19 março 2015

Resenha - Spirit Animals - A Caçada





Há muita maldade por aí. Onde houver heróis, sempre haverá vilões.
Sem tempo para treinar suas habilidades em grupo, Conor, Abeke, Rollan e Meilin partem com seus espíritos animais em uma perigosa missão para encontrar o talismã de Rumfuss, o Grande Javali. Mas Zerif, o Conquistador, vai fazer de tudo para achá-lo primeiro. E esse terrível inimigo tem algumas surpresas na manga… Zerif conseguiu forçar uma ligação não natural entre humanos e animais, criando assim o próprio exército – uma poderosa vantagem sobre os Casacos Verdes.
Emboscadas, armadilhas e prisões inesperadas aguardam nossos heróis nesta nova jornada. Não vai ser fácil combater os Conquistadores nem encontrar o talismã. Acompanhados de Tarik, mentor dos quatro jovens, e do enigmático Finn, eles vão aprender que lealdade, confiança, sacrifício e união podem tantodespertar vínculos adormecidos como destruir os já existentes.
Novos inimigos se aproximam e um confronto brutal é inevitável. E o que é mais certo? Ficar e lutar ao lado dos Casacos Verdes e dos Derrotados? Passar para o lado dos Conquistadores e dos novos heróis de Zerif? Ou partir numa luta solitária para salvar sua família e sua terra? Chegou a hora de cada um escolher um lado… e o seu destino. Espalhe a notícia. As Grandes Feras voltaram!

176 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Fundamento ||
|| Classificação:  || OndeComprar ||









Depois da grande aventura em Spirit Animals – Nascidos na Selva (resenha aqui), continuamos acompanhar as aventuras de nossos heróis: Conor, Abeke, Rollan e Meilin. Dessa vez eles estão em fase de treinamento com os Casacos Verdes descobrindo suas habilidades junto aos seus espíritos animais, mas que infelizmente acaba que não sendo o bastante, porque o pouco que eles conseguiram até então não é o suficiente. Por isso, terão que aprender durante os perigos que encontrarão pelo caminho, principalmente a trabalhar em equipe e a confiar uns nos outros, pois eles enfrentarão muitos inimigos e terão que passar por muitas emboscadas e armadilhas durante sua missão em busca do talismã de Rumfuss, o Grande Javali.

Lá em Porto Verde, eles descobrem que o inimigo está juntando um exército por meio de uma poção chamada Bile que é muito forte e serve para fazer ligações de espíritos animais com humanos. É uma forma desconhecida, que difere do Néctar de Ninani que cada um deles teve que passar através de uma celebração, pois só assim poderiam hoje ter ligações com suas Grandes Feras. – O Lobo Briggan,  O leopardo Uraza, O panda Jhi e por fim o falcão Essix.

 ‘’- Com a Bile – continuou Zarif - , podemos criar heróis ainda mais dignos. A Bile cria a ligação mesmo quando o Néctar falha. E são ligações superiores. O humano tem controle total! Nós escolhemos o animal!’’

Preocupados, eles ficam sabendo que cidades próximas já começaram ser atacadas pelos Conquistadores, e por conta disso, os jovens heróis junto com os Casados Verdes Tarik e Finn, resolvem sair em missão antes que algo pior aconteça. Só que eles não contavam que em sua caminhada pela floresta sofreriam uma emboscada e seriam então atacados pelos seus inimigos.

‘’De repente, uma onda de intuição atravessou o corpo de Rollan, uma sensação de certeza, dominação e ferocidade. Seus olhos encontraram Essix, que sobrevoava o grupo, sem que ele precisasse procurar a ave. O olhar do Falcão também estava fixo no dele. Essa era a única coisa que tinham em comum: uma habilidade misteriosa de ler as pessoas e as situações. ’’

‘’Naquele momento Rollan entendeu a situação com tamanha clareza que era como se alguém houvesse explicado tudo a ele. Algo estava errado: era uma emboscada.- Cuidado! – ele gritou. – É uma armadilha!’’

Cada um se defende da maneira que pode, pois são muitos homens e espíritos animais para se preocupar, mas esse perigo era apenas o começo. Ainda teriam que treinar muito e aprender a se defender melhor enquanto protegem seus companheiros, pois apesar de ser difícil a convivência uns com os outros, a confiança era muito importante porque com tudo que ainda enfrentariam, precisariam disso acima de tudo.

Agora Conor, Rollan, Abeke e Meilin terão que começar a levar tudo mais a sério, porque o inimigo está se fortalecendo e apenas eles podem evitar o pior: A Destruição e a conquista de ERDAS pelos seus inimigos!


Assim que finalizei minha leitura do primeiro livro da série fiquei bastante curiosa com sua continuação e resolvi comprar o segundo, porque queria saber o que aconteceria logo em seguida com os nossos heróis e seus espíritos animais.
E assim que iniciei, me surpreendi bastante, porque nele encontrei mais ação e principalmente mais envolvimento entre os personagens. Adorei a parte dos treinamentos e principalmente das batalhas que eles tiveram que enfrentar e percebi então o quanto eles amadureceram comparado ao primeiro livro que foi escrito pelo o autor Brandon Mull.

Já nesse segundo livro, a autora Maggie Stiefvater desenvolveu muito bem a história de Spirit Animals 2, porque percebi uma diferença muito grande entre um livro e outro. Mas ambos os livros tem um mesmo padrão de acontecimentos que me incomodaram um pouco, pois eu acho que a autora deveria ter sido mais original em relação a isso.
Então para vocês poderem entender melhor o meu ponto de vista, o foco dos garotos junto com os Casacos Verdes é recuperar os talismãs e isso se torna frequente demais, pois a história começa com eles saindo em missão para chegar ao local antes dos inimigos. Disse que me incomodou porque acho que a autora poderia ter aproveitado e dar uma aprofundada nos treinamentos e no conhecimento do que cada um consegue fazer com seus espíritos animais, principalmente na missão em que foram confiados, pois se tivessem tido mais dificuldades na missão tenho certeza que a história ficaria ainda mais interessante e haveria muitos outros acontecimentos, isso despertaria a curiosidade página a página, que particularmente eu adoro (risos), livros que fazem não querer fechá-lo enquanto não sacio minha curiosidade são os melhores.

Mas ainda assim não deixo de tirar os créditos dessa obra, até porque além de dar 5 estrelas eu ainda o favoritei por conta da criatividade que autora teve em seu desenvolvimento na história. Consegui então ficar ainda mais focada em tudo que foi acontecendo e sinceramente me senti ainda mais envolvida com os personagens, a ligação do livro 1 e as lembranças me fizeram gostar do segundo, pois um detalhe importante foi seguido, A Continuidade. Por isso, não vejo a hora ler o terceiro livro da série, pois assim que finalizei o livro já fiquei numa curiosidade gigantesca para saber o que virá em seguida. Quero muito continuar acompanhando de pertinho tudo que irá acontecer com cada um deles, porque sinceramente a historia de Spirit Animals em si me conquistou de verdade.

Como eu já havia dito, os personagens do livro continuaram sendo muito bem elaborados, mas agora com novos personagens aparecendo na história, ficou ainda mais interessante. Além dos nossos heróis, agora temos inimigos e outros personagens secundários que foram de grande importância tornando o livro ainda mais prazeroso de ser lido.


É muito difícil escolher um personagem favorito, mas eu estou gostando bastante de Conor com o seu lobo Briggan  e de Abeke com o seu leopardo Uraza. Ambos são muito corajosos e humildes em relação a tudo que vai acontecendo durante as páginas e cada um deles quer fazer o que realmente é certo e necessário. Os outros também são ótimos, mas com personalidades diferenciadas que vocês poderão estar conferindo na leitura.

Enfim...

Achei que a diagramação ficou PERFEITA, chama bastante atenção pela capa e principalmente pelos detalhes das folhas que continuaram padronizadas como no do primeiro livro. Apesar de que o rodapé do segundo deu uma modificada.  As páginas do livro são amareladas e a fonte é de um bom tamanho facilitando bastante a leitura.

******




E não posso deixar de lembrar que tanto o primeiro quanto o segundo livro da série são interativos e vocês podem estar conhecendo o jogo e se aventurando com os nossos personagens pelo mundo de Erdas através do site: http://spiritanimals.com.br




Se eu Recomendo o livro? CLARO QUE SIM!!
É uma leitura rápida e bastante prazerosa que vai fazer você mergulhar nessa aventura querendo mais e mais. Sua diversão com certeza estará garantida com essa série que vai fazer a cabeça de todos que gostam de uma boa aventura!

39 comentários:

  1. Sil, EU AMEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nossa, quero muito ler. Parece ser tão legal, divertido ler esse livro. E eu amo animais, ou seja, claro que vou comprar e me proporcionar o prazer de ler essa história. <3

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/03/lollapalooza-brasil-2015.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha o livro é realmente muito bom.
      Eu me envolvi bastante com os personagens e principalmente com as batalhas que eles tiveram que travar durante a história. Vale muito a pena, principalmente pela capa ser linda. você viu? Eu amei !

      Excluir
  2. Oi Sil...
    Nossa, tao bom terminar um primeiro livro, gostar e ler o segundo e também gostar.
    Eu sempre tive muita vontade de ler esta serie, apesar de não ser prioridade.
    Nao sei o que aconteceu que te incomodou, pois precisava ler os livros para entender, mesmo assim daria uma chance as obras.
    Parabéns pela resenha caprichada!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga fico feliz que tenha gostado da minha resenha, mas o que eu não gostei na verdade é o padrão que a autora seguiu na história e também achei que os acontecimentos poderiam ser mais aprofundados para se ter mais aventuras entende? Mas mesmo assim o livro é ótimo. Nem se compara ao primeiro, pois eu sinceramente amei. E outra coisa, se eu fosse você, mesmo que não seja agora, eu pegaria para ler, porque é realmente muito bom. Envolvente e um livro que você vai ler rapidinho. Enfim...Obrigada pelo o elogio da RESENHA CAPRICHADA, porque dessa vez eu fiz o melhor que pude =x

      Excluir
  3. Que fofoooooooooooooooooos esses livros!!!!! Amo animais e com certeza irei adorar esses livros ^^
    Volteeeeei novamente com o blog..dessa vez não foi intencional..houve um apagão aqui na minha cidade e literalmente apagou tudo fiquei dias sem internet e agora que normalizou tudo postei logo no blog =P
    Resenha nova no blog!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/03/resenha-para-sir-phillip-com-amor-julia.html

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga fico feliz que tenha voltado novamente para net
      Espero que a partir de agora venha acompanhar as resenhas aqui em?
      Pode deixar que passarei em seu blog também, porque gosto muito de você e senti sua falta pra te falar a verdade. Espero também que tenha gostado da minha resenha, porque o livro é muito bom e vale a pena estar conferindo

      Excluir
  4. Eu não sabia dessa série da Megan, e eu sou apaixonada por ela desde que eu li Os Garotos Corvos. Gostei muito de conhecer outros livros dela, e com certeza eu vou tentar colocar essa série na minha estante!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu nunca li nada dessa autora, mas já ouvi falar daquele Corrida do Escorpiao. Acho que é esse o nome né? Enfim...Conheci a escrita da autora através desse livro e simplesmente amei. Ela tem uma narrativa muito gostosa. Mas tipo, essa série não é somente dela. Outros autores escrevem também. Mas a história no geral é muito boa e vale a pena você estar lendo, porque aventura e batalhas é que não vão faltar nessa história rs

      Excluir
  5. Oi, amiga! Tudo bem?

    Primeiro, queria pedir desculpa pela demora em passar aqui. Não sabe como as coisas andam tensas pra mim. A correria está sinistra! Mal respiro e já tenho uma penca de coisas pra fazer, postagens para programar, e-mails para responder, exercícios da escola para o dia seguinte, trabalhos, pesquisas... uma loucura!

    Quanto à sua resenha, eu amei! Principalmente por saber que a autora usou e abusou da criatividade nesse volume da série e por ter aventura para dar e vender. Como já comentei com você, estou um pouco desanimada para adquirir os exemplares já lançados pela editora dessa saga, porém você conseguiu me deixar intrigada agora. Acho que vale a pena!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga não se preocupe quando se ausentar, até porque já passei por tudo isso que você está passando por conta dos estudos e sei que é complicado. Mas eu sei que você é uma boa amiga e uma blogueira fiel e sei que quando pode está por aqui. Outra coisa é que fico feliz que tenha gostado da minha resenha, porque o livro é realmente muito bom. Superou o primeiro e sinceramente acho que todos deveriam ler, principalmente você. LEIA SIM. Pelo menos os dois primeiros e ai você analisa se continua ou não. Acho que vale a pena, até porque os livros são bem curtinhos. Enfim...

      Espero que leia, porque eu amei.

      Excluir
  6. Hummmm... No meu atual momento de leituras esse não seria um livro que entraria na lista.
    Estou precisando colocar metas e escolher muito bem o que quero ou não ler.
    Mas é legal saber que é uma leitura rápida e prazerosa. Anotei como dica de presente!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga realmente tem momentos que a gente não gosta de ler alguns livros, mas eu achei legal você anotar a dica para dar de presente, porque é um livro que vale muito a pena conhecer, principalmente pela aventura que os personagens vivem nessa série. Acho que a pessoa que ganhar de você vai gostar. Pode ter certeza! =] Super Recomendo !!

      Excluir
  7. Oi Sil, tudo bem?
    Eu não sou muito fã de livros nesse estilo, mas sua resenha está super bem feita e interessante, por isso acabei ficando com uma certa curiosidade de conhecer a história.
    Eu não conheço o autor do primeiro livro, mas conheço a Megan. Ela escreveu uma série que já estou de olho faz um bom tempo, mas que ainda não tive oportunidade de comprar, que é A Saga dos Corvos.
    Vou anotar a dica, quem sabe uma hora dessas me animo pra ler?
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha até então eu não conhecia a autora, mas percebi nesse segundo livro da série que ela escreve muito bem. Eu simplesmente amei tudo que ela desenvolveu sabe? Eu acho que vou querer conhecer suas outras obras dependendo do gênero, porque pela maneira que ela escreveu sobre as batalhas e também a maneira como ela desenvolveu essa história gostei bastante. Fez uma grande diferença entre o primeiro para esse segundo como eu disse na resenha. Vale muito a pena. Se tiver oportunidade leia sim, porque os livros são bem curtinhos =]

      Excluir
  8. Oi, eu nunca tinha ouvido falar nesses livros e nem dos autores. Achei bem interessante e com uma proposta bem diferente dos livros que estou acostumada a ler.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca olha eu também me surpreendi bastante com os livros dessa série, até porque eu nunca tinha lido livros assim com autores diferentes escrevendo e percebi que é muito bacana o estilo de escrita que cada um tem. Porque dá para perceber a grande diferença de um livro pro outro, por isso eu super recomendo, porque é muito bom mesmo. Eu adorei e espero que tenha oportunidade de ler assim que puder

      Excluir
  9. Oie Amiga!
    Adorei sua resenha, deixou um gostinho de quero mais, desde o primeiro livro. Achei interessante essa história e quero ler logo.

    Beijos

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga espero que tenha chance de ler o livro, porque ele sinceramente é muito bom e vale a pena. Eu estou doida já para ler o terceiro livro e espero que venha logo, porque já não me aguento de ansiedade hahahaah

      Excluir
  10. Oi Sil!!
    Eu já tinha gostado da resenha do primeiro livro e parece que o segundo livro também não decepciona hein!?
    Vou ter que colocar esses dois na minha lista pra ler quando tiver mais tempo, porque parece uma história muito interessante, adorei!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga realmente o livro é muito bom, mas sinceramente tenho que confessar que gostei mais desse segundo do que o primeiro. Acho interessante isso, até porque quando acompanhamos a gente vai vendo as diferenças de acordo com que a história vai avançando de uma para a outra sabe? E tenho certeza quem sabe, o terceiro seja ainda melhor do que já é o segundo. Mas agora tenho que aguardar para ver e com certeza estarei trazendo a resenha aqui. Me empolguei para falar a verdade! =x

      Excluir
  11. Olá, Silvana. Tudo bem?
    Apesar das ressalvas dadas na resenha, achei o livro bem interessante e acho que iria gostar do livro. E se tem uma diagramação linda, melhor ainda.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha fico feliz que tenha gostado da resenha e acho sim que vocês do Desbravadores iriam adorar a história, até porque já sei mais omenos o gênero de vocês. Leia sim e acho que deveriam até resenhar no blog de vocês que tem um público grande, porque muita gente vai se identificar. Obrigada por ter passado aqui. Logo mais estarei indo no blog de vocês. Saudades =]

      Excluir
  12. Oi! Que interessante essa mudança de autor de um volume para o outro... Ainda bem que funcionou...Ao que parece. rss Acho que o fato que apontou como negativo ( as repetições de padrões de acontecimento) são o recurso q autora encontrou para que os leitores não estranhassem a mudança, talvez.
    Eu particularmente gosto da Maggie Stiefvater mas nunca li nada do Brandon Mull. A premissa dos livros é diferente do que costuma-se encontrar nos lançamentos hoje. Parece uma aventura que vale a leitura.
    Abraço,
    Expressão Moda & Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha realmente o livro é muito bem
      e vale a pena estar conferindo.
      Eu sinceramente amei e acho que todos que gostam de uma boa aventura
      vai entrar de cabeça nessa leitura =x

      Excluir
  13. Silvana, a resenha está ótima assim como a anterior da série.
    A história parece ser bem interessante e cheia de aventura, mas por algum motivo não consegue me chamar atenção o suficiente para querer ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga acho que cada um vai ter um ponto de vista, mas é como eu sempre digo, não julgue o livro sem antes conhecer. Tente conhecer, até porque você pode se surpreender. O livro é muito bom e vale a pena. Sério! Eu adorei e não esperava tanto assim não, até porque o primeiro livro eu achei bem simples comparado ao segundo.

      Excluir
  14. Oi Sil!
    A história parece muito interessante, talvez eu leia futuramente, no momento estou querendo ler outros tipos de história. Mas como adoro uma fantasia, vou colocá-lo na minha listinha para leituras futuras.
    Adorei sua resenha e os pontos que você ressaltou! Deu para perceber o quanto a leitura lhe agradou.
    Parabéns!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga fico feliz que tenha gostado da minha resenha
      e espero que tenha a oportunidade de fazer a leitura, porque vale muito a pena.
      Eu sinceramente amei e não vejo a hora de conseguir o terceiro livro logo, porque já estou doida para saber o que irá acontecer com os nossos heróis ! hehehe

      Excluir
  15. Oie Sil
    Acredita que não conhecia essa série? Mas pelo que vi parece a mesma proposta de uma série da Cia das Letras, onde cada autor escreve um livro. E eu fiquei desmaiada quando vi que esse tinha sido escrito pela diva mor Maggie. Alguém me acode.
    Mas lendo sua resenha percebi que ela não explorou tanto alguns pontos como o outro autor. Mesmo assim, ela é a rainha da originalidade, e original certamente é um adjetivo que se encaixa nessa série.
    E as ilustrações então *_*
    Sou a eterna criança que sempre amará ilustrações.
    Resenha impecável.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha você não entendeu o meu ponto de vista...A Autora explorou muito bem tudo que foi contado na história, a única coisa que eu achei que ela deveria ter mudado é os acontecimentos da história para não ficar tão padronizada como o primeiro. Isso que expliquei. E o livro é excelente, até porque a autora tem uma narrativa muito gostosa e as partes das batalhas foi o que mais me pressionou. Sério, se puder leia, não deixe de ler, porque é um livro muito bom.

      Excluir
  16. Eu achei esse livro muito fofo. Desde que vi o primeiro entre os lançamentos da editora. E apesar de ter uma diagramação bem "infantil", a narrativa é bem aventureira e parece ser muito gostosa de ler. Aguardo novas resenhas. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil,
    Eu não conhecia a saga. Sério! kkkk
    Não sou muito fã de animais, então de cara a premissa não me chamaria atenção.
    Fico feliz que a leitura te agradou tanto quanto o livro anterior, é bom quando isso acontece né? Uma constância. Não é o meu tipo de livro, mas sua resenha até despertou meu interesse.

    Poxa, eu às vezes também percebo isso de um autor escrever uma sequência usando uma fórmula que funcionou no livro anterior. Nunca me agrada, eu gosto de ver evolução na saga e não repetição. :/

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Faz tempo que eu não leio nada da Fundamento, mas você me convenceu a mudar isso. Ainda não tinha ouvido falar sobre essa série não, mas a resenha está tão bem escrita e elaborada que parece até que esse livro está na minha wishlist a anos.
    Parabéns!
    Beijoooooooos
    http://cariocasdaclara.blogspot.com.br/2015/03/doe-esperanca-doe-tempo.html

    ResponderExcluir
  19. Oooi, tudo bem??
    Não conhecia a série, mas achei bem criativa, não seria um livro que leria, infelizmente...
    Mas parabéns pela resenha, muito bem colocada!
    Beijos!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  20. UAU!
    Só tenho isso a dizer, UAU!
    Eu li sua resenha do primeiro livro, e de cara fiquei apaixonado pela capa. Depois li a resenha e me apaixonei pela história!
    Adoro livros de aventura, e esse certamente leria em um piscar de olhos!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Silvana-flor, adorei sua opinião sobre esse livro! Eu ainda não li o primeiro volume, mas me encantou a ideia de conhecer a série justamente porque você avaliou tão positivamente o segundo volume. Acho que uma série se prova realmente BOA quando, a cada volume, notamos o amadurecimento dos personagens e a evolução surpreendente do enredo. Parece que a autora foi muito feliz nessa história, não? Achei a sua opinião muito convidativa… Nada sabia sobre essa série e realmente me vi interessada.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Silvana!
    Adorei conhecer o livro! Parece ser tão legal que fiquei com vontade de comprar, sem contar a ilustração da capa que amei logo de cara.
    A aventura apresentada me deixou bastante interessada.
    Bjuu,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oláaa Sil!!!
    Olha, realmente, a capa desse livro chama muito a atenção. Tem muito detalhe, ainda mais que as cores são bem chamativas. Desde que eu vi o primeiro livro eu já me apaixonei apenas pela capa. Quando li a sinopse então, pirei! Você desenvolveu muito bem a resenha, e nos deixou bem curiosa. Quero muito ler essa série, porque sei que irei gostar bastante.
    Beijos!!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Si :)
    confesso que nunca pensei em ler essa série, mas ver a Maggie como autora do segundo livro me instiga um pouco, pois adoro sua escrita. Ao mesmo tempo, esse tipo de série me assusta um pouco (como assim, autores diferentes?). Gostei da premissa, mas não tenho pressa para começar... mas gostei de conhecer os pontos positivos dos livros, já ajuda bastante :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir