03 junho 2015

Resenha - Neve na primavera





Seattle, 1933. Vera Ray dá um beijo no pequeno Daniel e, mesmo contrariada, sai para trabalhar. Ela odeia o turno da noite, mas o emprego de camareira no hotel garante o sustento de seu filho.
Na manhã seguinte, o dia 2 de maio, uma nevasca desaba sobre a cidade.
Vera se apressa para chegar em casa antes de Daniel acordar, mas encontra vazia a cama do menino. O ursinho de pelúcia está jogado na rua, esquecido sobre a neve.
Na Seattle do nosso tempo, a repórter Claire Aldridge é despertada por uma tempestade de neve fora de época. O dia é 2 de maio. Designada para escrever sobre esse fenômeno, que acontece pela segunda vez em setenta anos,
Claire se interessa pelo caso do desaparecimento de Daniel Ray, que permanece sem solução, e promete a si mesma chegar à verdade. Ela descobrirá, também, que está mais próxima de Vera do que imaginava.


 Livro: Neve na Primavera
336 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Conceito || OndeComprar ||
 
       







Perdas. São dolorosas, cruéis, inesperadas. Perdas levam um pedaço daquele que perde. Perdas deixam também pedaços. Pedaços de lembranças, conversas, pedaços de uma felicidade já passada. Perdas são insuperáveis, insubstituíveis, e mesmo que depois restituído aquilo que foi perdido, são imutáveis.

"- Eu não quero - ele parou, enquanto sua mente de três anos de idade tentava arduamente evocar as palavras certas. - Eu fico com medo quando você vai.- Eu sei, meu amor - eu disse, segurando as lágrimas que ameaçavam cair. - Mas eu tenho que ir. Porque eu amo você. Você entenderá isso um dia."

Vera é uma jovem mulher criando seu filho sozinha. Ela trabalha no turno da noite em um hotel,  e no dia primeiro de maio de 1933, não tendo com quem deixar o pequeno Daniel ela resolve deixá-lo dormindo, contando com que ele ficará seguro. Porém, na manhã seguinte, ao chegar em casa, surpresa com a neve em pleno mês de maio, por tanto na primavera, que domina Seattle, ela faz uma horrível descoberta. Seu menininho sumiu.

"- A tempestade - continuou. - Ela é chamada de inverno das amoras-pretas. É como os meteorologistas chamam uma repentina onda de frio de final de estação, porque nessa época as amoreiras estão em flor. Interessante, não acha?"

Já Claire é uma repórter no ano de 2010. Quando sua vida parece estar em um enorme caos ela acorda também no dia 2 de maio e se depara com a mesma tempestade de neve incomum na estação que aconteceu a 77 anos atrás. Recebendo um telefonema de seu chefe, é incumbida de descobrir um pouco mais sobre aquele fenômeno. E durante suas pesquisas descobre a história do pequeno Daniel. Então quer a todo custo saber qual foi o fim daquela tragédia. E se ela teve um fim.

"É estranho. Eu sinto como se uma tempestade estivesse a caminho; uma bem grande, para a qual não estou preparada. Tenho a sensação de que ela vai levar minha casa, minha vida, tudo a que eu tive tanto apego, por tantos anos. Estou me preparando para isso. Sei que vai me machucar. - Suspirei. - E, depois do que passei este ano, não sei bem se tenho força para lidar com isso."



[- Minhas Impressões -]

Esse é mais um dos livros que com toda certeza mereceu cinco estrelas. Estava sendo bem comentado e há tempos eu estava desejando lê-lo, e nesse fim de semana durante uma única tarde não consegui desgrudar. O livro é dividido em vinte capítulos, e hora mostra a visão de Vera, no ano de 1933 e hora a de Claire, em 2010 e ambas são narrados em primeira pessoa, mas apesar disso o leitor não se perde em nenhum momento, é um livro bem claro. A cada mudança de capítulo o desejo é voltar para a personagem anterior. Quando eu finalizava a parte de Vera, queria mais sobre ela. Mas então começava uma de Claire e quando ele finalizava também o desejo era de ficar ali. Ambas as personagens são muito intrigantes e não consigo escolher a melhor. Mas quem realmente ganhou meu coração foi o pequenino Daniel, apesar de ele não aparecer o tempo inteiro. Em primeiro lugar porque eu adoro o nome Daniel e em segundo porque ele é um menininho muito meigo e grande parte da história gira em torno do que aconteceu com ele.

O livro tem um pouco de tudo. Mistério, Suspense, nada de tão excessivo mas deixa o leitor querendo chegar ao final para desvendar o que houve e também teremos romance, mas nada tão meloso que deixe chato ao ponto de fazer o leitor suspirar.

O título neve na primavera é bem adequado, pois descreve a tempestade de neve que ocorre no mês de maio, que nos Estados Unidos está em plena primavera, e que é a ligação entre a história de vera e Claire. Um dos pontos negativos, mas que não faz diminuir a nota do livro, é o fato de Claire conseguir encontrar as vezes as pistas de que precisa com muita facilidade, não ocorrendo tantos esforços, o que deixa um pouquinho forçado. Porém a história é tão envolvente que não chegamos a pensar nisso.

Para quem já leu a outra obra da autora como eu, As violetas de março, que por sinal também é fantástica, poderá reconhecer algumas semelhanças nos enredos, sempre semelhanças boas que transformaram o primeiro livro em ótimo e também esse segundo em ainda melhor. Mas são semelhanças sutis. Outro ótimo fator é que os temas são pesados, mas pela maneira que são escritos acabam se tornando leves.

Fiquei extremamente emocionada no final com todo o desfecho da história. O livro trata sobretudo das perdas que temos ou que nos arriscamos a ter. Da maneira como estas se tornam mais fáceis com o passar do tempo e fala também de amor, em todas as suas formas.

Recomendo para aqueles que gostam realmente de mergulhar em um enredo e que gostam de se emocionar e se sentirem dentro da história. Para aqueles que gostam de histórias sobre a essência humana.

50 comentários:

  1. As Violetas de março é um dos livros mais lindos que já li e saber de outro livro da autora que mereceu ganhar 5 estrelas me dá uma vontade imensa de lê-lo também. Sua resenha instigou minha curiosidade, o tema me atrai muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neiva!
      Sim, Neve na primavera é tão bom quanto as Violetas de março. Essa autora promete!
      Espero que ela nos presenteie com mais livros bons, já me sinto ansiosa.

      Excluir
  2. Oi Tamara, sua linda, tudo bem?
    Eu só fico imaginando a cena, já pensou, não encontrar seu filho? É desesperador. Nem sei o que faria. Eu fico agoniada com esse tipo de narrativa, mas confesso que não resisto, você se envolve com um personagem e o autor vem e o corta lhe apresentando o outro e fica os intercalando até unir as duas histórias. Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila!
      Sim, eu me coloquei no lugar da personagem, e a descrição é tão vívida, todo o desespero dela.
      Na verdade todo o livro é realmente muito vívido. Uma boa parte se passa em época de frio e na neve, e mesmo enquanto lia embaixo das cobertas consegui me colocar lá fora, junto com ela, de tanto que prende.
      Espero que você goste tanto quanto eu.

      Excluir
  3. Olá Tamara.
    Eu acabei de resenhar esse livro lá no blog também. Ele me surpreendeu muito. Ainda não tinha lido nada da autora e adorei a forma como ela escreve. A história é linda e chorei no final hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sil, vou passar para conferir a sua resenha, adoro conhecer as opiniões de outras pessoas que já leram o livro, mas percebo que você adorou tanto quanto eu.

      Excluir
  4. Oi, não li Violetas de Março e fiquei bem curiosa depois de ter lido essa sua resenha, porque me pareceu que a escrita da autora é bem gostosa e fluida.

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu com o Daniel, se conseguir irei lê-lo para desvendar esse mistério.

    Amei a resenha, bem construída.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Simeia.
      Sim, o que acontece com o Daniel a gente descobre quase no finzinho do livro, e é emocionante.
      Espero que goste da leitura.

      Excluir
  5. Olá Tamara! Que história tocante! É um gênero de literatura que não estou acostumada, mas que já apresentei na minha listinha de livros para experimentar haha
    Ótima resenha!
    Beijos, Helo.

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/06/top-5-livros-favoritos-da-helo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Helo.
      Acho que esse é um ótimo livro para iniciar no gênero.
      Espero que você goste.

      Excluir
  6. Tamara querida! Acabei de ler essa obra e estou assim como vc, também gostei muito e me envolvi, me emocionei demais no fim, cheguei a chorar, lendo sua resenha me identifiquei demais! Parabéns! Beijos
    Paula Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-neve-na-primavera-sarah-jio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula.
      Adoro receber opinião de leitores que já leram a obra resenhada.
      Fico muito feliz por ter gostado tanto quanto eu, e é difícil não se emocionar com essa obra.

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?
    Estou curiosa para ler esse livro, apesar do drama espero que seja uma boa história, sua resenha ficou muito boa e detalhada :D
    Fique com Deus!
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amanda.
      Obrigada pelo elogio, fico feliz por ter gostado da resenha.
      Espero que possa ler o livro em breve.

      Excluir
  8. Ai meu Deus, que livro é esse?
    Essa capa, tão *O*, sua resenha está linda <3
    Então, o que dizer sobre o que acabei de ler? Me deixou com o coração acelerado de tanta vontade de ler, é a primeira vez que vejo sobre ele e também não conhecia o outro livro da autora, neve na primavera, que delicia seria se aqui nevasse haha.
    E esse desfecho? Fiquei tão curiosa, já vou anotar porque preciso muito ler *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joice!
      Adorei a sua empolgação.
      É tão gostoso quando um livro nos interessa tanto, não é?
      Espero que você goste da leitura tanto quanto eu gostei.

      Excluir
  9. Adorei a premissa do livro e sim, ele lembra Violetas de Março em alguns aspectos.
    Que bom que o final é lindo! Chegou hoje e estou louca para ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Durante a história você vai perceber que ele tem mais semelhanças com As violetas de março do que aparenta. E isso é muito legal. Até personagens que já apareceram reaparecem!
      Espero que você tenha gostado da leitura.

      Excluir
  10. Esse é o livro que estou lendo no momento e estou amando. A escrita da Sarah é muito boa, é o primeiro livro dela que leio mas já consigo ver isso. Estou na página 100 e louca para saber o que irá acontecer com o casamento da Claire e se Vera e Daniel Ray irão se reencontrar. Ótima resenha!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Acho que a essa altura você já terminou o livro e eu me sinto super curiosa pela sua opinião.
      Mas pelo jeito já estava super presa por ele, rs.

      Excluir
  11. Nunca li nada da autora, e agora fiquei extremamente curiosa para ler Neve na primavera. Nem sabia sobre o lançamento e fiquei muito atraída pela trama, tem vários elementos que eu gosto muito em uma leitura. ♥
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Espero que possa ler o livro, já que ele lhe interessou. Tomara que goste do primeiro contato com a autora.

      Excluir
  12. Oi Tamara, tudo bem?
    Desde que li a sinopse desse livro em um post com os lançamentos da Novo Conceito eu fiquei muito interessada por ele!
    A história parece ser realmente muito boa e interessante e eu adoro histórias que envolvem mistérios então fiquei muito curiosa para saber o que de fato acontece com o pequeno Daniel! Fico feliz que tenha gostado tanto desse livro :).

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maiara.
      Esse livro também me deixou super interessada quando vi nos lançamentos daa NC.
      Espero que goste da leitura.

      Excluir
  13. Olá Tamara.
    Recebi este livro na segunda-feira e estou doida que chegue logo a vez dele para conferir.
    Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia.
      Já conseguiu ler o livro? O que achou dele?
      Espero que tenha gostado.

      Excluir
  14. Olá Tamara!
    Eu não conhecia nenhum livro dessa autora, mas desde que a editora anunciou esse lançamento que tenho interesse de conferir. Gosto bastante de histórias que unem personagens em momentos diferentes. Sua resenha deixou bem explicita o quanto cada uma das personagens tem papel importante e instigante na narrativa. Também estou super curiosa para saber o que aconteceu com Daniel.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Erika!
      Torço para que possa conferir essa fantástica história. A autora arrasou e todos os detalhes da trama só servem para nos empolgar mais.

      Excluir
  15. Oi Tamara!
    Eu já li o livro anterior publicado no Brasil, e gostei muito! Adorei a proposta do enredo e preciso conferir!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla.
      Que bom que gostou de As violetas de março, ele é super intrigante e a autora sempre escolhe temas bem diferentes, como as violetas especiais em março, a neve na primavera.

      Excluir
  16. Caramba, a história parece ser muito legal. Pelo titulo eu já achava que era alguma livro de romance, não sei por que hahahaha mas interessante de verdade a história e eu diria que fiquei um tanto curiosa pra saber como termina isso. Esse ta anotado na minha lista de livros hahaha

    http://seisvidasemeia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bom que esse foi para a sua lista.
      Também tenho uma enorme, mas não resisti e precisei passar esse na frente, assim que chegou.
      Boa leitura.

      Excluir
  17. Oi, Tamara!
    Já tinha lido uma resenha sobre esse livro e fiquei bastante curiosa com a premissa.
    A sua resenha só reforçou minha vontade de lê-lo.
    Adoro livros com enredo que tratam esses temas, principalmente, quando são emocionantes.
    Adorei a dica.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamorados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico bem feliz por ter despertado ainda mais sua curiosidade.
      Espero que possa lê-lo e goste.

      Excluir
  18. Olá =)

    Adorei a sua resenha. Também recebi de cortesia e mal posso esperar para lê-lo. Na verdade já comecei, mas estou no primeiro capítulo ainda. Estou bastante curiosa!!! Parabéns pela resenha.

    Beijos
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Roberta.
      Que bom que gostou da resenha :)
      E espero que o livro tenha satisfeito suas expectativas. Ele foi além das minhas.

      Excluir
  19. Olá!

    Tenho muita vontade de ler esse livro pois todas as resenhas são super positivas! Achei super legal esse enredo e fiquei muito feliz em saber que a autora soube trabalhar o tema. Mesmo a personagem tendo conseguido algumascoisas faceis demais me deu muita vontade de ler.

    Estou curiosa com o desfecho!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ana.
      Espero que goste do livro, acho que não vai se arrepender da leitura.

      Excluir
  20. Oiiii,
    Ótima resenha, já estava de olho nesse livro, agora fiquei mais interessada em ler o mesmo, parece ser realmente muito bom. Já vou atrás do meu exemplar.
    Beijos.

    http://www.adorkable.com.br/2015/06/resenha-o-melhor-de-mim.html#more





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Que bom que consegui aguçar a sua curiosidade
      Espero que goste da leitura, e depois compartilhe sua opinião! :)

      Excluir
  21. Olá Tamara,
    Sua resenha foi ótima! Também me incomoda um pouco quando tudo é dado quase com uma facilidade inacreditável para o protagonista. Parece bem interessante isso do livro se passar em duas épocas diferentes, tratando do mesmo assunto, o sequestro do menino.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      No começo pensamos onde as duas épocas vão se conectar, mas logo percebemos que a autora sabe conduzir tudo com maestria.
      Espero que possa ler logo e gostar tanto quanto eu.

      Excluir
  22. Eu nunca li nada da autora, pra ser sincera, mas ela publica uns livros de enredos que me chamam muito a atenção. Acho que vou dar uma chance pra ela com Neve na Primavera, já que gostou tanto do livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que se ler neve na primavera vai ficar super interessada por As violetas de março, essa autora é viciante.

      Excluir
  23. Oie Tamara! ^^
    To vendo que irei me emocionar bastante com esse livro, ler a sua resenha só me deixou ainda mais empolgada para iniciar a leitura. Ele está me aguardando, estou lendo A Lista...

    Beijoos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Amanda!
      Estou lendo a lista nesse momento, e em breve teremos resenha dele aqui no blog.
      E espero que tenha se emocionado com neve na primavera, como ocorreu comigo e com várias pessoas que leram, esse livro está sendo super bem aceito.

      Excluir
  24. A primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro foi a capa. Que capa linda!! A sinopse não diz muito então não tinha ficado tão interessada em ler o livro assim. Mas a sua resenha me deixou muito curiosa para saber como a história vai se desenrolar.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Gabi!
      Espero que você goste tanto quanto eu. A história é sensacional.

      Excluir
  25. OI Tamara, estou com esse livro para ler aqui na minha estante e só não peguei por falta de tempo mesmo, a premissa dele chama muito minha atenção, e parabéns pela sua resenha que está incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi flor.
    Eu nunca li nada da autora, e acho que vou começar por esse livro viu?
    Amei sua resenha, como sempre, perfeita.
    Eu adorei a premissa e esse misto de misterio e suspense já é um mega ponto positivo para mim.
    Adorei

    ResponderExcluir