem? Devo confessar que a capa dassa edição é linda, mas devo confessar que só lendo a resenha eu fiquei morrendo de medo, agora imagina lendo o livro? Esse estilo de gênero literário não é pra mim, mas admiro quem consiga ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sim eu sou como vc, eu gosto de detalhes e explicações, e sinceramente vou pensar duas vezes antes de ler, apesar de ser interessante e ser uma história diferente de tudo que li, não sei se suportaria terminar de ler e não saber o por quê de algumas coisas.

    ResponderExcluir
  8. Tenho muito interesse me ler esse livro. Desde o lançamento que está na minha lita de desejados, mas as resenhas que fui vendo me animavam e desanimavam, parece ser o livro 8 ou 80. Você parece ter chegado a um meio termo. Creio que o fato de não revelar o motivo do surto me deixaria muito irritado, gosto de saber o porque das coisas e isso me fez pensar um pouco se vale a pena a leitura para mim.

    Everton Equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Pensa em um dos livros que tô doido pra ler!! rsrsrs, sim, estou louco pra comprar Caixa de Pássaros desde que lançou mas $$ nunca sobra, então fico aqui roendo minhas unhas e só lendo os feedbacks dele.

    Abraços,
    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  10. Olá Camila,
    É uma pena que você tenha se decepcionado com a leitura :(
    Eu tenho muita curiosidade de ler o livro, pois uma amiga que tem gosto parecido adorou. A premissa desse livro é bem inusitada.
    Espero que eu não me decepcione quando ler, vou tentar abaixar as expectativas.
    Beijos!
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Camila, quero muito ler esse livro pois a premissa já me interessa bastante. Já está na minha meta de leitura desse ano, gosto de livros desse gênero. Acredito que vou ficar muito curioso durante a leitura querendo desvendar esse mistério que apresenta a trama do livro.
    Bjos, muito boa resenha.

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi! Tudo bem?

    Camila, acredita que eu tenho esse livro, mas separei para venda em sebo?! Amanhã mesmo vou ao sebo vendê-lo. Todo mundo diz que é uma história maravilhosa, sem defeito algum. Fiquei feliz em ler sua resenha sincera, dizendo que mesmo que o livro seja bom, tem lá seus defeitos SIM! Eu creio que também me decepcionaria com a espera dos acontecimentos.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  13. Oi *---*

    Você não faz ideia como quero ser esse livro. Desde o lançamento que estou querendo ler e até agora não tive oportunidade. Adorei a resenha, e acho que ficaria irritada por conta do final incompleto. Mas ainda quero muito ler <3

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie CAmila, tudo bom ???

    Eu conheci o autor na bienal.. Ele estava lá de boa, andando no stand, muitas pessoas não identificam assim de primeira... mas ele autografou dos livros para nós, um já até sorteamos no blog. Ele é uma pessoa bem louca, o autografo foi um desenho dele, meio de terror.. muito muito divertido. Quanto ao livro, não tenho nem o que falar, é um livro que mexe com você, justamente por como você disse, mexer mais com o psicológico!! Vale muito a pena ler.

    =)))

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros assim, mas esse é um que me deixa muuuito curiosa mesmo, essa coisa das pessoas começarem a enlouquecer do nada me deixa bem animada para conhecer o motivo e além disso só leio bons comentários sobre a história, logo imagino que é um livro que tem tudo para me agradar. E gostei de saber que o terror não é cheio de "ação" e "muito sangue", pois não sou fã desses.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila, tudo bem?

    Eu já comecei a ler o livro por duas vezes, mas a história simplesmente não fluiu, mas vou dar uma última chance... pois adoro thriller psicológico e a premissa me chama muito a atenção. Principalmente por ter crianças no meio, que nasceram em meio a esse caos.

    Eu já li outras resenhas falando dessa falta de resposta, e sinceramente, apesar de me incomodar um pouco, não é o suficiente para eu não ler o livro. Só espero que dessa vez o bloqueio do início da história passe.

    Gostei bastante da resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Oi

    Vi algumas resenhas como a sua que se frustraram um pouco com a leitura de Caixa de Pássaros. Particularmente gostei muito do livro. Acho que a tensão é constante e a escrita maravilhosa. Confesso que esperava um final diferente, mas foi até coerente. Acredito que a intenção do autor era que acreditássemos com existia o medo que nossa mente era capaz de criar!
    Amei a resenha e acho que no geral, vale a leitura sim.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Amo suspense! E esse foi um dos livros mais comentados na bienal do ano passado. Percebo que ele é um livro que divide opiniões, alguns amaram, outros não acharam "isso tudo".
    Geralmente, não gosto de finais vagos, mas pelas resenhas que li a intenção do autor era realmente deixar o final do mistério a imaginação do leitor, e isso foi o que não agradou muitos. Eu, particularmente, fiquei ainda mais curiosa por conta disso. E quero ler muito em breve esse livro!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu estou com o livro para ler aqui em casa, mas ainda não o peguei por falta de oportunidade. Eu gosto muito de livros que mexem com o psicológico e com certeza esse livro usa disso, mas ao mesmo tempo sou uma pessoa que gosta dos detalhes, de saber tudo o que acontece, então pode ser que eu venha a me decepcionar. Mas de todo o jeito estou ansiosa para poder conferir essa historia.

    ResponderExcluir
  20. Oie. Tudo bem?
    Josh estreou com tudo heim?
    Eu sou completamente louca para ler esse livro tãoooo elogiado por leitores que curte diversos gêneros.
    Fiquei curiosa para saber como são esses treinamentos que te deixou desconfortável. Na verdade fiquei curiosa para ler o livro todo loooogo.
    E amo livros que fazem intercalação de tempo.
    Amei

    http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Faz tempo que quero ler esse livro, mas como ainda não tinha lido nenhuma resenha não sabia se ia gostar ou não.
    Achei muito intrigante todo esse mistério de tampar as janelas, vendar os olhos, mas como você eu acho que gostaria de uma explicação, afinal é necessário né, já que teve todo esse drama em volta.
    Mas mesmo assim ainda quero ler pois o livro parece ótimo.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir