04 junho 2015

Resenha - A Consultora Teen





Thaís acabou de mudar com a família para o Rio de Janeiro e em breve vai começar as aulas em um novo colégio. Ela está ansiosa para fazer amigos e descobrir mais sobre seu vizinho Pedro, dono dos olhos verdes mais incríveis que ela já viu. Leitora assídua da revista Universo Teen, Thaís ficou tão decepcionada quando sua pergunta não foi publicada na coluna dos leitores que decidiu criar o blog Consultora Teen como um canal de comunicação com outros adolescentes. O que ela não sabia era que uma simples brincadeira de uma tarde na internet ia transformá-la na blogueira mais famosa do colégio e uma das mais populares de todo o Brasil! Com um detalhe importante: ninguém sabe que é ela quem está por trás do blog. O que poderá acontecer se esse segredo for revelado? Acompanhe a história de Thaís conforme ela enfrenta novos desafios e percebe que crescer pode parecer assustador, mas também é uma experiência gratificante e muito divertida!



Livro: A Consultora Teen
198 páginas || Skoob || Editora: Verus ||  || Onde Comprar  ||










Consultora Teen é um livro juvenil que conta a história de Thaís, uma garota de quatorze anos que acaba de se mudar para o Rio de Janeiro. Com os conflitos e paixões comuns da idade, ela não está muito satisfeita por ter que deixar para trás a melhor amiga e começar a estudar em um colégio enorme onde não conhece ninguém. A situação melhora quando ela descobre que um garoto, dono dos olhos verdes mais lindos de todos, estuda no mesmo colégio...

Viciada em revistas adolescentes, Thaís se decepciona quando uma pergunta que enviou não foi respondida e por isso ela acaba criando um blog anônimo para responder outras garotas. Thaís não imaginava que o Consultora Teen teria tanta repercussão no seu colégio novo, nem que o que começou como uma brincadeira poderia tomar rumos mais sérios e influenciar nas decisões de tantas garotas.


Esse livro foi meu primeiro contato com a escrita da Patrícia e posso contar que não me decepcionei. O livro é bem voltado para o público juvenil, com um enredo leve e despreocupado, que não deixou de ter sua graça e inovação. A Thaís é uma adolescente típica, tem seus momentos de mimimi, mas soube como lidar com a mudança. E apesar de algumas reclamações, logo consegue fazer novas amizades e assim começa a se adaptar.

Como um bom romance, não poderia faltar o garoto maravilhoso, que nesse caso é o Pedro. Os dois tem a mesma idade e moram no mesmo prédio, Thaís logo se encanta com a personalidade fofa dele, mas será que essa seria sua primeira paixão, ou ela só se encantou por ele ter sido um garoto simpático e que a ajudou no colégio novo?

Quando li a sinopse, pensei que o blog Consultora Teen seria o ponto mais importante do enredo, imaginei que encontraria mais sobre a vida de uma blogueira, mas não foi isso que aconteceu e por isso tirei uma estrelinha da avaliação. A Thaís cria o blog somente para ajudar outras garotas e para desabafar sobre suas próprias experiências, mas no decorrer do livro isso vai ficando para trás. O blog ainda está ali, mas acaba que não sendo o foco da história, pois acaba ficando mais na parte do romance.

"Nunca pensei em ter um blog. Mas o dela era tão legal que me deu vontade. Será que era difícil fazer? Já que era grátis, cliquei, só para ver como funcionava. Mas eu ia fazer um blog falando do quê? Da minha vida?"

O que mais chamou minha atenção foi a forma como a autora criou personagens reais, a Thaís com suas dúvidas e paixões conseguiu me conquistar, mas não ficou aquela coisa exagerada de adolescente dramática. O mesmo aconteceu com a relação da protagonista com as amigas e com seu irmão mais velho, eu agia como ela nessa idade e imagino que muita gente vai se identificar com a personagem enquanto estiver lendo.



Enfim, o livro tem quase 200 páginas de pura fofura, com cara de um dos filmes para televisão da Disney (risos). 

A narração é toda feita em primeira pessoa pela Thaís, então podemos conhecer bem a personagem. Já a diagramação é uma graça, as páginas amareladas são decoradas, e-mails e mensagens vêm em quadros destacados. Não me lembro de encontrar errinhos de revisão. A capa combina muito com a história e é bem chamativa, sem ser exagerada.

Recomendo a leitura!

38 comentários:

  1. Que legal...conheço esta autora...ela já esteve em nossa escola para conversar com os alunos e divulgar livros dela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Gostei da iniciativa da autora de ir nas escolas, infelizmente eu não tive a sorte de conhecer autores assim...
      Bjs

      Excluir
  2. Que legal!
    Tinha visto o livro, mas não chamou muito minha atenção.
    Gosto de livros com personagens reais!
    Bom saber que uma história tão legal é nacional!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É muito bom descobrir bons livros nacionais, não é? Eu também gosto de personagens reais e isso foi uma das coisas que me encantou no livro :)
      Bjs

      Excluir
  3. Nossa, parece ótimo!! Essas autoras nacionais estão me surpreendendo cada vez mais! E com certeza, esse livro ai já está na minha listinha hahaha
    Beijoos!!

    blog-chuva-de-chocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É mesmo ótimo! Que bom que o livro foi para sua listinha, espero que você também goste quando ler :)
      Bjs

      Excluir
  4. Amiga tenho que confessar que eu estou com o livro em minha estante, mas não criei vergonha ainda para ler por conta da quantidade do que tenho ainda para colocar em dia sabe? Mas depois de ter lido a sua resenha e a maneira como você se expressou sobre a história, acabei ficando bastante interessada e pode ter certeza que irei ler e assim que fazer isso te falo o que achei. Adorei tudo que você escreveu. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Dê uma chance, o livro é mesmo uma graça! Vou querer saber o que você achou! Obrigada :)
      Bjs

      Excluir
  5. Uma história legal, mas por ser um romance, acho que, de fato, o blog deveria ser deixado de lado. Parece ser um ótimo livro pra quem quer entrar num mundo de um adolescente. Kkk

    Http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Mesmo com o romance, eu achei que o blog poderia ter um pouco mais de destaque... O livro é mesmo ótimo para isso kkk
      Bjs

      Excluir
  6. Olá!

    Adorei esse livro! Gosto muito de livros teen, desde que com boa história, que é o que esse tem. Também gostei dele porque fala de blogueiras e aí me sinto identificada rs

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que você gostou :)
      Eu comprei bem por achar que me identificaria com uma personagem blogueira!
      Bjs

      Excluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Deixarei a leitura passar, pois ultimamente não ando com paciência para livros juvenis. Apesar disso, achei muito bacana o trabalho que a Verus teve com essa edição. Parece ter sido muito bem feitinha! :) Acredito que seja uma boa leitura para ressaca literária, rsrs.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Se você não está com paciência para livros juvenis, esse não é uma indicação muito boa mesmo... A história é perfeita para uma ressaca literária :)
      Bjs

      Excluir
  8. Olá =)

    Esse livro parece uma leitura bem rápida e fácil do tipo que você pega para ler quando está em uma ressaca literária. Ele entrou para a minha lista de desejados, rs. Gostei bastante da sua resenha!!!

    Beijos
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É perfeito para sair de uma ressaca literária mesmo! Espero que você goste quando ler :)
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Bjs

      Excluir
  9. Nossa, que legal! Eu acho mesmo que algumas meninas precisam dessa orientação das revistas ou de algumas blogueiras em quem elas se inspiram e o livro parece mostrar isso de uma forma bem divertida.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/2015/06/a-jornada-companheiros-lacos-escolhas-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Pois é, que menina nunca buscou informações em revistas ou livros? A ideia da autora de usar isso foi mesmo ótima!
      Bjs

      Excluir
  10. Que livro fofura Silvana, me deu vontade de ler ♥
    Thaís pelo que me parece vai enfrentar as novidades de um blog e do romance com Pedro, acho essa etapa da adolescência um verdadeiro desafio! Hora das escolhas, hora de aprender o início das responsabilidades que tudo o que é bom nos traz.
    Vou presentear uma menina que logo vai fazer aniversário, minha sobrinha!

    Valeu a dica, beijos
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É uma graça de livro, mesmo! Espero que sua sobrinha goste do presente :)
      Bjs

      Excluir
  11. Oiii =DD
    Eu não conheço nada dessa autora, mas realmente pela sua resenha tem um ar de ser aqueles livros refrescantes e cheio de amor adolescente que é uma graça *__*
    Eu ri com o cara de filme Disney XD
    AUHUAAUHUA
    Adoorei!
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu só conheci a autora por causa desse livro, mas depois descobri que ela tem outros publicados... Mas é mesmo a cara dos filmes da disney kkk
      Bjs

      Excluir
  12. A sinopse desse livro me fez lembrar daquelas comédias românticas legais, que as vezes passam na Sessão da Tarde. Também lembrei da época de adolescente. Amei sua resenha!
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É bem no estilo das comédias românticas de sessão da tarde... Que bom que você gostou da resenha :)
      Bjs

      Excluir
  13. Oláaa,
    Esse livro me lembrou um filme da disney que eu assisti, achei bem legal!!
    Não conhecia o livro, mas tem um ar tão bom, sabe? Gosto de livros assim, além que são leves. Acho que irei gostar e me identificar com a personagem.
    Beijos,

    Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É mesmo uma graça de livro, com uma história leve e bem fofa... Espero que você goste se decidir ler :)
      Bjs

      Excluir
  14. Oi, Eve!
    Achei muito legal a premissa do livro. Confesso que já tive vontade de ajudar pessoas anonimamente. Quando não damos nossos nomes, nos sentimos mais livres para expor nossas opiniões e, quem sabe, isso ajude as pessoas a refletirem melhor suas escolhas.
    Parece que o livro vale a pena, mas não faz meu estilo. Estou um pouco distante do gênero juvenil.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Evelise!!!
    Ahh eu super me identifiquei com a problemática da Thaís: qdo era adolescente, eu enviei uma cartinha para uma revista (internet ainda não era o auge) e nunca fui respondida, nem sequer minha pergunta saiu na revista. Triste demais, traumatizada até hoje.
    Adorei saber um pouco mais do enredo, quero muito ler.
    Eu não conhecia o livro.
    Beijos
    http://www.aculpaedosleitores.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Eve. Parabéns pela resenha!

    Não conhecia esse livro, mas ele me lembrou algo meio "Awkward", quando a Jenna começa o blog dela para escrever a respeito das reviravoltas de sua vida. A diferença é que lá o blog permanece durante a série, quase como um personagem. Enfim. Fiquei curiosa. Parece ser aquele tipo de leitura despretensiosa que no final acaba sendo bem agradável!

    www.apenasumahistoria.com

    ResponderExcluir
  17. Minha xará <3 Haha! Acho que me identifiquei um pouco com a Thaís em alguns aspectos, como a parte em que ela manda uma mensagem para uma revista e não tem resposta, e depois quando ela cria o blog e algumas pessoas do colégio dela se identificam com ele (algo que aconteceu comigo, e que eu jamais esperava). Por isso, estou muito curiosa pra ler esse livro, pena que o blog dela não é o foco principal... Mas tudo bem!

    Um beijoo!
    http://www.thaisnacidade.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá! Tudo bem?

    Eu comprei esse livro numa promoção por 8,00 reais! *u*

    Gosto muito desse tipo de leitura! Eu nunca li nada da Patricia Barbosa ainda e esse livro vai ser meu primeiro contato com a autora também.

    Recentemente eu li um livro chamado Feita de Letra e Música, que aconteceu o mesmo caso. O livro é ótimo, mas, acabou deixando o blog, que aparentemente era o foco principal, de lado.

    Em breve eu vou ler A Consultora Teen também! <3
    Beijos e até!
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Evelise!
    Adorei sua resenha! Quando li a sinopse também achei que a história tratava mais da vida de uma blogueira e seu blog, e é uma pena saber que o foco fica mais no romance.
    Imagino que a protagonista tenha sido muito carismática e pelo que tu disse, me identificaria com ela, não só por ter 14 anos, mas também por todo esse drama escolar e tal.
    Enfim... vou ler! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi! Tudo bem?

    Ah, que resenha boa de ler! Ainda não tive a oportunidade de conhecer nenhuma das histórias da autora, mas A consultora teen, se antes tinha me despertado o interesse, agora entrou para a lista das leituras obrigatórias. Adoro um bom livro juvenil e pelo visto esse não desaponta em nada!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Eve! Como vai?
    Queria ler Consultora Teen, porém desisti não me lembro por qual motivo... O meu primeiro contato com a escrita da Patrícia foi bem agradável, no livro O Livro das Princesas, e julguei a história dela uma das melhores do livro. Entristece-me um pouco o fato de o blog não ser o foco ou parte disso, até porque o nome do livro é o nome do blog O.o Mas acho que eu leria em um outro momento. A Patrícia escreve de um jeito bem fofo, amorzinho, só creio que esse não seja o meu momento fofo/amorzinho para ter esse tipo de leitura. É a primeira resenha que eu leio do livro e fico feliz por você ter gostado!
    Bejinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Eve, a história parece bem fofa, fiquei com vontade de ler. Pena que o foco no blog acaba ficando um pouco para trás, mesmo assim fiquei curiosa.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Evelise!
    É uma pena quando a gente lê a sinopse do livro cria uma expectativa e quando começamos a ler percebemos que não teve o aprofundamento esperado.
    Apesar de já ter passado da idade da protagonista gosto desses tipos de livro, adoro histórias teen ainda mais quando o livro é nacional fica mais próximo da nossa realidade.
    Beijos.
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi! Tudo bem?
    A ideia do livro é bem legal, mas confesso que não me interessei muito... parece ser muito adolescente menininha pro meu gosto.. Mas adorei a resenha!
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  25. A história parece ser bem fofinha, para passar uma trade tranquila, mas não é algo que me chama muita atenção. Pela sinopse também parece que vai tratar mais sobre a vida de blogueira, pena que isso não acontece. Gostei da resenha!

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir