22 julho 2015

Resenha - Cure meu Coração




A expectativa de Clem para as férias que passaria velejando em alto-mar com os pais e a irmã caçula era de um verão no exílio. Em crise consigo mesma, ela embarca no veleiro Tudo é possível sem saber, que na verdade, o que a espera é uma viagem de descobertas sobre a amizade, o amor e o perdão. Seja bem-vindo a bordo! Alternando capítulos no passado e presente, Unbreak my Heart é uma maravilhosa história de amor que vai agradar aos fãs de Sarah Dessen.

Livro:
 Cure meu Coração
272 páginas || Skoob || Editora: Farol Literário || OndeComprar ||

 











Clementina Williansé uma adolescente de 16 anos que não esta muito feliz em passar suas férias de verão junto a sua família, pois ela quer a qualquer custo evitar perguntas sobre o desentendimento que teve com sua melhor amiga Amanda, principalmente porque ela sente que o mundo a sua volta esta praticamente desmoronando em sua cabeça. Só que apesar disso, ela acaba se convencendo, pois durante a viagem em alto mar, ela percebe que é uma maneira de fugir um pouco dos problemas e de alguma forma tentar recomeçar.

" Depois de comer, vou para a minha cabine e volto a ser uma mal-humorada solitária. É difícil ser antissocial em um barco de 42 pés, mas estou me saindo muito bem até agora."

E sem ter muito que fazer, ela fica a maior parte do seu tempo fechada em sua cabine ouvindo música e lendo um livro, pois prefere ficar isolada ao invés de tentar se divertir. Mas de vez em quando sua família de alguma forma tenta fazer com que Clem saia um pouco para aproveitar os momentos que estão passando, mas mesmo assim ela acaba preferindo ficar se lamentando e refletindo sobre os bons momentos que passava junto de Amanda e de seus outros amigos que também acabaram se afastando.

“Só porque a situação terminou meio confusa não quer dizer que as minhas lembranças não sejam válidas. Elas ainda são verdadeiras, ainda são reais”.

Tudo que houve abalou Clem de uma forma muito intensa e por causa disso, não conseguia ser aquela pessoa alegre e brincalhona que era, porque não parava de chorar e lembrar-se de tudo que fez.

E ao mesmo tempo ficava de saco cheio de ficar enfiada em um ambiente tão pequeno junto com sua família a olhando e tentando sondar o que realmente aconteceu. Ela preferia deixar tudo isso quieto para que não pudesse mexer na ferida que ainda estava aberta em seu coração.
Só que por outro lado, ela preferia estar ali no meio do nada a ficar aturando as fofocas das pessoas da escola e ficar sendo julgada sem ao menos ter tido a oportunidade de se explicar, apesar de que não tinha que ficar falando nada do que houve para ninguém, apenas para Amanda, pois era para ela que devia as suas desculpas e alguma explicação.

Sozinha em sua cabine tentava de alguma forma escrever uma carta para se desculpar com a amiga, mas tudo que escrevia achava que não estava bom o suficiente e jogava fora se sentindo ainda pior do que já se sentia, pois não sabia o que realmente deveria dizer sobre tudo o que houve.

Então em uma manhã, seu pai, atraca o veleiro para abastecer e Clem já está ciente que cada um terá uma tarefa para ser realizada, aproveita para sair da sua cabine e ir com sua irmã Olive comprar suprimentos para a viagem e lá ela acaba se esbarrando em alguém que a principio não vê, mas assim que levanta o seu olhar vê o garoto James de cabelos ruivos, alto com um sorriso encantador que a deixa bastante sem graça com o ocorrido e lhe pede desculpas.

''Por mais que seja legal falar com alguém da minha idade, alguém que até me faz rir, ainda estou no modo autopunição. E tudo que vejo em relação a James é uma diversão burra. Diversão burra e um sorriso muito fofo. Eca.''

E a partir daí, Clem ainda não imagina que sua vida está prestes a mudar, pois com a chegada de James e de outras pessoas que ela encontrará, fará com que comece a deixar os seus problemas para trás para que comece a ter um novo rumo para poder então aproveitar sua viagem e o seu presente, deixando um pouco o passado para trás para conservando apenas as boas lembranças que serão muito valiosas para ela, pois sua visão sobre a vida mudará bastante após essa viagem. 



[- Minhas Impressões -]


Uma das coisas que mais gostei nessa história foi a maneira simples que a autora desenvolveu os personagens e também como fez com que Clem nos passasse de uma forma tão verdadeira os seus sentimentos durante as páginas. Apesar de ter achado bastante chato ela ficar se lamentando o tempo todo pelo o ocorrido com sua amiga, eu sinceramente achei que ela fez uma tempestade a toa como todo adolescente faz!

Quando comecei a leitura eu não sabia o que esperar. Estava o tempo todo querendo descobrir o que realmente havia acontecido, pois estava curiosa com esse ‘’problema grave’’ que ela teve com Amanda, mas depois que descobri de fato o que realmente havia ocorrido, eu fiquei refletindo se era algo tão GRAVE a ponto de ficar se isolando como Clem fez.

Posso dizer sinceramente que o que ela fez realmente foi bastante errado, acho que ela deveria ter falado desde o começo tudo que estava acontecendo, apesar da falta de coragem que com certeza muitas pessoas têm em falar algo importante para outra, mas é melhor falar antes do que ficar se sentindo culpada depois né? Mas eu achei que não foi algo que acabaria com sua vida para sempre sabe? Que fosse O FIM DO MUNDO ! Até porque eu notei que outra pessoa que ela conheceu nessa viagem também tinha um problema e pode ter certeza que era muito mais doloroso que uma crise adolescente.

Acho que muitas pessoas já passaram por algo parecido. É complicado esse tipo de situação? Sim...é bastante...não vou dizer que é fácil, porque até eu ficaria muito chateada se acontecesse comigo. Ficaria extremamente sentida com os acontecimentos, mas eu não gostaria de perder uma amizade, pois isso é algo que temos que zelar independente de qualquer coisa. E pensar que nunca estamos sozinhos, pois temos o bem mais precioso que é a nossa família!

Achei muito bacana a história envolver os laços familiares e as amizades, porque o livro aborda temas que são vividos pelos adolescentes e tenho certeza que muitos irão se identificar, pois eu também fazia meus dramas quando eu era mais nova e hoje eu tenho uma visão diferente. Não adianta ficar sofrendo e ficar perdendo tempo com algumas coisas que não vão mudar, pois a vida passa muito rápido e temos que aproveitar ao máximo para não desperdiçar essa vida curta que temos. Se algo não deu certo, tente outra vez. Se você viu que não tem mais jeito, continue seguindo em frente, porque com certeza algo MAIOR estará reservado para sua vida!


"Há momentos em que a vida quebra todas as regras."

Quanto ao romance, eu amei a maneira como foi surgindo os sentimentos entre Clem e James, pois foi muito fofo e nada ali foi forçado. Foi bastante natural. Clem percebeu que James encara a vida de uma maneira muito diferente, mesmo tendo seus próprios fantasmas do passado. E em nenhum momento, o personagem perde o seu bom humor fazendo com que todos a sua volta se sintam bem e tentem aproveitar da melhor maneira possível os momentos que com certeza serão guardadas.

É uma história de superação adolescente, apesar de ser também de reflexão sobre o que passamos às vezes e mostra também que nossos problemas não são maiores ou mais importantes do que de outras pessoas. E nos mostra que temos que dar valor no que temos.

Enfim...

O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos curtos que, aliás, me agradou bastante.
Suas páginas são amareladas, fonte de um ótimo tamanho. E a arte da capa é simples como o seu conteúdo. Sinceramente amei. Acho que a Farol Literário fez um ótimo trabalho. 

Espero ainda poder conhecer outros trabalhos da autora, pois sua escrita é de uma leveza impressionante.

E se você busca uma leitura tranquila, pode ler esse livro, porque eu recomendo!

39 comentários:

  1. A capa é lindíssima! Porém, eu odeio personagens que ficam se lamentando por algo fez, mds me dá nos nervos. Também não sou muito fã de romance, mas esse parece ser um livro leve e despretensioso, bom para passar o tempo! Acho que anotar sua dica aqui (:

    Adorei seu resenha, o layout do blog tá muito fofo! Já estou seguindo;
    Se puder dá uma passadinha lá no meu eu ficaria imensamente grata <3
    Abraços.
    http://madrugadadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha fico feliz que tenha gostado do meu blog.
      Espero que volte aqui sempre que puder, pois pode ter certeza que também estarei visitando o seu cantinho viu?

      Outra coisa, leia o livro, porque ele é bem gostoso de ser lido e nos passa uma lição muito preciosa sobre a familia e amizade. Vale a pena

      Excluir
  2. Olá,
    Gosto muito desse tipo de leitura, mas confesso que algo nesse romance simplesmente não chamou tanta atenção, apesar da capa ser linda e a premissa ser exatamente do tipo que eu gosto. Enfim, fiquei curiosa para saber o que foi que aconteceu de tão grave.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu sinceramente tenho que confessar que o livro me chamou bastante atenção pela sua simplicidade. Não é um romance forçado e nem nada. Mas nos passa uma mensagem super bacana ao final. Vale a pena ser lido se você tiver interesse, porque o livro é tocante. Eu amei.

      Excluir
  3. Oi Sil...
    Quero muito ler este livro. Não gosto quando as personagens ficam fazendo muito mimimi, principalmente adolescentes. Mas só lendo mesmo para entende-la né..
    Gosto quando aborda relações familiares e de amizade, isso enriquece a obra.
    Gostei de saber da leveza na narrativa, isso é um ponto pro livro. Claro que ainda vou ler quando puder. Ótima resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Espero que tenha a oportunidade de fazer a leitura, porque você realmente vai gostar bastante da história. Ele é de uma simplicidade que me admira viu? Leia que você não irá se arrepender mesmo !

      Excluir
  4. Adorei a resenha, o livro parece ser bem bonitinho, mesmo com as lamentações, e a capa é maravilhosa hahaha mas não sou muito fã de romance, então deixarei ele de lado xD

    beijos.
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila apesar de tudo, espero que tenha realmente lido a resenha, mas mesmo assim obrigada pelo seu comentário. Mas nunca julgue um livro sem antes conhecer, porque o ROMANCE não é o FOCO nesse livro. Tem muito mais. Vale a pena conferir. Se você não der uma chance você nunca vai saber!

      Excluir
  5. Olá!
    A capa me deixou bem curiosa para ler toda a obra. Gosto quando acontece um fato que faz os personagens ficarem lamentando e pensando na vida, acho isso fantástico, pois faz com que nós pensemos em nossas atitudes.

    Olá!
    Já ouvi falar sobre esse livro, mas não havia pesquisado muito sobre ele, então deixei passar. Mas vendo a resenha percebi que eu devia ter dado mais atenção a obra. Ela parece muito interessante e me deixou muito curiosa para ler.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana o livro é bastante tocante viu?
      Você fica curiosa no começo para saber tudo que houve.
      Mas eu acho que o problema que a personagem teve acontece com todos, mas não é algo assim para se lamentar e achar que é o fim do mundo. O livro teve uma moral e vale a pena conferir !

      Excluir
  6. Oii!

    Eu fiquei encantada com essa capa e gosto do enredo. É bem teen, eu gosto desses livros pois acho que é uma leitura mais leve.
    Quando você diz que nos faz pensar sobre nossas atitudes isso me deixou mais curiosa ainda, adoro quando uma leitura nos desperta isso *-*
    Gosto de escritas simples, nos ajuda a sair da ressaca também né?

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o livro vale muito a pena ser lido.
      Realmente é uma leitura bastante leve e para passar o tempo se você quiser.
      Mas ele trás umas lições muito bacanas.
      Eu amei.

      Excluir
  7. Parabéns pela resenha. Eu adoro esses livros que fazem você pensar sabe? E toda premissa geral dela me encantou. Alias, seu blog é uma fofura.

    http:/itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da minha resenha
      Espero que tenha se interessado em ler o livro, porque
      é realmente muito bom =]

      Excluir
  8. Olá, Suzana. Leitura tranquila é exatamente o que eu estou procurando neste momento, em meio a esses vampiros, anjos, deuses e casais que não estão dando certo, nos deixam um pouco cansada. Dica já está anotada. Adorei sua resenha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, meu nome é Silvana, mas vou deixar passar, segundo dizer que esse livro seria uma boa para ressacas literárias e também para passar o tempo. É um livro que você vai gostar bastante. Eu também as vezes fico cansada de algumas leituras, mas vale a pena !

      Excluir
  9. Já vi muita gente falando bem e sabe o que me ganhou? A autora foi verdadeira na personagem, sem firulas, agora sim eu quero ler, parabéns pela resenha.

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo fico feliz que tenha gostado da minha resenha.
      Espero que tenha a oportunidade de fazer a leitura, porque a lição que ele nos passa é muito valiosa. Vale super a pena!

      Excluir
  10. Oi Silvana,
    Que capa mais linda desse livro!! Não conhecia a história dele, e tenho que dizer que fiquei interessada em ler!! Muitas pessoas não gostam de mimimi, mas eu não ligo, pois eu mesmo tenho uma certa inclinação a ser assim tbm. Me identifiquei com a Clementina, e já vou colocar esse livro na minha lista de desejados!!

    www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado Mi, eu pensei que você já tivesse lido esse livro.
      Acho que até vi em seu blog ele resenhado O.o
      Mas mesmo assim espero que você tenha a oportunidade de fazer a leitura.
      Ele é muito gostoso e pode ler tranquila porque é um bom descanso pra cabeça !

      Excluir
  11. Oi flor, não me empolguei tanto assim não com a premissa do livro não, não é uma história que me chamaria a atenção agora, nesse momento. Mas eu leria o livro porque, tão somente porque é de uma das minhas autoras favoritas do Teen-lit que essa a linda da Sarah Dessen.

    Dica anotada e ótima resenha, bem detalhada.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga eu gostei bastante da escrita da autora.
      Apesar da história ser simples, me chamou bastante atenção e quero muito conhecer seus outros trabalhos, porque devem ser lindos.
      Eu amei esse livro e vale a pena conferir !!

      Excluir
  12. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, mais pela capa mesmo haha A história parece ser bem legal, principalmente para passar a tarde. Quando somos adolescentes achamos que tudo é o fim do mundo, e gosto de ler livros que retratam isso, principalmente se mostrar o amadurecimento do personagem.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Gabi tenho certeza que você iria amar ler esse livro.
      Ele é muito cativante. Os personagens são fofos.
      É uma leitura rápida e tranquila viu? Esse livro realmente é para descansar a cabeça de leituras mais pesadas. É muito bom. Leia que vc n vai se arrepender!

      Excluir
  13. Oi oi!
    Ainda não conhecia o livro, e gostei muito de descobri-lo. Tenho a idade da personagem principal e acho que seria legal ler e ter a experiência de ver pelos olhos de outra "pessoa" essa fase da vida.
    Sou bem curiosa e confesso que já tô pensando no que ela pode ter feito hahahaha
    Gostei de saber que ela desenvolveu com simplicidade os personagens, já que no início achei que ficaria um pouco forçada a história.
    No geral, gostei bastante e anotei a dica, espero poder ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oii!

    Achei a capa uma fofura só! É muito lindinha ^^ Gostei bastante da história e, pelo que você disse, a autora deve ter uma escrita muito boa e leve :)
    Parabéns pela resenha ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, adorei a premissa e estou super curiosa pra saber o que de tão grave aconteceu assim pra ela ficar tão mal e isolada a ponto de preocupar toda a família. A parte do romance realmente não me interessa muito, já a da amizade e esse "misteriozinho" me instigaram.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. A capa do livro é lindíssima e eu realmente fiquei com muita vontade de lê-lo aptos ver sua resenha. Espero que eu possa gostar bastante.

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil, sua linda, tudo bem

    Ah, você é malvada, me deixou curiosa para descobrir o que aconteceu com ela de tão grave que colocou em risco sua amizade. Apesar do comportamento dela parecer ser exagerado cada um reage com uma intensidade diferente, por isso eu gostei muito de ela ter encontrado alguém que parece ter sofrido algo muito pior e que vai lhe dar uma mensagem de como enfrentar seus problemas. Parece ser uma ótima leitura, bem leve, para descontrair. Gostei da dica, já coloquei na lista.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiie!!!
    Acho a capa desse livro tão fofinha, gostei bastante da história e da para perceber a leveza que é. Já conhecia o livro de outras resenhas e já anotei a dica, espero ler em breve
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil, tudo bem??
    Eu gostei muito da história e sinceramente não achei a Clem muito dramática kkkk talvez porque me identifiquei muito com ela quando era adolescente e agora tenho uma aqui em casa que está iniciando essa fase rs.Os adolescentes são muito intensos e tem uma visão muito pesada diante de uma situação que pode parecer simples... o que aconteceu aos nossos olhos pode não ter sido tãaao grave, mas para a garota nessa idade onde os amigos são muito apegadinhos pra ela foi o fim, mas sinceramente eu detestei que Clem tenha ficado tão mal por uma amiga que na minha visão não era tão amiga assim... Amanda não deu importância no momento em que a amiga precisava se explicar, ficou claro algumas situações pela descrição de Clem que Amanda, enfim vou para por aqui... nada de spoiler nos comentários kkkkk... ao todo eu curti muito a história... os valores familiares bem presentes... a laço da VERDADEIRA amizade e tudo mais... sem falar na irmãzinha de Clem que deu um charme de sabedoria na história.... gostei muito a Farol arrasou na capa e na diagramação... Xero!

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil,
    Eu não conhecia o livro e realmente estou buscando uma leitura mais leve. Estou saindo de leituras bem complexas e densas e acho que algo no estilo de Cure Seu Coração seria perfeito. Adoro um drama como você bem sabe *---* Adoro o trabalho da Farol Literário quanto às capas, são sempre lindas e me deixam babando.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    Love Lovers Blog

    ResponderExcluir
  21. Oie,
    Eu estava super interessada nesse livro, mas agora não tenho tanta certeza se quero ler ele.
    Não gosto de livros em que a protagonista fica se lamentando, pois pelo que notei na sua resenha, boa parte do livro ela fica se lamentado :p Mas também tem a parte do romance, que parece fofo e o que aconteceu para ela se isolar tanto, então estou em um empate se leio ou não :c Enfim, talvez eu leia, mas não agora.
    Amei sua resenha Silvana.
    Beijos ^^
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  22. Amei a resenha, me despertou o interesse pelo livro,
    gosto muito de romances, leituras leves, acho que esse livro é uma boa pedida, vou adicionar a minha lista, futuramente vou ler!!! A capa e o titulo me chamaram muito a atenção.
    Adorei seu blog!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Silvana!
    Parece mesmo ser um livro escrito de forma simples e leve, mas com uma história doce e bonita.
    Adorei esta capa!
    Vou pesquisar mais sobre esta autora.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oiee ^^
    Primeiro: adorei a sua estante ♥
    Tenho vontade de ler esse livro desde que vi a capa dele pela primeira vez, mas algo me diz que vou me irritar um bocado com a protagonista *-* Fico imaginando o que aconteceu entre ela e a Amanda. Deve ter sido algo sério, pelo jeito que ela se comportou *-* Bom saber que o romance não é forçado...haha' não aguento mais ler livros onde o casal se apaixona de primeira e pronto :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei apaixonada pela capa, que perfeição. O enredo é muito cativante, temos a impressão de ser aquelas histórias que nos prendem até a última página. A sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika

    *www.queroseralice.com.br*

    ResponderExcluir

  26. Olá, boa noite!

    Achei a capa mimosinha, mas a premissa da obra, ainda que sua resenha seja positiva, não me cativou muito. A Clem parece ser o tipo de personagem que me irrita muito. Parabéns pela resenha, ótima!

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bom?
    Me interesse pelo livro durante o lançamento, principalmente pela capa. A premissa é bem juvenil e curto histórias como essa. Bom saber que o romance vai sendo desenvovido aos poucos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir