03 março 2015

Resenha - Sombra e ossos





Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

288 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Gutemberg ||
 || Classificação:  || OndeComprar ||









O menino e a menina olharam um para o outro. Como os adultos não estavam prestando muita atenção, não viram a menina apertar a mão do menino nem o olhar trocado entre eles. O Duque teria reconhecido aquele olhar. Ele havia passado longos anos nas fronteiras devastadas do norte, onde as aldeias estavam constantemente sob cerco e os camponeses lutavam em suas batalhas com pouca ajuda do Rei ou de qualquer outra pessoa. Ele tinha visto uma mulher, descalça e inabalável em sua porta, encarar uma fileira de baionetas. Ele conhecia o olhar de um homem defendendo o seu lar apenas com uma pedra nas mãos.


Alina Starkov está prestes a entrar na Dobra das Sombras e se pergunta se sairá viva dela, se Maly sairá vivo dela, se eles a atravessarão juntos, e se algum dia ele deixará de olhar para as outras garotas bonitas e perceber que sua amiga de infância, a magrela pálida e doente que vive tentando alcançá-lo na verdade o ama mais que tudo e todos.

Alina perdeu os pais para a guerra que assoma Ravka à décadas e órfã, foi acolhida pelo Duque Keramsov e por algum tempo se sentiu solitária e infeliz; mas isso não durou muito, quando Maly chegou a casa do Duque eles compartilharam mais do que o trágico destino de perderem todos que amavam, eles partilharam uma ligação, algo tão forte que os manteve unidos por longos anos, os manteve unidos quando os Grishas vieram conferir se eles possuíam poderes, permaneceram juntos quando a governanta os punia, permaneceram juntos quando entraram para o exército do Rei.

Contudo assim que eles adentram a Dobra da Sombras, criada pelo Herege Negro centenas de anos atrás e povoada por volcras, seres horrendos sedentos por carne humana, Alina sente que tudo está errado, que ela tem que sair dali, que Maly corre perigo, que todos correm perigo e quando os volcras os atacam duramente ela sabe que estava certa, ela sabe que eles não vão sair vivos da Dobra mas ela não vai deixar Maly morrer sem lutar.

Garras afundam em sua pele e a dor explode em seu corpo, a mesma dor que ela vê estampada no rosto do homem que ama, e então, algo dentro dela grita, se expande e pulsa. Brilho. Luz intensa e cegante. Gritos e grunhidos e então o nada da inconsciência.

Quando Alina acorda tudo está confuso, ela está sendo escoltada, todos a olham estranho e Maly não se encontra em lugar nenhum... De uma hora para outra ela encontra o Darkling que com sua roupas negras e seus olhos de tempestade a encanta e apavora e com um toque, uma luz se expande dela. Pronto. Num passe de mágica. Num toque amplificado ela se vê sendo levada para longe de todos que conhece e do único que ama para ser treinada como Grisha. Ela é uma conjuradora do Sol. A única existente. A esperança de destruir a Dobra das Sombras e salvar Ravka.

"É claro que cometo erros", disse ele, com um meio sorriso. "Só não é algo frequente."

Assim que Alina adentra o Pequeno Palácio de Os Alta ela percebe que muitas coisas já mudaram e que vão continuar mudando. O Darkling não é tão assustador quanto parece, apesar dele claramente ser capaz de decapitar uma pessoa com sombras, mas a vida no palácio tem lá suas vantagens, ela ganhou uma amiga linda e habilidosa, roupas novas, comida boa todos os dias e horas de treinamento que de início só a fizeram ficar dolorida e cansada.

"E aí?", disse ela, se virando para um lado e para o outro.
"Eu detesto você", retruquei com um sorriso.
"Estou mesmo notável", disse ela, se admirando no espelho sobre a pia.
"Você ficaria ainda melhor com um pouco de humildade."

Porém assim que ela abre seu coração e estende as mãos para seu poder, ele flutua para fora e pela primeira vez Alina respira. E pela primeira vez ela sente que está bem e que as coisas podem melhorar,  pois ela achou seu lugar e sabe que tem um destino a cumprir, entretanto nem tudo é flores e isso se aplica as pessoas, o poder é algo cobiçado e ela logo perceberá em quem seu coração dividido deve confiar.

"Maly", sussurrei no escuro.
"Quê?"
"Obrigada por me encontrar."
Eu não sabia ao certo se estava sonhando, mas em algum lugar no escuro pensei tê-lo ouvido sussurrar: "Sempre".


O livro tem uma edição impecável e é narrado em primeira pessoa e passa rapidinho, isso é, depois que se entende como se lê os nomes e como funciona a hierarquia das coisas por ali.

A autora, Leigh Barbugo, fez um trabalho incrível criando esse novo universo cheio de intrigas, poderes e corações palpitantes, sinceramente admiro muito escritores que criam lugares nunca antes imaginados e os habitam, é meio incrível não? E por mais que no início você se sinta perdida, ainda sim o livro é totalmente explicativo e conforme a leitura avança tudo vai fazendo cada vez mais sentido. Por isso aqui algumas palavras da autora.

Eu culpo Gamynne Guillote por estimular minha megalomania e encorajar meu amor por vilões, Josh Minuto por me apresentar à fantasia épica e me fazer acreditar em heróis, e Rachel Tejada por tantos filmes assistidos depois da meia-noite. Hedwig Aerts, minha amiga rainha pirata, por participar de longas horas de digitação tarde da noite. Erdene Ukhaasai que diligentemente traduziu russo e mongol pelo Facebook. A Morgan Fahey, pelos coquetéis e conversas deliciosas sobre a ficção. E a Dan Braun e Michael Pessah, por manterem o ritmo.


Como já podem imaginar pelo "meu amor por vilões", a trama tem o seu, e devo dizer que foi uma bela surpresa, estava ali, lendo, adorando e querendo saber o que iria acontecer, se eles iriam se beijar, se ele notaria ela, se ela derrubaria ele e então isso acontece, foi meio chocante, um chocante bom, mas ainda sim incrivelmente sagaz!!! Foi sensacional de verdade.

Tudo foi muito bem desenvolvido e só posso dizer que estou louca pela continuação.

Recomendo para aqueles que curta Raphael Draccon, Licia Troisi e outros escritores que mergulham fundo em mundos imaginários e criem vilões apaixonantes e odiáveis, heróis adoráveis, incríveis mas reais e uma bela trama envolvente.



42 comentários:

  1. Amiga tenho que confessar que você abordou muito bem sua resenha, até porque ainda não tinha lido nada sobre o livro. Apenas tinha visto algumas resenhas por cima, pois não queria ler sabendo demais sobre a história sabe? Mas tipo, confesso que me senti confusa com alguns nomes e tals, mas acho que a história me parece ser bem interessante e espero ter a chance de ler assim que puder. Como sempre você se superou, porque eu adorooooooooo a maneira como você escreve e já recebi elogios de leitores dizendo o mesmo, por isso continue assim amiga, porque deixa uma amiga aqui muito ORGULHOSA! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sil!!
      Menina até eu fiquei confusa no início do livro, mas depois que pega vai rapidinho demais! Espero que leia logo e que adore tanto quanto eu!
      Bjokas e obrigadaaa, fico imensamente feliz que ler isso, mesmo, faço o meu melhor, sempre. Só assim afirmo meu trabalho, resumindo, agradeço por tudo Sil.

      Excluir
  2. Agatha minha filha, você respira? hahaha
    Eu tenho esse livro ha muitoooo tempo, e sempre vou deixando a leitura para depois.
    Quando puder vou pegar ele para ler.
    Gostei muito de saber sua opinião. Eu gosto também quando os autores criam uma trama que você viaja imaginando os cenários por eles criados. Que bom que gostou do livro.
    Eu já li um livro de Raphael Draccon, então acho que vou gostar desse, os mundos imaginários devem ser parecidos mesmo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk oie Leticia.
      Menina sim, eu respiro mas deco confessar que as vezes eu perco o fôlego!!! Entretanto estamos falando de livros e eu amo livros então nunca me canso.
      Fico contente que você tenha gostado e leia sim, acho que pode gostar, ainda mais se leu Raphael Draccon.
      Bjinhos

      Excluir
  3. Sua resenha já nos deixou na instiga para ler o livro. Fiquei meio confusa com algumas palavras estranhas, mas pelo que você falou, a gente se familiariza com elas no decorrer da leitura. Parece uma ótima leitura, quem sabe acrescento a minha lista. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Gleyce.
      Sim, fique tranquila que a gente se acostuma no decorrer do livro, é bem tranquilo isso na verdade.
      Super recomendo e que bom que te instigou!!!
      Bjinhos

      Excluir
  4. Muito boa a sua resenha.
    Confesso que é um pouco confuso pra quem ainda não leu nada, mas parece ser muito bom, principalmente porque você disse que os cenários fazem a gente viajar imaginando.
    Achei a capa muito linda. *o*

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi Déborah.
      Sim, fique tranquila que se acostuma, nada fica confuso no decorrer da leitura e sim a capa é fantástica, combina muito!
      Que bom que você gostou.
      Bjs e obrigada

      Excluir
  5. Oie! Olha, eu amo DEMAIS "Sombra e Ossos", primeira vez que li uma resenha sobre o livro, sério. Adoro como a Leigh criou um universo totalmente cativante, apesar dos nomes bizarros, e dificilmente de decorar, né? haha. Amo o Darkling, amo amo amo amo, e continuarem amando. No momento estou lendo o segundo, Sol e Tormenta, mas confesso que estou achando um pouco arrastado. Isso me deixou triste pois eu estava muito animada para a continuação. Espero que melhore, né? Porque eu amo o primeiro livro, e amo toda a história, e como foi desenvolvida. Enfim, ótima resenha, viu? Parabéns!

    Beijos,

    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carol!
      Nossa fiquei meio triste em saber que o segundo livro é meio lento... Adoro demais também esse novo universo e devo confessar que eu tenho uma quedinha pelo Darkling apesar de tudo... Kkk, como resistir?
      Fico feliz que tenha gostado e espero mesmo que melhore porque vou lê-lo logo.
      Bjs e obrigadaaa.

      Excluir
  6. Nossa! Eu já tinha visto esse livro por aí e amado muito a capa, mas não fazia nem ideia do que se tratava e enquanto lia sobre o que a história se tratava eu só podia pensar que a autora era muito criativa em criar um universo tão diverso e rico e depois você comentou isso! Estou com você: amo a capacidade desses autores incríveis, sem falar que pelos quotes a escrita deve ser muito boa. E fiquei muito interessada e intrigada pela história e por toda essa mitologia. E quero saber o que diabos acontece com a Alina e o Maly, se eles se reencontram e tal!
    Ótima resenha <3
    Beijos!
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Debora.
      Eu também amo demais essa capacidade de se criar livros, espero que você leia e ame.
      Quanto aos dois... Kkk é emocionante isso eu garanto!
      Bjokas e obrigada!

      Excluir
  7. Oi, Agatha! Tudo bem?

    Eu adoro a Editora desse livro =) A edição está impecável! E olha, há tempos vejo resenha desse livro por aí... Mas a sua foi a primeira que me fez pensar em botar ele na minha lista de desejados do Skoob. Confesso que eu ficaria meio perdida com os nomes e etc, rsrs. Bela resenha! Parabéns!

    Beijos,

    Juliana Garcez |Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim Juliana e com você?
      Eu também concordo que a edição está impecável!
      E acho que deveria ler sim, duvido que se sinta perdida por muito tempo.
      Bjs

      Excluir
  8. Oi,
    Adoro livros de fantasia, por gostar tanto vou ter que add ele na minha lista de desejados! hahaha
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Isis.
      Menina se você gosta de ficção esse livro é perfeito!!!
      Bjs e espero que ame a leitura.

      Excluir
  9. Oi Agatha, tudo bem?
    A edição desse livro está realmente incrível pelo que vi nas fotos! Achei a capa dele muito linda e esse mapa também está incrível!
    Eu adoro histórias de aventuras, então o livro me interessou bastante, tanto pela sua sinopse quanto pelo que você escreveu na sua resenha.
    Adoro livros com narrativa em 1° pessoa, pois acho que isso nos deixa mais próximo do personagem então é mais um motivo pra eu querer ler esse livro.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maiara.
      Está mesmo não? Olha devo confessar que eu sou duvidosa quanto a mapas mas esse está muito bom.
      Espero que goste quando ler e obrigada.
      Bjs

      Excluir
  10. Oi Agatha!
    Me senti meio perdida mesmo enquanto você ia falando do livro, mas se durante a história as coisas vão se explicando, acho que eu não ficaria tao perdida assim!
    Pela sua resenha, o livro parece muito bom, vou perder um tempinho pra ver ele depois.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lu!!
      Fica tranquila menina que durante a leitura isso passa, mas eu tinha que falar não?
      Tire sim e depois me conte!
      Bjokas

      Excluir
  11. Que universo inusitado e interessante!
    Sou louca para ler essa trilogia e so n li ate agora pa não tenho.. Mas vou esperar uma promoção!!

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim!!!
      Menina olha nos sites, na amazon ou saraiva ou submarino, sempre ta rolando alguma coisa!
      Bjs

      Excluir
  12. Oii minha linda, tudo bem?
    Li a resenha com calma e vi que a história é meio confusa com muita coisa acontecendo dentro do livro, apesar ser diferente é criativo, mas não tenho interesse em ler haha acho linda essa capa e as fotos <3
    Beijos! http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim Amanda e contigo?
      Num resumo pode ser sim confusa mas não no decorer do livro.
      Mesmo assim obrigada e sim são lindas.
      Bjs

      Excluir
  13. Olá. Agatha, tudo bom?
    Eu já li muitas resenhas desse livro, e estou cada vez mais ansiosa para ler a série, ainda mais que o último já lançou, então não vou sofrer muito se eu gostar,o que pelo jeito eu vou.
    Só achei meio confuso esse tanto de nome, mas acho que conforme a leitura flui fica mais fácil né?
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Dessa flui mais fácil. E eu bem te entendo, com todos os três não dá para sofrer por esperar, a não ser que você não tenha dinheiro! Kkk
      Bjinhos

      Excluir
  14. Eu comprei Sombra e Ossos numa curiosidade de leitura. Ainda não consegui ler a série, mas fiquei muito animada com todas as resenhas positivas sobre os livros. Quero muito ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora eu te entendo, to com uns livros em casa que estão a meses esperando e nada... Mas uma hora vai né?
      Espero que no seu caso seja logo.
      Bjs

      Excluir
  15. Oi Agatha!
    Eu nunca tinha ouvido nada sobre o livro, mas já percebi que ele vai me conquistar também. Pela sinopse, já me interessei pela sua premissa e vendo sua empolgação com a continuação tive ainda mais certeza que será uma boa leitura. Eu adoro vilões também e geralmente, odeio as mocinhas kkkk

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mariana.
      Tem mocinhas que eu acho difíceis mas Alina me conquistou, simples assim! Por isso espero que você adore a leitura tanto quanto eu!
      Bjs e obrigada!

      Excluir
  16. Oi Agatha!
    No final do ano passado eu ouvi muito sobre esse livro, porque a maioria dos booktubers que eu acompanhava estavam lendo tudo na mesma hora, o que resultou em diversas resenhas, que assim como a sua só me fizeram ficar com mais vontade de ler o livro.
    Eu amo coisas novas, universos novos, mitologias novas, e essa história é certamente uma que ira me agradar MUITO.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Gustavo!
      Menino eu também amo livros assim, sem mais, é um dos meus gêneros favoritos.
      Agora que bom que você está ainda mais animado, não espere muito e leia menino, e depois me conte claro!
      Bjs

      Excluir
  17. Oi, Agatha-linda!
    Eu sempre cobicei esse livro e, então, quando ainda era um lançamento, finalmente passei a tê-lo em mãos. E aí não tive tempo, até hoje, para dedicar a ele! Estou cansada disso (rs), mas faz parte de ser um blogueiro literário ter mais livros do que horas no seu dia.
    Eu adorei a sua resenha e foram tantos elogios tecidos à autora e sua obra que, confesso, fiquei até confusa sobre por que você não o avaliou em 5 estrelas. Concordo com você que universos totalmente criados são interessantes e valem o esforço de entender o seu funcionamento. :D Estou louca para ler e me interessar pelo livro a cada página, como você.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Francine.
      Então menina, como eu já disse em um dos comentários esse é um dos meus gêneros preferidos e por isso eu sou mais rigorosa, por assim dizer, com livros dele. Não que eu não tenha amado, mas tem outros do gênero que são ainda melhores entende? Eu sei que meu sistema de estrelas é confuso maaas é só perguntar que eu explico!
      Obrigada e eu também espero que você adore tanto quanto eu pois todos os elogios foram merecidos!
      Bjokas.

      Excluir
  18. Oi oi tudo bem?


    Sabe amor a primeira vista? Então me apaixonei pela capa, pela história...AMEI!
    O nome já está para as proximas leituras ♥

    Parabéns, pela sinceridade na resenha, por saber detalhar coisas as coisas importantes. Todos falam tão bem deste lindo e ainda mais que é fruto de uma triologia =D


    Beijooos
    jeehtsts.wordpresss.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim Jéssica e contigo?
      Obrigada primeiramente, eu tento sempre meu melhor.
      E depois, sim eu sei como é! Tem livros que nos conquistam na primeira olhadelha!
      Bjs

      Excluir
  19. Agatha que livro lindo! Adorei sua resenha e imagens dele, me deixou morta de curiosidade!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fernanda!
      Menina não deixe a curiosidade levar a melhor, e leia logo!
      Kkk fica a dica.
      Bjs

      Excluir
  20. Eu estou doida para ler esse livro. Eu já muita gente falando dele e acho a capa maravilhosa. Ele é o livro que eu fico namorando toda vez que passo numa livraria, hahaha. Ultimamente eu tô querendo ler mais fantasia/distopia então quero ler sombra e ossos o quanto antes.

    Ps: adorei essa foto do mapa. Amo muito livros com ilustrações e mapas, hehe. :P

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oláaa,
    Quero muito ler esse livro, está na listinha faz um tempinho mas sempre esqueço dele, hehhe. Adorei sua resenha, viu? A capa é maravilhosa, e a premissa deve ser muito boa também. Amo livros do qual a autora cria o cenário, acho muito interessante e divertido. Assim podemos viajar mais ainda! A diagramação do livro dele ser linda, apaixonada pelo mapa.
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Agathaaaaa, tudo bem?
    Confesso que não li o comecinho, pq não quero spoiler e não quero entender o livro, rs, sabe aquela obra que você só leu a sinopse e quer que o resto seja surpresa? Então, eu quero que isso aconteça com Sombra e Ossos para mim. Eu já tenho o livro e espero poder lê-lo em breve. Acho que vou adotar a idéia da Sil e fazer um the book jar 'tbr' rs, é muito livro para pouco tempo, rs.
    Fico feliz que tenha gostado e espero me surpreender com a leitura.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  23. Oi Agatha!
    Nunca li uma resenha que destrinchou tanto esse livro e que me mostrou cada nuance que a história pode ter. Eu já tinha muito curiosidade com o livro e agora morro de vontade de ler. Excelente resenha!

    B-jussss! ♥
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir