20 março 2015

Resenha - Paredes vivas





Paredes Vivas conta a história de Mauren, uma jovem de dezoito anos que, após uma tragédia familiar ocorrida na infância, vê sua vida desmoronar aos poucos com a perda e o afastamento das pessoas que ama. Acreditando ser a responsável pela morte do pai e aflita pela doença da mãe, ao completar quinze anos passa a conviver com um espírito, escondido nos desvãos das paredes da casa onde mora. Entre o medo de contar a sua mãe sobre seu amigo invisível e o desejo de se livrar da maldição que ela mesma provocou numa brincadeira no cemitério, Mauren apega-se ao fantasma das paredes criando com ele um vínculo incompreensível que a afasta cada vez mais de uma realidade saudável. Seu apego pela mãe e o desespero em tentar protegê-la, seus temores, suas angústias e manias, sua felicidade ao descobrir o amor e sua difícil relação com os tios são os focos desta história, que termina com uma revelação surpreendente.

196 páginas || Skoob ||  Autora Parceira: Rosa Mattos ||
Classificação:  || OndeComprar ||








Paredes vivas é uma publicação da Editora Dracaena, e o primeiro romance escrito pela autora Rosa Mattos. Nele encontramos uma história, com suspense, romance e um toque de sobrenatural.

A história nos apresenta Mauren desde a infância, e como sempre foi uma menina muito esperta para sua idade. Após perder seu pai misteriosamente para as profundezas de um lago, ela vê toda sua vida ser transformada. Nos próximos anos que se seguem, sua mãe piora muito seu estado de saúde, e nenhum médico consegue descobrir o que ela de fato tem. Como se não bastasse, com sua mãe internada, ela se vê aos cuidados de seus tios, com quem não queria morar de maneira alguma.

Durante essa infância marcada por tragédias familiares, ela conhece Tobias, seu colega de classe. Seu mais novo amigo lhe propõe alguns desafios, que na verdade são brincadeiras macabras, que acaba causando consequências alguns anos depois. Achando ser apenas uma lenda - aquela brincadeira feita depois de vários anos - Mauren descobre que estava enganada quando um espírito de um garoto aparece em seu quarto. Como isso acontece praticamente no final do livro, qualquer coisa que eu escrever a mais será spoiler. Portanto, vou deixar vocês descobrirem de quem era esse espírito, e o que ele tem haver com a brincadeira macabra feita pelos dois amigos.


''Eu sou uma garota sonhadora, que vive tendo pesadelos e mesmo sendo muito medrosa não resiste a um bom desafio.'' (p. 32)

Pode parecer muito confusa toda essa historia, e antes que o leitor possa pensar, causa a impressão de ser uma leitura que causará muito medo. Foi o que também pensei ao ler a sinopse. Mas a verdade é que a historia é bem simples, e não é tão medonha quanto aparenta. 

A narrativa é feita em primeira pessoa, pela visão de Mauren, e podemos entender melhor o que se passa na mente da personagem. A escrita da autora é maravilhosa e muito fluída, onde facilmente devoramos o livro em poucas horas. Além de uma narrativa madura, temos a construção de personagens bem elaborados e reais. Sem contar a criatividade dos acontecimentos.

A diagramação do livro é simples, com folhas amareladas e letras em tamanho confortável. A arte da capa me agradou bastante, e combinou com o conteúdo do livro.



"Imaginei o portão aberto, aguardando meus passos. O silêncio dos mortos a minha espera. O medo criando sombras em todos os cantos. Ruídos de tampas de túmulos de abrindo...Daí comecei a roer as unhas até quase sangrarem.'' (p. 47)

Adorei a construção dos personagens, principalmente de Mauren. Ela é uma menina que desde pequena sempre foi muita sensata, e sempre exerceu uma proteção admiradora pela mãe, e esse sentimento protetor de filha para mãe marcará muito o final dessa história. Tobias também é um encanto de menino, e será um companheiro e tanto para Mauren.

Os acontecimentos estavam fluindo muito bem, porém estava em mais da metade do livro, e Mauren ainda não tinha encontrado o espírito citado na sinopse, e que faria jus também ao título do livro. Então, quanto mais me aproximava do final, mais me perguntava se isso ia acontecer ou não. Isso teria me aborrecido mais, se eu não tivesse me surpreendido tanto com o final. Apesar de achar que a autora esperou demais para narrar esse acontecimento, achei que o desfecho foi bem inusitado e conseguiu agradar.

Se ao querer ler o livro, você espera encontrar uma história sobrenatural, saiba que há muito romance também, assim como um pouco de mistério. O foco dessa história são os sentimentos de Mauren e sua vida familiar. Um livro leve, para quem gosta de uma trama bem escrita e com um toque de suspense.



*********



Rosa Mattos é gaúcha de Torres, formada em Economia e mora atualmente em Porto Alegre. Encantou-se pelas letras, desde pequena. Participou de concursos literários de minicontos e durante certo tempo escreveu textos breves, com desfechos inusitados. Este exercício lhe rendeu um vício por histórias curtas que levou anos para se libertar, até conseguir aventurar-se em voos maiores.
Em 2011 publicou seu primeiro livro, intitulado Coletânea de Contos, com uma seleção de oitenta textos, entre contos e prosas. No ano seguinte, lançou Sopros de uma Flor, com poemas ilustrados. Ambos pelo Clube de Autores. Paredes Vivas foi sua estreia como romancista em 2013, pela Editora Dracaena. Um romance sobrenatural, com atmosfera de terror psicológico. Participou das antologias Mentes Inquietas e Horas Sombrias, da Andross Editora, com um conto de terror e outro medieval, em 2013 e 2014. Mantém o blog Contos da Rosa, onde divulga seus trabalhos.


43 comentários:

  1. Leh eu também tive a mesma impressão que você quando eu li a sinopse do livro e quando li algumas resenhas de que seria um livro de terror seilá, mas depois que a autora me deixou claro que não era, mesmo assim fiquei com um pouco de receio. Mas pelo visto o livro deve ser muito bom e com certeza o pegarei para ler assim que possivel, pois ainda não tive chance de ler. Mas adorei a sua resenha e achei que você foi bastante objetiva. Parabéns viu?! Continue assim, porque estou amando suas resenhas =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil...obrigada, que bom que gostou.
      Leia sim, assim que possível, pois ao contrario do que pensei, a história foi bem leve. Fiquei com medo, mas nem senti nada...rs É de boa...
      A narrativa da autora é boa demais, e você lê facilmente sem problemas.

      Excluir
  2. Oi Leticia, tudo bem? :)

    Nunca tinha ouvido falar da autora ou do livro, e pra ser sincera, não seria um livro que me conquistaria pela capa. Mas, o modo como falou da narrativa e dos personagens... fiquei mesmo com vontade de conferir a história.
    Principalmente por ser tão diferente do que tenho lido, quero conferir!

    Como assim o tal espírito demora a aparecer? :o kk' Essa parte foi a que mais me aniou na sinopse! kkk' Mas, você ter dito que, ainda assim, foi cativante, me deixou curiosa!

    Beijos! ;*
    ||Letras Eternas||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim Dayane...
      Realmente o que mais conquista é a sinopse, porém tem esse detalhe da demora para o espirito aparecer...rs Mas a narrativa da autora é muita gostosa, e a gente se envolve mesmo assim, e o final é bem legal.

      Excluir
  3. Olá,
    Que capa linda.
    Bem, como eu gosto de romance e de sobrenatural, eu acho que vou gostar muito dele.
    Não vou me importar em esperar o espirito da sinopse.. hahaha
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana...
      Que bom que se interessou pela livro todo! Fico feliz, pois é uma leitura gostosa, e acho que vale a pena dar uma chance. Sem contar que é uma história muito criativa, você vai gostar!

      Excluir
  4. Nossa lê, eu nunca tinha visto nada sobre esse livro , mas amei sua resenha , apesar de eu ser muito medrosa me identifiquei um pouco com a personagem pois também amo um desafio.
    Ótima resenha.
    Bjs !
    Aguardo sua visita.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sefora...
      Eu sou muito medrosa também, mas na verdade a historia não coloca medo não...rs
      Achei que seria terror no começo, mas acabei achando o livro bem gostoso de ler.

      Excluir
  5. Eu li essa história em e book. Aproveitei que estava de graça e baixei. Na verdade nem sabia do que se tratava o livro quando comecei a ler, então não fiquei esperando o tal acontecimento hehe. Eu achei o livro bom, mas fiquei tão triste com o final.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil...
      O final apesar de ser legal é meio triste mesmo. Eu queria que fosse diferente, mas como alguns autores, gostam de criar uma coisa diferente para o desfecho, me contentei..rs

      Excluir
  6. Oi, Letícia! Tudo bem?
    No começo da resenha, eu pensei que mostraria um livro altamente confuso, mas depois vi que parece ter uma história legal e o lance do espirito me instigou a ler.
    Espero ter a oportunidade.
    Beijo.

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markus...tudo sim
      Parece meio confuso, porque acontece um monte de coisa. Mas o livro é bem legal, e fico feliz que tenha se interessado, pois vale a pena ler. Espero que possa realizar a leitura em breve.

      Excluir
  7. Oi Leticia!
    Quando falou que tinha sobrenatural, achei super legal, mas pelo que você diz, não tem tanto de sobrenatural e mistério quanto eu iria querer em um livro!
    Fico agoniada quando um livro demora pra narrar o acontecimento mais esperado. Adorei a sua resenha, bem sincera!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu...
      Se voce gosta de sobrenatural, neste livro acontece mais para o final algumas cenas.
      Mas a historia como um todo é bem gostosa de ler, e vale pelos outros acontecimentos.

      Excluir
  8. Oi Letícia, tudo bem?
    Eu adoro ler livros que envolvem suspense e elementos sobrenaturais, então fiquei bem interessada por Paredes Vivas.
    Achei a capa dele bem bonita e a sinopse bem interessante, a única coisa que me desanimou foi o fato de a autora ter demorado demais pra trazer o fantasma a história, prevejo que isso possa me irritar...rsrs

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara...tudo sim.
      Isso me irritou também, porque fiquei esperando e nada. Mas tendo o espirito aparecido no final, trouxe algum sentido a historia, e ate gostei do final, apesar de achar que podia ser diferente.
      Se você gosta de sobrenatural, pode dar uma chance para este livro.

      Excluir
  9. Oi Silvana, tudo bem?
    Aonde clico para ter o livro em minhas mãos? fiquei até com medo da boneca da capa hahaha, pretendo ler esse livro logo, sua resenha ficou muito bem feita <3
    Beijos - www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, na verdade quem resenhou o livro foi eu, Leticia...rs
      Se você gostou do livro, leia. Mas não é uma boneca na capa. A sinopse diz como é a historia.

      Excluir
  10. Ainda n li, mas vou ler para falar minha opnião no meu blog !!
    prisonerinpages.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que capa linda! Gosto de livros que tem essa mistura de gêneros e a Mauren parece ser uma personagem ótima.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wislanny...
      Gostei muito da personagem, e acho que você iria gostar também.

      Excluir
  12. Oi! Primeira vez que leio sobre a autora e o livro... A descrição do gênero me cativou, aprecio muito estórias que envolvam romance, suspense e sobrenatural! Ah adoro uma trama bem escrita, daquelas que não subestima o leitor... Parece ser meu tipo de livro rss Se tiver a oportunidade darei atenção ao livro certamente.
    Bjs
    Expressão Moda & Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pétala...
      Se você já gosta do gênero, irá gostar do livro. E ainda se tratando de uma obra nacional, vale mais a pena ainda.

      Excluir
  13. Muitos livros de sobrenatural ultimamente... Fiquei muito empolgada com a história macabra, mas ai no final um balde de água fria, quando você disse que não era tão macabro assim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adoro um suspense, mas pelo que entendi, o suspense é bem velado e no final é que as coisas acontecem de fato. Gostei. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse...
      Se você gosta de uma coisa mais macrabra, este livro não é...rs É bem mais leve, e servem para leitoras medrosas como eu...kkk
      Mas vale a pena se você gostou da trama.

      Excluir
  14. Não conhecia esse livro, mas gostei da dica
    Sou o tipo de pessoa que gosta de colocar romance em tudo e saber que nesse livro tem já me agradou
    E é ruim quando a gente fica esperando pelo climas e demora ou até mesmo não tem...
    Mas o bom é que o final recompensou
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela...
      Quem gosta de uma mistura de gêneros, irá gostar desse livro, pois ele tem romance também. Quem sabe você possa ler a obra em breve.

      Excluir
  15. Oi Leticia, tudo bem? Paredes Vivas está na minha wishlist desde o ano passado e mesmo tendo vontade de ler esse livro, ele não é uma prioridade nesse momento, sabe? Mas espero gostar da obra e não me decepcionar pois li várias resenhas um tanto quanto confusas, a sua foi a mais explicativa até agora.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy...tudo sim.
      É um pouco confuso explicar este livro mesmo.
      Mas espero que possa ler em breve, pois é bem curtinho o livro, e você lê rapidinho.

      Excluir
  16. Leticia!!! Que capa é essa!? Estou encantado! E a sinopse!, :o

    Meu Deus! Preciso desse livro! Adoro suspenses e histórias de fantasmas super me instigam! Gostei bastante da resenha e me deixou ainda mais curioso *-*

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Leticia!
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante pela história. Porém fiquei um pouco receosa quando li na sua resenha que o aparecimento do espírito demorou para acontecer, sendo que pela sinopse isso me pareceu como um dos principais assuntos do enredo. Mas ainda assim, quero muito ler.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Flor! Tudo bom?
    Primeiramente, quero dizer que essa capa é linda! Bateu a vontade de passar a mão nela {coisa de leitor, você me entende}. Uau, como assim? Sem ler a sinopse não diria que a história tomaria esse rumo, fico tentando imaginar a reação dela ao cruzar com esse espírito, ainda mais consequência de algo que ela fez a muitos anos, fiquei até arrepiada aqui.
    Não vou mentir que deu um toque de medo, mas não deixaria de ler o livro por isso, com certeza vou colocar ele na minha lista, porque depois dessa resenha {linda}, é impossível não querer ler!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  19. Letícia, sou meio medrosa para livros com toque de terror, mesmo você dizendo que não é assustador.
    Não sei ao certo se leria ou não, mas achei a capa bonita e a história intrigante.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu gosto de livros com mistérios mas não com uma pegada sobrenatural (faz sentido?).
    Ao menos não é tão medonha quanto parece ser, o que pode me fazer dar uma chance futuramente.

    Beijão
    Leituras&Fofuras

    ResponderExcluir
  21. Já tinha visto o livro por aí, e quero muito ler, adoro livros com toque sobrenatural, e se tem romance aí mesmo que quero ler!
    Que capa mais fofa, adorei mesmo <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Não tinha visto nada do livro, eu gosto de livros com um quê de sobrenatural. Adorei a capa e a resenha.

    Beijos

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  23. Olá nao conhecia a editora
    Mas como amo romances já quero
    Adoro ser surpreendida no final mesmo tendo que esperar um bucadinho pra que isso aconteça. Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  24. Incrível como esse livro tinha tudo para me agradar mas como sua resenha não conseguiu me conquistar nem um pouco, o que é uma pena!
    Mas mesmo assim, fico feliz que tenha gostado do livro!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Letícia!
    Que livro misterioso! kkkk
    Fiquei muito curiosa com sua resenha e com muita vontade de ler, ainda mais com essa isca que você lançou no seu texto.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, Letícia-flor!
    Paredes Vivas foi uma surpresa para mim… Avaliei o livro em 3 estrelas, porque o achei bom, mas as qualidades dele são mesmo encantadoras e adoraria tê-lo avaliado em melhor perspectiva. O problema é que sou fã do gênero sobrenatural e, para mim, o fato de que mais da metade do livro passa até que o fantasma citado na sinopse finalmente apareça foi decepcionante. Apesar disso, o amor do casal… Nossa! Foi lindo! Um amor verdadeiro, embora numa idade tão jovem. Amei mesmo. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. VocÊ é muito boa nas resenhas, adoramos.
    Nem conhecemos o livro e pela sua resenha sempre da vontade de ler, parabéns.

    bjs


    http://nossasdicasdicasnossas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/nossasdicasdicasnossas?ref=bookmarks
    http://instagram.com/nossasdicasdicasnossas/
    https://twitter.com/nossasdicasdn


    ResponderExcluir
  28. Oi, Leticia! Como vai?
    Admito que julguei mal pela capa, porque pensei que fosse ser uma história bem zZZzzZZzZzzZ..., mas a sua resenha me deixou MORRENDO de vontade de ler Paredes Vivas. Sério. Essa coisa de a sinopse contar quase o livro todo já é normal, pois muitas histórias se resolvem mesmo só no final, e tem que ter essa jogada da curiosidade... Pois é. De qualquer forma, quero saber o que raios acontece nesse final super surpreendente! Amo personagens bem construídas e valorizo bastante a boa escrita, o que me faz querer cada vez mais esse livro. Vou colocar na minha wishlist!!! Valeu a dica.
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir