26 novembro 2015

Resenha - Enfeitiçadas



Enfeitiçadas


Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?


Livro:
Enfeitiçadas
272 páginas || Skoob || Editora: Arqueiro || OndeComprar ||


"(..) _Ler é a fuga perfeita para qualquer coisa que a aflija.Mas eu não posso fugir."







Cate Cahill vive para proteger suas irmãs, Tess e Maura. Depois da morte de sua mãe, pouco tempo atrás, seu pai se tornou um homem ainda mais distante e reservado, viajando cada vez mais, seja para outras cidades ou para dentro de seus livros. Uma tarefa árdua para uma garota de 17 anos, principalmente por ter que esconder de todos um terrível segredo que poderia matá-las, se descoberto: todas são bruxas.

As coisas ficam ainda mais difíceis depois de ler o diário recém-descoberto de sua mãe, também uma bruxa. Lá Cate encontra detalhes sobre uma terrível profecia que diz que se em um trio de irmãs bruxas uma delas possuir a magia mental, um poder raro e assustador (que Cate sabe possuir) a história não acabará nada bem...

Tentada a descobrir mais sobre a profecia, mas receosa de que seu segredo seja descoberto e ainda precisando lidar com sua cerimônia de intensão, onde escolherá se fará parte da Irmandade ou se irá se casar. Seu pretendente, John, acaba de chegar de Londres, onde faz faculdade. Apesar de amá-lo, como amigo, e querer se casar com ele, acaba conhecendo o jovem Finn, por quem logo se apaixona.

Enquanto isso, muita coisa acontece em sua vida, antes pacata. Suas irmãs não parecem ter tanto medo quanto ela de serem descobertas, o que a irrita profundamente. O peso em suas costas é grande, mas não mais que sua raiva por possuir a magia dentro de si.

Os Irmãos são caçadores de bruxas impiedosos e odiosos. Abominam qualquer coisa que ameace a vida conservadora no lugar.Em pleno séc XX, uma sociedade machista e de mente pequena faz da vida de pequenas jovens e mulheres com poderes um verdadeiro inferno.


Enfeitiçadas é o primeiro volume da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas, sendo todo narrado em primeira pessoa por Cate Cahill.

Cate é uma personagem conformada. Antes de descobrir o diário de sua mãe, sua vida e seu status bastava para ela. Não tinha nenhuma vontade de saber mais sobre sua magia e seus limites, até tomar conhecimento da profecia.

Seu único objetivo é manter as irmãs em segurança e longe dos olhares dos Irmãos, e faz isso. Mas quando a curiosidade das meninas e sua própria curiosidade sobre tudo o que as envolve aflora, fica difícil manter distância do perigo.

Não gostei da personagem. Ela é arrogante, mimada e não amadurece durante a narrativa. Na verdade, em todo o livro, apenas um personagem me conquistou: Finn Belastra, que infelizmente possui pouquíssimo destaque na trama.

O triângulo amoroso existente foi pobremente desenvolvido, e não me deixou nada empolgada.

A autora tenta dar um destaque maior para a fantasia, mas acaba pendendo muito para um romance imaturo, o que me deixou triste, pois não foi o que eu esperava da trilogia.

A leitura é rápida e cada capítulo termina com um bom gancho para o próximo. Como vocês puderam notar, não foi um livro que me agradou muito, então possuir um bom ritmo fez com que eu desse mais uma estrela para ele. A profecia que envolve as irmãs não teve nada de novo, para ser totalmente sincera. Conforme lia ia sentindo que já tinha lido aquilo em algum outro lugar.

Algo bem interessante é acompanhar a sociedade naquela época, mesmo se tratando de uma ficção. O cenário e os feitiços são muito bem descritos.

O final foi o mais frustrante em todo o livro. Sabe aquele final que te obriga a ler o próximo para saber o que irá acontecer? Bem enrolado e com um montão de acontecimentos de última hora? É assim. E eu, como não possuo o segundo volume, fiquei totalmente no escuro. E depois de descobrir que o segundo também é narrado por Cate, fiquei ainda menos interessada, portanto não irei ler por agora. Mas quem sabe um dia...

Com muita tristeza que digo que o livro não funcionou para mim. Talvez se tivesse lido em outra época poderia ter gostado mais.

A edição está muito caprichada e achei a capa muito bonita apesar do traje da modelo, que em nada se parece com os vestidos recatados descritos no livro. A diagramação é muito boa e não encontrei erros de revisão.

10 comentários:

  1. Finaaalmente eu achei uma resenha desse livro kkkk, Eu vi a capa dele e achei muito bonita, e quis saber a historia e graças a deus eu achei, Obrigado.
    Bom, eu gostei bastante da tematica do livro... Eu não sou muito chegado a Livro de bruxas, mas acho que esse eu leria.

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha fico feliz então, por ter trazido a resenha agora.
      Leia mesmo, eu não gostei tanto, mas pode ser que você goste :D Vou torcer por isso.
      Beijos!

      Excluir
  2. Ei Gabrielly!
    A Editora Arqueiro trabalha muito bem, esse estilo de folha ficou lindo, tem em todas as páginas? Acho que é a única editora que não encontro sequer um errinho. Já estou namorando esse livro, espero não me arrepender de pegá-lo mês que vem!
    bjsss flor, sucesso com o blog!
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu comprei os dois primeiros nas Americanas. Mega barato: 9,90 cada volume e ainda não li. Comprei por causa dos nomes e a delicadeza das capas. Não sou fã de bruxas, mas vou ler devido os detalhes que citei antes. Não tenho grandes expectativas na leitura, mas com sua observação a narradora...já sei que ficarei irritada com ela haha.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu estava procurando esse livro, tipo vi uma foto no instagram e nao achei quem postou i queria ver a resenha e finalmente achei, e amei amei mesmo, vou comprar ano que vem <3 Beijos"
    Resenhas de livros

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros sobre bruxas e quero muito ler esse, pena que não funcionou com você, eu lerei ele futuramente para tirar minhas conclusões. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu logo de cara já me apaixonei pela capa e pela temática. Adoro fantasia! Fiquei um pouco com medo de ler pelas suas considerações finais, mas mesmo assim vou arriscar em ler.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sempre quis muito ler Enfeitiçadas, mas tenho lido diversas resenhas, uma mais desanimadora do que a outra, mas nenhuma foi tão esclarecedora quanto a sua. Gostei muito da sua resenha e dos pontos que você ressaltou e principalmente da sinceridade e clareza com que esclareceu porque a história não lhe agradou.
    Acho que é uma história que teria tudo para agradar, mas como você disse, a autora não foi muito feliz ao desenvolvê-la.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Gabi. Assim que vi a sinopse aqui no blog na sua resenha fiquei interessada, mas a medida que fui lendo suas críticas perdi a vontade de ler também. Em primeiro lugar eu não gosto tanto assim de livros com personagens adolescentes, em fim, nessa faixa de quinze a dezessete anos, salvo algumas exceções, claro, e aí quando você disse que a kate é mimada e imatura... piorou. Mas quem sabe outra hora, eu gosto muito da arqueiro e raramente detesto um livro deles, mas sempre acontece, né. acho que tenho enfeitiçadas em ebook mas nunca dei muita atenção.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Fico feliz em ler uma resenha desse libro aqui, já havia visto essa capa, que por sinal é super linda, mas ainda não tinho lido nada a respeito. Fiquei super empolgada com a premissa, ea diagramação está lindíssima. Espero ler a obra em breve.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir