11 janeiro 2016

Resenha - Pandemônio






Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.

Livro: Pandemônio
304 páginas || Skoob || Editora: Intrínseca || Onde Comprar ||
                                             
          






‘’Pandemônio’’
continua a estória exatamente de onde termina Delírio – Quando Alex e Lena estão fugindo para pularem o cercado para ir embora para Selva. Só que infelizmente, somente Lena consegue pular e Alex fica para trás e vendo-o ser capturado por um exército de homens que até o manteriam preso, mas a morte é praticamente certa para esses homens que levam a causa como lema de vida. Para Lena, lamentar não era uma opção, pois a fome e o cansaço já haviam a atingido e ela acaba desmaiando no meio da floresta. Um grupo de pessoas inválidas a encontram e a ajudam a seguir em frente. Dali em diante, ela percebe que sua antiga vida começa a ficar para trás e o recomeço a torna mais forte.

Após ter melhorado fisicamente, a recuperação de sua perda é a mais difícil, pois apesar de tudo não tira Alex e as pessoas que ama de sua cabeça. A sobrevivência a torna uma pessoa mais focada e assim ela consegue evoluir essa perda em determinação, pois do contrário não estaria pronta pra os desafios que a aguardava.

Não deixem de ler, essa continuação está ótima e imperdível.




[- Minhas Impressões -] 

Eu sinceramente confesso que após ter terminado DELÍRIO, já estava completamente ansiosa para começar PANDEMÔNIO justamente por conta do desfecho. Me deixou bastante curiosa o que aconteceria com os personagens, pois a autora me deixou de coração apertado. Mas para minha alegria, eu já tinha toda a trilogia. Imaginei mesmo que iria gostar do primeiro livro, por isso dei sequência a minha leitura; além de conhecer novos personagens que, aliás, foram muito bem trabalhados, mas também percebi que com o passar das páginas Lena começou a demonstrar novas atitudes que transpareciam o seu amadurecimento e gostei muito da maneira que tudo foi se encaminhando.

Porém, a única coisa que realmente me incomodou foi a narrativa muito arrastada, o detalhamento de cada parte e cada situação às vezes deixa a leitura cansativa, principalmente em capítulos muito longos. Que acaba nos deixando sonolentos em alguns momentos. Eu sou o tipo de pessoa que gosta de ler um livro terminando de ler um capitulo completo e não parando pela metade sabe? Eu sinto como se tivesse algo incompleto também... Enfim... Mas o fato de demorar desperta um pouco de ansiedade e atrapalha pelo menos minha leitura.

Apesar disso, eu gostei da trama e de todas as reviravoltas abordadas, ainda assim achei que o primeiro livro foi melhor pela dose de romance e a amizade de Lena e Hana, que infelizmente não há nessa sequência exatamente pelos caminhos que cada uma tomou. Mas teve novos personagens que fizeram toda diferença e que tiveram uma importância muito grande na vida de Lena.
Teve um pouco mais de intrigas e ação em alguns momentos da estória que me deixaram sem fôlego e ao mesmo tempo curiosa, porém, eu acho que a autora poderia ter explorado ainda mais esses momentos, talvez o livro não tivesse sido tão cansativo para mim como foi. A autora Lauren Oliver de FATO consegue manter o leitor preso ao livro, a cadencia no geral é envolvente, mas há de se ter paciência para não perder o foco. Todo suspense e mistério que também é misturado em alguns momentos de alguma maneira fez com que eu não abandonasse o livro. Só que logo que fui chegando ao desfecho de PANDEMÔNIO percebi que a estória começou a dar uma agitada e fazendo com que eu terminasse e ficasse novamente curiosa com os acontecimentos seguintes do próximo volume: Réquiem.

Assim que li as últimas palavras, eu disse: EU SABIA! , pois estava ainda com esperanças por conta de uma coisa, ainda assim desconfio que algumas coisas na vida de Lena irão mudar, só não sei se vai ser para melhor ou para pior, só lendo o próximo para poder saber de fato o que acontecerá.

Diagramação do livro: A arte da capa segue o mesmo padrão da primeira. É simples, mas muito bem feita e chamativa. Não encontrei erro de revisão no qual devo parabenizar a editora Intrínseca por isso. As páginas são amareladas facilitando bastante a leitura e o tamanho da fonte é ótimo.

RECOMENDO SIM A LEITURA e quero LEMBRAR que quem vier a se interessar por essa DISTOPIA, já tenha TODOS OS LIVROS EM MÃOS! Vai por mim, pois a curiosidade não vai deixar você dormir (risos)


40 comentários:

  1. Ola Silvana confesso que a sinopse do livro não me chama atenção, não gosto muito de livros com Zumbi, ainda não encontrei um que prendesse minha atenção, mesmo sendo uma Distopia que adoro, vou tentar ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Oun que amor de resenha amor, tava precisando conhecer mais livros novos mesmo, os da minha lista estao poucos, porque esse ano quero ler mais que o ano passado entao esse vai pra minha listinha <3. Beijos e obg por fazer essa resenha <3 <3
    http://www.atrasdpenteadeira.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana,
    Não conhecia o livro e a capa não chamaria minha atenção.
    Imagino como você ficou quando acabou o primeiro, ainda bem que tinha o segundo e pode completar a leitura.
    Eu também não consigo parar a história na metade, tenho que terminar o capítulo para poder dar aquela respirada.
    Não sei se coloca na minha lista, não gosto de leituras lentas. Mesmo que autora deu uma agitada mais perto do final rsrs
    Depois quero saber o que você achou do terceiro livro e se a vida de Lena deu uma mudada.
    beijos
    Daya Maciel

    ResponderExcluir
  4. Sil, eu cheguei a comprar os livros porque fiquei tão apaixonada pela cada que logo pensei:
    - Tenho que ter essas capas na minha estante!
    Mas não vou mentir, a sinopse nunca me chamou a atenção sabe?
    Vi que a leitura ficou meia arrastada como você disse e estou com sérios problemas de concentração para leituras assim, então acho que irei esperar mais um pouco para ler.
    Adorei a resenha,
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bem?

    Nunca li nenhum desses livros e "Pandemônio" com certeza seria um livro que me irritaria, por conta da narrativa arrastada. Mas, fiquei bem curiosa em relação a esta distopia! Esse último parágrafo da resenha me fez botâ-los em minha wishlist.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvana. Confesso que comecei a ler sua resenha, mas logo no início rolou um baita medo de ter spoilers do primeiro livro, então parei por ali. A sinopse também não me chamou muito atenção e quanto as distopias, eu só li uma até agora, ainda estou engatinhando nesse mundo rsrs.
    Abraços!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu nunca ia imaginar que essa série de livros era sobre zumbis! Não curto muito a escrita da autora, acho que foi por isso que nunca liguei muito, mas parece ser muito interessante! Acho que vou pegar Delírio pra ler =P

    http://colecionando-ideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Sil.
    Bom eu via a capa deles e nem me interessava em ver do que se tratava, então comecei a ler as resenhas do primeiro livro, e também não me chamou a atenção, não ligo muito de parar a leitura no meio de um capítulo, mas também acho melhor fim do capítulo, mas chegar a sentir sono no meio do capitulo mostra que foi uma leitura meio puxada né? Espero que o próximo seja bem melhor
    Beijos
    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Não conheço essa série de livros, mas já ouvi falar muito e sempre ouvi falar bem. Que pena que este volume segue com a narrativa arrastada. Eu fico bem cansada também quando pego um livro assim. Adoro páginas amareladas *-*

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu ainda não ali nenhum livro dessa trilogia, mas são tantos comentários bons sobre cada um dos volumes, que fico me perguntando por que estou demorando tanto para começar. Um dos motivos que acabei esperando é que aguardava a publicação do último volume, que já saiu. Agora não tenho mais desculpas preciso iniciar a leitura, rs.
    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Tenho uma teoria de que todos os segundos livros são mais mornos que os primeiros livros. Eu não li essa trilogia ainda, mas eu gostei bastante do enredo dela. Outra coisa que eu também não curto são os capítulos longos justamente por não conseguir parar de ler até terminar o capítulo e acho cansativo demais quando são longos.
    As capas estão lindas demais e espero que o próximo livro seja bom!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Nunca ouvi falar desse livro... Mas a história parece bem interessante. Você fez a resenha do primeiro também?!
    Só que eu tenho um probleminha vocês prometem não rir?! Eu tenho um pavor.... Mais um pavor gigantesco de Zumbi ( trauma de infância que permanece até hoje). Não assisto filmes, séries e nem livros com esss temática. As vezes fico chateada com isso por estar perdendo histórias incríveis...mas a coragem de enfrentar meu medo não vem!
    Apesar da premissa ser bacana, acho que essa capa ficou muito sem graça...olhando a capa você nem imagina do que se trata livro.
    Ah eu prometo que se eu criar coragem... Esse será o primeiro livro de zumbi que vou ler!
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  13. Oi Silvana, eu não conhecia ainda série e não gosto muito de distopias, mas apesar disso eu fiquei bem curiosa, a história é muito interessante e fiquei curiosa para conhecer, saber como a trama vai se desenrolar e tenho a impressão que talvez, eu goste tanto quanto você, assim espero

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil querida tudo bem?! Sei que não estou conseguindo comentar tanto mas estou colocando os comentários do blog em dia! Sobre o livro eu ainda não li Delírio mas só vejo elogios, tbm vi um piloto de série mas pena que nunca passou disso, a história é muito interessante e por este motivo esta na minha listinha de leituras! Espero que as parcerias me deem um pouco mais de espaço para ler o que quero ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Li o primeiro livro desta trilogia em 2013, logo que foi lançado e na época, adorei a originalidade da trama e a poesia inserida na prosa do livro. Quando terminei, fiquei desesperada pela continuação, mas ainda não tinha sido publicado no Brasil, então, a empolgação passou e eu ainda não completei a leitura da serie. Agora, lendo a sua resenha, o entusiasmo voltou furioso e já estou na paranoia para ler. Gosto de bastante descrições e a autora tem essa característica bem marcada, então, acho que vou apreciar bastante!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Acredita que ainda não li nenhum dessa serie?! Pois é amiga esse ano também colocarei em dia todas as series que comecei e que pretendia ler mas fui colocando outros na frente e acabou que não li foi nenhum...hahahaha... Confesso que distopia não é meu gênero favorito mas dou chance a alguns livros e fiquei bem interessada nessa serie..fiquei um pouco preocupada qnd vc mencionou que em algumas partes a leitura foi meio arrastada..tô sofrendo com um livro a 1 ano e meio (isso mesmo que vc leu =P) por ser exatamente uma leitura beeeeeeeem arrastada e como sou brasileira e não desisto nunca vou ler até o final..espero que daqui pra 20314 eu termine de ler...hahahahahahaha...
    Agora quero saber o que aconteceu com o Alex,Hana e Lena..já vendo aqui entre as amigas que tem pra pegar emprestado \o/

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/lancamento-de-janeiro-editora-arqueiro.html#comment-form

    ResponderExcluir
  17. Vejo tanto esse livro por aí, e nunca parei pra ver do que se tratava. Zumbi, caramba, é sério que tem zumbi. EU adoro esse tema. Leio e assisto filmes com essa temática desde os anos 80, e adoro. Quanto ao seu desconforto em relação a leitura arrastado, é o que sempre digo sobre trilogias, talvez essa também pudesse ser contada em apenas 1 ou 2 livros. Mas, enfim é só minha opinião. Mas mesmo assim, fiquei interessada em conhecer a história.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  18. Oi Silvana.
    Eu li Delírio e achei a narrativa bem arrastada em alguns momentos, e apesar do final instigante eu não me empolguei em ler Pandemônio, e conforme sua resenha a narrativa continua lenta.
    Ele esteve entre os livros para ser lido mas sem prioridade, depois de um tempo eu acabei tirando de vez da lista.
    Eu adoro uma distopia, mas prezo demais uma narrativa envolvente e fluida, enredos que dão sono estou dispensando, por isso resolvi não continuar a trilogia.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  19. Oi Silvana, estou bem curiosa quanto a essa trilogia. Já ouvi falar super bem dela em outros blogs e sua opinião sobre o livro só me deixou ainda mais curiosa :) Sem falar nessas capas maravilhosas que eu estou doida pra trazer pra minha estante :)
    bjus

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!

    Adoro uma boa distopia, então acho que um dia em um momento de loucura ( porque tem que ser assim comigo que fico me controlando pra não comprar mil livros) vou acabar combrando essa distopia.

    As capas são maravilhosas e eu já havia me interessado apenas pela capa. Mas agora graças a sua resenha, já sei que é muito mais que uma capa bonita hahaha e que tem uma ótima estória envolvendo personagens muito legais e bem construídos.

    Anotei a sua dica e se eu comprar vou comprar o 3 para eu não sofrer esperando para comprar outro kkkkk

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  21. quando eu li delírio eu não acreditei com o final, foi minha primeira distopia que eu li na vida, pandemônio foi uma surpresa pra mim não acreditava no que estava lendo eu achava que teria uma finalidade e teve outra, eu gostei e odiei ao mesmo tempo, por causa do personagem do primeiro livro o Alex.

    ResponderExcluir
  22. Li sua resenha do anterior e curti bastante a premissa, já sabia sobre essa série, mas nunca peguei para ler. Agora sabendo sua opinião do segundo só fiquei mais ansiosa ainda para ler todos os livros. Que bom saber que a leitura foi boa e tem um final empolgante.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  23. Confesso que também sou dessas que gosta de ler um capítulo por vez, por isso, apesar de ter amado a capa e a história do livro, acho que essa narrativa mais arrastada não me agradaria. Acho que não teria essa paciência toda, mesmo a autora sabendo envolver o leitor e tal. Mesmo assim, obrigada pela dica.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  24. Olá, Silvania!

    Estou acompanhando suas resenhas sobre a trilogia, pois estou muito curiosa sobre esta distopia e como suas resenhas não tem spoiler, dá para ler tranquilamente.
    Se eu lesse este livro, não ficaria chateada pelas cenas descritivas, porque se você for reparar a maioria dos livros de distopia (que são trilogias) tem o segundo livro mais descritivo mesmo.
    Já te escrevi o quanto quero ler este livro, só o que me falta é o dinheiro hahaha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Achei a premissa desta trilogia muito interessante , li sua resenha sobre o primeiro livro e gostei muito , como amo distopias logo de cara gostei desta achei o tema bem inovador pelo menos nunca havia lido algo do tipo, fiquei realmente muito empolgada para lê-lo, espero poder fazer isso em breve, esperarei ansiosa para a próxima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Apesar de simples eu gostei bastante da capa. Achei interessante a questão do título desejado em cima de um rosto. Eu já tinha visto o Délirio, porém não cheguei a ler a sinopse. Mas assim, gostei muito da sua crítica do livro. Realmente ele parece ser muito bom, repleto de suspense e com uma pitada de romance. Ainda mais que você disse que quem gosta de distopia vai gostar desse livro.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  27. Oi Silvana tudo bem?
    eu ainda não conhecia essa distopia, pela capa iria passar batida pelos meus olhos, mas gostei muito dessa premissa e fiquei curiosa para saber o começo também já que não li a primeira resenha, vou olhar em seus arquivos :)
    Agora é esperar para ver o que achou do último livro.
    Beijos
    Giuliana
    Clube do Livro & Amigos | Curta no FB

    ResponderExcluir
  28. Oi Silvana!
    Então, eu li Delírio e Pandemônio e adorei, mas ainda não comprei o último, acredita? haha É tortura, eu sei.
    Adorei os dois volumes, acho que a Lena precisava passar pelo final de Delírio para se transofrmar em uma garota forte e determinada. Fiquei pra morrer quando cheguei naquele finalzinho de Pandemônio, e quero muito terminar a leitura da série.
    Adorei sua resenha, reacendeu em mim a vontade de terminar essa trilogia.
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Eu já tinha visto essa série, ela sempre está em promoção no Submarino, mas nunca me interessei realmente por ela.
    Mas vendo sua resenha, e sabendo que é uma Distopia as coisas já começaram a mudar...
    Gostei de ver que a protagonista começa a amadurecer na história, isso é ótimo pois é um saco quando no segundo livro ela continua na mesma lenga lenga de não aceitar a realidade que está agora, e ficar com atitudes infantis, que bom que essa série não caiu na maldição do segundo livro.
    Com sua indicação eu vou começar a ficar de olho nas ofertas, e aqui pra ver a terceira resenha, pois quero saber se vale a pena ler até o fim ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Silvana, tudo bem?
    Quando li sua resenha de Delírio pude perceber que a história te cativou bastante e por isso fiquei torcendo para que a continuação fosse tão boa para ti quando o primeiro volume. Contudo mesmo você falando dos pontos positivos tenho que dizer que os negativos me incomodariam bastante. Não curto quando o autor detalha demais a história pois realmente fica cansativo. Mas parece que o final foi bacana né! Espero que o próximo livro seja ainda melhor que os volumes anteriores.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Sil, fico feliz que você tenha gostado bastante do livro, eu li apenas o primeiro e já faz muito tempo, preciso reler e comprar os outros dois livros logo. Confesso que a sua resenha me cativou a ir atrás deles o quanto antes, quem sabe essa distopia vai fazer eu mudar o que penso delas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  32. OIie Sil, que bom que você esteja gostando dessa trilogia. Não tive a oportunidade de ler nenhum ainda, mas desde já gostei. Aguçou a minha curiosidade para saber a vida passada de Lena (pois não li a resenha do primeiro) e para saber o que ela vai fazer depois que conseguiu fugir, deve ser frustante ter que deixar para trás o seu amor.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  33. Oi Silvana!
    Já li toda a trilogia e vou te dizer: é uma das minhas séries favoritas de todos os tempos! Tanto que a minha citação escolhida que fica na página de sobre do blog é de Réquiem, eu AMO muito.
    Tem gente que não curte o segundo livro, assim como você, acham ele meio parado. Mas eu acho que ele foi de fundamental importância para mostrar a evolução da Lenna: daquela menina no começo, toda certinha e alienada para a mulher forte e incrível que você vai descobrir que ela vai se tornar.
    Leia Réquiem assim que você puder! É muito bom!
    Você já leu a série feios? Sinto que essas duas são parecidas (no bom sentido).
    Depois da sua resenha fiquei com vontade de reler Delírio tudo de novo! HAHAHAH
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Eu tenho alguns motivos para não gostar de continuação! Tudo bem que elas podem ser ótimas, mas em todas as experiências que já tive, não foram boas... então opto por nem coloca-los na minha estante por ter esse trauma. A trilogia citada prendia minha atenção na primeira resenha...mas depoisde saber que ele tem uma leitura arrastada, perdi um pouco do interesse. Gosto de livros detalhados, mas tem coisa que não precisa de tanto detalhamento e acabo por deixa a leitura inacabada! Por mais que a fantasias tenha prendido minha atenção só pelas resenhas (que estão MUITO boas) eu fiquei com o pé atrás

    ResponderExcluir
  35. Olá, tudo bem ?
    Sil vou ser sincera e lhe pedir mil desculpas, mas no momento prefiro não ler sua resenha, mas vou explicar o porque.
    Meu namorado me deu os livros de presente e eu não leio nadinha de nada dos livros antes de começar a lê-los, gosto de me surpreender e sei que lendo uma resenha sobre vou saber algo mesmo que muito pouco.
    Estou morrendo de vontade de ler esses livros e aposto que vou gostar.
    Espero que não fique chateada! Mas é minha forma de não criar muitas expectativas quando inicio uma leitura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  36. Oi Sil,
    Vi sua resenha de Delírio e fiquei babando na história. Distopia bem escrita, estamos em falta agora que Divergente e Jogos Vorazes inspiraram tantas outra nem tão boas assim.
    Comprei Delírio e Pandemônio mas não vou ler seguindo seu conselho, preciso antes comprar Réquiem.
    Uma vez escutei com as trilogias funcionam sempre da mesma forma. O 1° apresenta o universo incrível e fantástico, o 2° enche linguiça e o final instiga o leitor a ler o 3°,que por sua vez finaliza tudo.
    Talvez por isso você tenha achado tão arrastado e detalhado em excesso.
    No fim, ele ficou bom e você curtiu e vai querer ler o último, quer dizer que a autora embora siga o velho padrão, tem a mão boa e escreve de fato bem.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  37. Oi Silvana! ^^
    Ainda não li Delírio, mas depois que li aqui no teu blog a resenha do primeiro livro da trilogia já o coloquei na minha lista de desejados, apesar de saber que essa é a resenha da sequência e que com certeza eu pegaria alguns spoilers do livro anterior eu não consegui me controlar e li a resenha também! Estou cada vez mais empolgada para ler essa trilogia, ando gostando muito do gênero distopia e esse por ser sobre uma sociedade que baniu o amor me deixa ainda mais curiosa.
    Ai ai ai ia só quero ver como vai ser as minhas reações quando ler essa trilogia! <3

    Beijinhos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  38. Oi, Silvana!
    Adorei a tua resenha, mas infelizmente essa é uma trilogi que não tenho muita vontade de ler. Até porque tenho muitas distopias por ler ainda, e sinceramente, já estou um pouquinho saturada do gênero. Mas não sei, talvez mais para frente, após passar essa minha fase, eu compre os livros e os leia.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oi Sil, tudo bem??
    Estava louca para ler a sua resenha de Pandemônio... que pena que em alguns momentos a narrativa... do livro foi arrastada pra você... eu simplesmente não consegui parar de ler... só mesmo quando terminei... apesar de ter gostado muito de Delírio, Pandemônio foi o livro que mais amei de toda a série... estou curiosa sobre a sua opinião em Réquiem, porque eu simplesmente fiquei frustrada com o final... enfim... xero!!!

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Eu conheço a trilogia e tenho certa curiosidade em ler. É uma pena que os capítulos sejam longos, realmente vai ficando lenta a história. Eu sou igual você só gosto de para o livro no final de um capítulo.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir