16 maio 2015

Resenha - Sol e Tormenta



Perseguida ao longo do Mar Real e aterrorizada pela memória dos que se foram, Alina Starkov tenta levar uma vida normal com Maly em uma terra desconhecida, enquanto mantém em segredo sua identidade como Conjuradora do Sol. Mas ela não pode ocultar seu passado e nem evitar seu destino por muito mais tempo. Ressurgido de dentro da Dobra das Sombras, o Darkling retorna com um aterrorizante e novo poder e um plano que irá testar todos os limites da natureza.Contando com a ajuda e com os ardis de um admirável e excêntrico corsário, Alina retorna ao país que abandonou, determinada a combater as forças que se reúnem contra Ravka. Mas enquanto seus poderes aumentam, ela se deixa envolver pelas artimanhas do Darkling e sua magia proibida, e se distancia cada vez mais de Maly. Ela será então obrigada a fazer a escolha mais difícil de sua vida: ter sua pátria, seu poder e o amor que ela sempre pensou ser seu porto-seguro ou arriscar perder tudo na tormenta que se aproxima.
                                                   368 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Gutenberg
                                                   || Classificação: || OndeComprar ||







Meus queridos, para quem não sabe este é o segundo livro da Trilogia Grisha, e infelizmente é impossível eu resenhá-lo sem citar spoilers MEDONHOS sobre o primeiro livro, Sombra e ossos, assim recomendo expressamente que não sigam leitura aqui, vão para a resenha do primeiro livro e a leiam - aposto que vocês amarão essa maravilhosa história, pois é certamente diferente de tudo que eu já li. É só clicar no nome do primeiro livro que serão direcionados. Ah curiosos de plantão, dessa vez escutem meu concelho sim? Não vale a pena saber, só irá estragar a leitura surpreendente de Sombra e ossos. Bem é isso, quem já conhece espero que apreciem e se deliciem com a resenha!

Não será assim para sempre, disse a mim mesma. Quanto mais tempo permanecer livre, mais fácil ficará.

Alina tem uma única esperança, se manter segura por tempo suficiente para juntar todo o dinheiro necessário e partir de Novyi Zem com Maly para o mais longe possível de Ravka. Para longe da Dobra que ameaça a todos com seu transbordamento. Para longe do que lhe fizeram e do que causaram. E para longe do Darkling com sua crescente loucura e vontade de destruir tudo.

Porém as coisas não estão fáceis, Alina não pode mais usar seus poderes de Conjuradora do Sol e isso a fez enfraquecer e voltar a ser frágil e atrapalhada. Desta forma é Maly que está encarregado de trabalhar e arrumar o dinheiro, e isso leva tempo, tempo que eles não tem, afinal cada minuto parado significa estar mais perto do Darkling, é dar mais tempo para ele os rastrearem.

Assim não foi tão surpreendente quando ele a encontrou, nem quando ele ameaçou matar Maly se ela não se comportasse, eles só tinham que lutar para sair dali e ela conseguiria, ainda mais com o Darkling parecendo frágil depois da Dobra. Contudo Alina não estava preparada para seu novo poder, não estava preparada para o temor dos homens dele, nem para a dor que tomou conta dela quando a atacaram e depois...a inconsciência.

Agora ela está no mar, sabe se lá indo para onde ou com que intenção, mas nada que venha dele pode ser bom e logo logo ela confirma sua suposição e o medo toma conta dela. Ele está louco. Só pode ser isso.
"Então você teria me cortado?
"Eu não disse isso."
Ele falou de modo agradável e realista, como sempre. Poderia estar me ameaçando me partir em pedaços ou pedindo o jantar''

Mais uma vez ela é prisioneira dele, mais uma vez Maly está sendo usado para rastrear, mais uma vez eles parecem não ter opção. Porém Alina se lembra claramente do cabelo chamativo do capitão do navio aparecendo em sua cabine enquanto ela era mantida inconsciente, e mais de uma vez o pega olhando para ela. Agora faltava saber, quem ele era e com quem estava sua lealdade? Com ela ou com o Darkling?


O livro segue o mesmo estilo narrativo e peculiar do primeiro e só posso dizer uma coisa, eu já amava a Alina, agora amo mais ainda. Essa menina é diva e com certeza ganhou seu lugar nos meus favoritos.

"Pronta?" Maly sussurrou enquanto me ajudava a desmontar.
"Eu queria que as pessoas parassem de me perguntar isso.

Não pareço estar pronta?"

Depois de ter escapado do Darkling na Dobra, Alina se sente mais forte que nunca, e não usar seus poderes logo cobram um preço, assim como as falas do Darkling que ecoam em sua cabeça lhe dizendo que ela nunca estará completa sem ele, que Maly nunca a entenderá porque ele é um simples humano.

Ou nem tão simples assim, já que ele consegue localizar qualquer um e assim como o Flautista de Hamelin encantar as pessoas e fazê-las caírem em suas graças.

Porém o pior talvez seja ter deixado tudo e todos para trás no caos que ela deu início, e talvez seja por isso que ela não conseguiu negar quando a oportunidade de salvar Ravka aparece, mesmo que ela venha de um corsário mentiroso, enganador e terrivelmente encantador.

"Você leva alguma coisa a sério?

''Não se eu puder evitar. Isso tornaria a vida tão entediante."

É incrível como Barbugo consegue criar um universo tão vasto, com personagens - extremamente - complexos e uma trama - demasiadamente -surpreendente; já disse isso na resenha passada, mas ela nos dá uns choques de realidade que te acordam - e precisam ser ressaltados com os melhores adjetivos -, você fica "Nãoooooo..." e o texto diz "Siiiim..." e até posso imaginar ela dando um sorrisinho e dizendo "Eu fiz isso mesmo, legal não? Gostou?". Sim Leigh, eu amei!

Continuando a trama - que acaba de forma alucinante - do primeiro livro, Sol e Tormenta dá embasamento para a história e explica mais sobre os personagens além de nos apresentar outros novos personagens que são de tirar o fôlego. Como ela consegue nos fazer amar todos eles eu não sei, mas é um fato, eu adoro os seis principais, e isso inclui o vilão, sim o vilão, não consigo deixar de desejar um final feliz para ele. Apesar de uma parte de mim saber que ele tem que morrer.

E gente que corsário é esse?!?! Ele com certeza foi o ponto que pesou a balança, a deixando equilibrada, em todos os momentos - ou quase todos - os pontos mais engraçados do livro ele esteve presente, ele consegue ser sério e ao mesmo tempo ser sarcástico, acredito que por conta dele e de Tamar o livro ficou com uma atmosfera mais leve. 

No fim recomento que comecem durante o dia, já no quinto capítulo você não vai querer largar o livro, e que tenham em mente que o fim te deixa "AH MEU DEUS CADÊ O PRÓXIMO?!", sim, é sério, o terceiro está na minha estante e eu estou me coçando para lê-lo, pena que tenho uma lista para seguir (risos). Mas o que quero dizer é, leiam já com o próximo em mãos, porque Leigh Bardugo tem um ritmo alucinante de escrita que te envolve cem por cento e não há espaço para respirar aqui, o final só serve para te deixar louco pelo fim, louco para saber o que acontece com os adorados personagens.

E antes de finalizar a resenha que está ficando enorme eu sei, quero dar os parabéns para Leigh e dizer "Leiam os agradecimentos.", eu sei que nem todos costumam dedicar um tempinho a essa parte do livro, mas além de nela podermos ver a forma da escritora, ainda vemos como há todo um preparo e uma equipe que a ajudaram e como eles tem um lugar especial no coração dessa autora maravilhosa e por conseguinte o agradecimento - meu e de todos mesmo que indiretamente - dos leitores e fãs. Ela é uma fofa gente!

''Agora vamos falar do meu exército... Essas pessoas apoiaram a mim e à Trilogia Grisha em cada passo, e não consigo expressar em palavras o quanto as valorizo e as adoro.''

25 comentários:

  1. Oi Agatha!
    Eu li picado a resenha! Como não conhecia os livros, não quis ler por conta dos spoilers "medonhos" hhaahaha mas li mais pro final para ao menos saber se você gostou, vou conferir direitinho a resenha do primeiro livro.
    Eu já tenho problemas pra parar de ler, quando o livro envolve então... passo a madrugada acordada lendo, vou lembrar do seu conselho e iniciar a leitura em um dia tranquilo hahahah
    Acho tão legal quando o autor destaca aqueles que lhe ajudaram, sei que pode ser complicadíssimo escrever e raramente é um processo solitário, sempre leio as dedicatórias e agradecimentos s2
    um ótimo final de semana!
    Pan's Mind
    Monetizando na Web

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pandora.
      Kkkkk, que bom que você não leu lá em cima, e sim, leia quando tiver tempo. E sim, eu adoro quando os escritores lembram, é tão difícil levar um livro sozinha, mas poucos parecem saber disso.
      Bjinhos fofa, e espero que adore viu? Até outras resenhas!

      Excluir
  2. Oi Agatha!
    Trilogia Grisha <3
    É uma das minhas séries favoritas de todos os tempos. Teve um final lindo, teve um meio fantástico e um começo maravilhoso. Perfeição do início ao final! ASKFAUOGAOASGUASGO
    Tô com saudades de Ravka, mas que bom que tem spin-off pra não deixar saudade demais!
    Sua resenha ficou excelente! NIKOLAI MELHOR PESSOA, sim! Amo aquela criatura com todas as forças do meu ser. Ele só melhora no último volume! <3
    A Leigh é fantástica, fico feliz em ver o sucesso dela lá fora - porque aqui no Brasil a trilogia é meio "esquecidinha", o que é uma pena D:

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Denise!
      Menina primeiro de tudo deixa eu te falar, VOCÊ ME DEIXOU MUITO CURIOSA PARA LER O TERCEIRO! Ele está lá em casa e não posso ler porque tenho uma lista, triste.
      Depois, obrigada, fico contente que você tenha gostado da minha resenha, fiz com todo carinho.
      A Leigh é fantástica menina, não sei por que as pessoas não conhecem tanto ela aqui, mas com certeza está se tornando uma das minhas favoritas!
      Kkkkk

      Excluir
  3. Oiii!
    Ganhei Sombra e ossos de presente, então, vou ler para depois ler tua resenha, assim não fico sabendo ogo de tudo... :(
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!
      Nossa, menina se você ganhou está esperando o que? kkkk.
      Espero que adore a leitura.
      Bjinhos

      Excluir
  4. Curti as resenhas e as capas dos livros, não sei se seria bem o estilo de leitura que gosto ou que estou lendo no momento(biografias, histórias com guerras), mas fiquei curiosa e se tiver oportunidade mais pra frente eu leria sim. ótima resenha, deixou tudo bem explicadinho e bem feito.


    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Simeia.
      Ah, eu já digo que amo essas capas, para mim são divas demais. Espero que você possa sim ter a oportunidade de ler, pois para quem quer diversificar esses são ótimas escolhas.
      Bjs

      Excluir
  5. Comprei Sombra e Ossos a faz pouco tempo e ainda não li.
    Por isso não lerei a sua resenha já que você disse que era impossível não ter spoilers.
    A capa desse também é muito linda!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Déborah.
      Que bom que não leu, pois tem sim spoilers e não podia fazer nada para evitá-los kkkkk.
      Espero que goste do livro.
      Bjs

      Excluir
  6. Oi Agatha!
    Ain, se tem uma coisa que eu evito, é ler resenha do "segundo" livro quando pode contar Spoiler do primeiro e você deixa isso bem claro no comecinho da resenha então, não li tudo não! Vai que eu pego um mega Spoiler? Ai já viu!!
    Mas, prometo que, quando eu ler o primeiro livro, corro aqui pra ler sua resenha inteira, ok?
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lu!
      Vou cobrar hein! Espero que adore o livro e depois venha me dizer.
      Bjokas

      Excluir
  7. Não li tudo porque a pessoa aqui não é muito fã de spoiler, mas adianto que fiquei super curiosa para ler os livros, me instigou bastante!
    Bjim

    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  8. Fiquei morrendo de vontade de ler este livro!!! Tenho o primeiro, mas ainda não li, agora fiquei doida pra chegar no segundo... hahahaha

    Amei a resenha, seu blog é lindo!!!

    Já estou seguindo ;)


    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Tudo bom?
    Vindo retribuir o carinho lá no meu cantinho.
    Eu gostei de você ter avisado que tinha spoiler do livro anterior e fui lá ver a resenha do primeiro, antes de começar aqui.
    Pelo que li dos dois, a história parece ser maravilhosa, um dos tipos de leitura que adoro e agora fiquei aqui na expectativa de poder conhecer mais a fundo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Agatha!
    Suas palavras são expressadas com tamanho entusiasmo que não como a gente não querer conhecer todos os personagens. Amo livros que trazem vilões complexos, que nos faz amá-los e odiá-los com a mesma intensidade. E pela sua resenha, o vilão Darkling tem essas características.
    Não conhecia a trilogia. Fiquei encantada. Só não sei se gosto da capa, mas isso não impede de que querer ler o quanto antes os livros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Agatha!
    Eu estou com muita, mas muita vontade de ler essa série, mas ainda não tive oportunidade de adquirir as obras. :)
    Adorei a resenha.
    Beijo.
    Ana Karina

    ResponderExcluir
  12. Ola! Tudo bem?
    Unha capa bem fermosa. Esse livro parece interesante, intentarei facerme con ele. Estou con muita vontade de ler esse livro.
    Gustei muito da sua resenha.
    Estamonos a ler! =)
    Beijinhos da Espanha.
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  13. Olá; amei sua resenha!!! Mesmo ainda não tendo lido o livro, fiquei apaixonada pela história, tanto que vou colocar a série na minha lista de desejados. Parece tão boa!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Flor! Decide não ler a resenha, pois estou querendo muito ler essa trilogia, me disseram que é maravilhosa então estou muito curiosa a respeito dela.


    Bjooos!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu vim conhecer seu cantinho e adorei, muito bem organizado e bonito *-* Bom, eu confesso que não costumo ler livros desse gênero e que esse nunca chamou a minha atenção, por isso eu não fiquei muito animada, sabe? Mas a capa do livro é realmente linda e lendo sua resenha a história parece valer a pena, por isso vou marcar a dica para um dia em que eu queira ler algo diferente.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bom?
    Ai, to com medo desse livro, muitos falam que é muito mimimi, muitos falam que é bom demais. Eu to com medo também por que não tem o terceiro livro, isso ainda me complica.
    Ai eu quero saber o final logo kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie!!! tenho muita vontade de ler esse livro, tenho amigos que gostam muito, vivo adiando mas ainda lerei com certeza. beijão*...*

    ResponderExcluir
  18. Olá! Li algumas partezinhas pulando os spoilers hehe. Não conhecia a autora e suas obras, mas depois que ela foi anunciada pela Bienal do Livro aqui no Rj pesquisei mais sobre e encontrei resenhas um tanto diversas! Alguns amam outros não acham nada demais, rs. Estou com muita vontade de ler, espero fazer parte do grupo dos que amaram!
    Beijinhos

    Paixão de Leitora

    ResponderExcluir
  19. MEU DEUS ESSA CAPA, MEU CORAÇÃO!
    Eu não vou ler para não pegar spoiler, mas a capa me encantou muito!
    Espero em breve ter a oportunidade de ler esse e o livro anterior!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir