21 fevereiro 2015

Reflexão/Contos [17]



Olá pessoal,

Você já teve medo da solidão? A teme com todas as suas forças?

Então vem cá pra gente conversar...




Porque você não deveria ter medo da solidão


Na ausência marcante minha presença me basta. Entre passos da cozinha para o meu quarto percebo que gosto da minha companhia. Sinto-me bem comigo mesma, estou enamorada de mim. Estranho? Se for, na realidade, não deveria ser.



A solidão, minha amiga dos últimos tempos, me atormentou algumas vezes, me testou para ver até onde aguentaria. Assim enquanto degustava de um vinho barato a convidei a se juntar a mim, entre uma taça e outra percebi certa beleza na minha companheira. Tendo a procurar luz em sombras, e com ela não poderia ser diferente.

Gosto do meu silêncio, perdida em algum livro ou ouvindo um CD novo de alguma banda velha. Não sabia que gostava daquela música do Pink Floyd que eu sempre pulava, até que eu gosto de dançar quando ninguém está me olhando, gosto de cozinhar. Canto e o som da minha voz até que é agradável quando atinjo notas que antes não ousava cantar. É  bom num nível galático se sentir bonita e se arrumar para si mesma.

Meus pensamentos, que às vezes são tão rápidos e descontrolados, parecem entrar em um certo ritmo, e assim estabelecemos um diálogo: eu, eles e o coração. Descubro coisas que até então não sabia, e descobrir-me é tão bom, é como estar frente a alguém que eu ainda não conhecia, porém gosto da companhia. É alguém que eu quero que fique.

Não serei hipócrita ao dizer que por vezes o coração não pede por um carinho que só outro coração pode dar. Mas ele se acalma quando compreende que tudo tem seu tempo. Muitas vezes nos desesperamos e temos tanto medo de ficar sozinhos que acabamos enfiando os pés pelas mãos e saindo mais machucados do que antes. Acabamos aceitando o pouco, quando o que merecemos e o muito. Pois copo bom, é copo cheio!  

Infelizmente, somos provenientes de uma cultura que diz que estar sozinha(o) é sinônimo de fracasso da vida amorosa, ou algo do gênero. O que é uma besteira absurda. Ninguém entende quando digo que estou feliz assim, mas, na verdade, sou eu que não os entendo como eles podem pensar dessa forma.

É na solidão de si mesmo que você descobre o que em ti falta e aprende a preencher com coisas que não vem de fora, mas sim de dentro da própria alma. Você se torna um ser completo, e assim não precisa correr atrás de metades, que apenas lhe servirão para preencher um vazio que deveria ser preenchido por você mesmo. E assim inteira, poderão quem sabe me surgir outro inteiro. Não gosto de felicidade medida e dosada, gosto das que são somadas.

Não tenha medo da solidão, ela não deveria lhe assustar tanto assim. Ela é apenas uma oportunidade de você enfim apaixonar-se por sua alma, aproveite-a para se conhecer, se amar. Pois quando se ama, se aceita. E se aceita, aprende o que deve ou não recolher para sua vida.

É nessa ausência de todos, que descubro o quanto minha presença é importante, e o quanto devo aprender a entendê-la e valorizá-la. Afinal, estamos condenados a ela. Todos precisamos um tempo para nós mesmos, uns mais outros menos.

E assim prossigo vendo poesia no meu silêncio, deixando as palavras vazarem por meus dedos, e um amor me preencher por inteiro, enquanto ainda posso! E a solidão que antes vinha me assustar com suas garras, agora nada mais é do que uma companhia que tem me ensinado algumas coisas, até o dia dela partir.

47 comentários:

  1. Amiga primeiramente quero te parabenizar pelo seu lindo texto, porque a cada dia você me surpreende mais e eu sou suspeita para falar já que você é minha colunista =x
    Mas tipo, eu acho que mais uma vez esse texto foi para mim, pois estou tendo alguns ''probleminhas'' pessoais e acho que é para se pensar mesmo tudo que você disse, até porque eu tenho que me amar e cuidar do meu bem estar primeiro e com certeza tentar ser feliz independente de estar com alguém ou não. Acho que relacionamentos entre pessoas devem ser saudáveis, mas quando isso não acontece, o melhor mesmo é ficar sozinha mesmo e tentar viver da melhor maneira possivel. Como aquele velho ditado né? ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADA. Pensei nisso agora. E eu adorei tudo que você escreveu. Pensarei com carinho e espero que sua mensagem chegue no coração de outras pessoas. Continue assim, pois você tem muito TALENTO Daiane e admiro muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, lhe agradeço pelas lindas palavras <3
      Sim, minha flor! Temos que aprender a nos amar, a nos aceitar, para só assim termos sucesso seja em nossa vida pessoal ou amorosa. Ficar sozinha é algo bom, e até mesmo necessário. Não significa que estaremos assim para sempre, mas sim que temos controle de nossas emoções. E tudo na vida é fase...
      Obrigada Sil! De coração <3

      Excluir
  2. Oi oi, o que falar?
    Que texto LINDO, parabéns!!!
    Estar sozinha realmente é se descobrir, saber como coisas pequenas nos fazem felizes, se apegar nas palavras e não em pessoas. Hoje vejo as palavras como minha melhor amiga onde desabafo em silencio e quando termino me sinto bem!
    Muitas das vezes em alguns momentos o estar sozinha é a melhor opição, mas em outras a melhor opição é estarmos acompanhados..."Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas..." - Clarice Lispector.


    Beijooos!
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jéssica, temos que respeitar nossos momentos e sempre procurar ficar e se sentir bem seja qual estado que estejamos!!
      Beijos!!

      Excluir
  3. Simplesmente maravilhoso o seu texto! Parabéns pela escrita e pelo blog que é perfeito. É a primeira vez que estou visitando seu blog e fiquei muito feliz em encontra-lo. Estou seguindo para não perde-lo de vista, grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter gostado do texto, e realmente esse cantinho da Silvana é maravilhoso! Volte sempre aqui ;) vale muito a pena, ela realiza um trabalho encantador com o blog!
      Bjs

      Excluir
  4. Muito bonito o texto!
    Infelizmente a solidao é um dos piores problemas que precisamos enfrentar, pois só nos mesmos conseguimos vencer isso!
    Parabens pelo texto e pelo blog!
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!! Parece que aquilo depende somente de nós para ser vencido se torna ainda mais difícil de vencer rs Mas a batalha sempre vale a pena, e o resultado é sempre recompensador!
      Bjs

      Excluir
  5. Amei o texto e confesso, que muitas vezes me pego pensando exatamente nisso. Atualmente passo por situações de solidão extrema, sem namorado nem amigos verdadeiros e tendo como companhia os livros, música e a família. Sinto como se isso não me preenchesse, mas também não fico correndo atrás de todos, me oferecendo ou mendigando alguma atenção, fico na minha apenas... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda, estamos no mesmo barco rs. Mas olha, a vida sempre tem algo bom para nós, e sempre há algo bom em todas as coisas, por piores que pareçam ser. É muito melhor estar sozinha ou com poucas pessoas ao redor, do que rodeada de pessoas falsas que só querem nosso mal. Pessoas que sorriem pela frente, mas nos esfaqueiam pelas costas. E namorado, bem, há muitas pessoas pelo mundo, um dia nossa essência combina com a de alguém, mas é bom deixar sempre acontecer naturalmente e nunca correr atrás. É bom amar e não depender!
      Bjs

      Excluir
  6. Oi Daiane!!
    Adorei o seu texto, muito lindo.
    Eu não gosto de ficar sozinha, não falando de namorado, mas sozinha em geral. Já passei por tantos momentos de solidão que eu evito ao máximo ficar sozinha, sempre quero alguém por perto, mesmo que seja um animalzinho de estimação.
    Mas, com relação ao fracasso da vida amorosa, eu concordo com o que você disse. Se não tem um namorado, você não pode ser completamente feliz, mas totalmente pelo contrário, eu me basto e estou muito feliz com isso!
    Beijos!

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Acho que cada pessoa tem seu momento, tem sua história, a gente não pode julgar. Alguns gostam de ter companhia, já outros preferem o silêncio, é questão de momento mesmo. Yes! A gente tem que aprender a se bastar, encontrar a felicidade em nós mesmos, porque deixar nas mãos dos outros algo que só depende de nós causa apenas dor. E assim como você, também penso que me basto kkkkk Bjs

      Excluir
  7. Oi Sil, oi Dai!
    Parabéns pela coluna! Você escreve muito bem. Eu particularmente, AMO a solidão. Desde pequena, tenho a tendência de ficar sozinha e por isso, me acostumei. Me sinto bem em silêncio, lendo ou meditando. Minha companhia, em geral, sou eu mesma e assim eu formei minha personalidade. Por um lado, me conheço bem e tenho um bom equilíbrio, mas por outro, tenho muita dificuldade em trabalhar em equipe.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, obrigada pelo elogio :)
      Exatamente isso! Eu também sou muito solitária, cresci sozinha, e a gente se adapta. Eu ja enfrentei muitas dificuldades pra se trabalhar em equipe e só depois de adulta fui de fato aprender a fazer isso kkk mas confesso que ainda tento melhorar isso em mim. É bom se conhecer, se bastar, pois é raro hoje em dia quem encontra o equilíbrio, é uma das maiores preciosidades que o ser humano pode alcançar hoje. Então linda se considere uma pessoa de ouro!!
      Bjs

      Excluir
  8. Oieee.
    Primeiro parabéns pelo texto, ele é incrível, de verdade, possui uma levessa e ao mesmo tempo intensidade que te faz parar e pensar.
    Depois adorei como você tratou do assunto, pois não que eu ame ficar sozinha, mas adoro quando tenho um tempo no completo silêncio da minha casa e posso ousar ser e fazer coisas que acompanhada não poderia, o silêncio que pode sim ser aterrador se transforma em momento de descoberta e libertação e o mesmo vale oara quando andando na rua com meus fones me vejo cantando, batucando e sendo eu, estou sozinha e livre e me sinto bem, isso é meio fantástico não?
    Bjs e obrigada pela ótima leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agatha! Obrigada *-*
      É realmente incrível, são nesses momentos em que a gente se encontra, a sensação de poder se ouvir e se sentir apenas é algo realmente fantástico em todos os níveis!
      Eu que lhe agradeço pelas lindas palavras! Bjs

      Excluir
  9. Oi Daiane
    Que lindo texto. Eu temia muito a solidão, mas hoje ela é como uma boa amiga. Aprendendo a acolhe-la, ama-la eu aprendi mais sobre mim mesma.
    Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  10. Que texto lindo!!!!
    Nem sei direito o que comentar... sério.
    Como você disse, todos precisam de tempo. Uns mais, outros menos e eu só espero, sinceramente, que a minha solidão não demore mais tanto para deixar de ser essa coisa assustadora e virar minha amiga.
    Novamente preciso dizer, lindo texto!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica, obrigada <3
      Sim, o tempo é nosso aliado nesses momentos. Eu também já tive momentos em que vi a solidão como algo a ser combatida e extremamente negativa, mas um dia esse momento passa, principalmente quando começamos a tirar dele coisas positivas e que nos acrescentem :)
      Bjs!

      Excluir
  11. Olá, Daiane.

    Que texto maravilhoso, me deixou muito feliz saber que não apenas eu vivo dessa forma e me sinto bem assim. As vezes me sinto pressionada a arrumar um namorado, pois a sociedade vê uma mulher com determinada idade sozinha como uma abominação da natureza. As vezes eles conseguem me fazer sentir assim, mas na maioria do tempo eu gosto de ter que cuidar apenas de mim. De me dar inteiramente a mim e não ter que fazer nada apenas pra agradar a outra pessoa. Não vou ficar falando muito, mas realmente amei seu texto. <3

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Curta: Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, obrigada <3

      Realmente isso né? Odeio quando as pessoas tentam me forçar ou pensam que não sou feliz somente porque não tenho namorado. As pessoas gostam de supor ou ditar o que devemos ser e fazer só porque elas acreditam que aquilo é o certo, mas bem, no fundo acredito que elas tem é inveja dessa nossa independência ;)
      Bjs!!

      Excluir
  12. Olá!
    Parabéns pelo texto, muito bem escrito e bastante reflexivo.
    Adorei a parte sobre a solidão ser uma maneira de se reencontrar e tal, acho que isso é bem verdade.
    Beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Daiana, tudo bem?
    Poxa, que texto bacana! Gostei demais viu...Você falou sobre algo que atormenta muitas pessoas, a solidão. As vezes a gente não consegue enxergar que ficarmos sozinhos consigo mesmo pode ser algo bom!
    Acho que é muito importante conhecermos bem a nós mesmo antes de procurarmos conhecermos alguém!
    Concordo com você que as vezes simplesmente para não ficarmos sozinhos acabamos nos contentando com menos do que merecemos!

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara!
      Realmente isso! Vc resumiu o que penso, concordo plenamente contigo. às vezes por desespero de nossas emoções e não saber equilibra-las acabamos correndo atrás de outras pessoas para que elas façam isso por nós! Pior erro...

      Bjs

      Excluir
  14. Adorei o texto, também sou assim, gosto de ficar só mas tem vezes que fico carente mas prefiro o copo cheio do que meio cheio!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie Daiane! *-*
    Que rexto lindooo, até nos faz perceber que devemos valorizar os nossos momentos sozinhos, e observar não como se isso fosse algo ruim mas sim um momento de pensar e feletir, se encontrar!
    Você tem muito talento! Parabéns! *-*

    Beijoos e até logo! :D
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda <3
      Exatamente isso, sempre tirar algo positivo, e buscar se encontrar, pois só sabendo que somos e o que queremos não nos perdemos entre essas ventanias da vida.
      Bjs

      Excluir
    2. Obrigada Amanda <3
      Exatamente isso, sempre tirar algo positivo, e buscar se encontrar, pois só sabendo que somos e o que queremos não nos perdemos entre essas ventanias da vida.
      Bjs

      Excluir
  16. Olá.
    É a primeira vez que visito o blog e estou encantada com ele.
    Esse conto foi simplesmente... Incrível *-*
    Acho que já te disseram varias vezes, mas aqui vai : você escreve muito bem.
    Às vezes, é bom estar sozinho. Ouvir musicas antigas, cantar, pensar, ler, assistir a um filme.
    É difícil ficar sozinha numa casa cheia de gente, minha familia grande. Mas amo isso.
    Mesmo que eu fique triste quando estou sozinha, eles aparecem pra me alegrar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thai, obrigada ;)
      Acompanhados ou sozinhos, o importante é sempre procurarmos nos sentir bem!!! :D
      Bjs

      Excluir
  17. Oi Daiane, que texto maravilhoso! Confesso que me identifiquei com ele, quantas e quantas vezes sem nem perceber, me pego pensando sobre isso. Achei muito lindo e muito tocante, adorei adorei!!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que texto maravilhoso! Meus sinceros parabéns! Quando me sinto só e minha presença não basta, pego um livro para me acompanhar! É só ler as primeiras páginas que já me sinto dentro da história, com todos os personagens para me fazer companhia! rs

    Beijinhos

    Bia - <a href="http://www.escrevendomundos.com/> Blog Escrevendo Mundos </a>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah livros <3 são os unicos que mesmo quando sozinhos, conseguem ser a companhia perfeita, em qualquer lugar e qualquer momento!!
      Bjs

      Excluir
  19. Oie, Daiane!
    Que texto lindo mesmo. Faço das palavras de todas as meninas as minhas também. Tem alguns momentos no mês em que me sinto assim. A pior solidão é se sentir sozinho mesmo estando rodeada de pessoas.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celly,
      Te entendo, mas nunca se esqueça de quem é e procure sempre ficar bem, faça a solidão te trazer coisas boas, pq mesmo nessas situações devemos buscar o melhor para nós e nao deixar esses sentimentos nos dominar. Temos que aprender a entende-los e a domina-los!!
      Bjs

      Excluir
  20. Adorei seu texto!!
    Tem alguns dias que sou assim tbm que eu me basta rsrs.
    Mas confesso que sou muito carente não consigo ver sozinha :/

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, como sempre digo, cada pessoa sabe o que é melhor para si e tbm tem seus momentos :) independente de se sozinha ou não, sempre seja feliz!!! :D
      Bjs

      Excluir
  21. Oii...
    Que lindo texto, parabéns de verdade...
    Eu tenho momentos sabe... as vezes só eu me basta, mas as vezes preciso ter alguem lá pra mim sabe?

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Adorei o seu texto ♥ sempre ouvi mesmo que pessoas solitárias eram fracassadas e não conseguiam manter as pessoas próximas à ela, mas acho que essas pessoas não querem, na verdade, alguém ao seu lado naquele momento, pois já têm a solidão como companhia.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Daiane,
    que texto lindo.
    Parabéns!
    Você tem muito jeito com as palavras.
    Concordo com você devemos saber aproveitar nossos momentos a sós e não ter medo da solidão.
    Sempre gostei dos meus momentos de solidão, acho que foi eles que me fizeram amar os livros ainda mais.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Dai! Como vai? ~Meu Deus, eu adoro essas rimas <3 hahahhaha~
    Meus sinceros super fucking parabéns pelo seu texto. Olha, toma Tocantins porque Palmas não é o suficiente. Sério. Esse texto ficou tão ótimo e tão tocante e tão... eu estava precisando disso. Eu estava precisando disso porque tenho ficado muito sozinha, mas, assim que terminei seu texto, pensei naquela frase "Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança", e eu tinha me esquecido de tudo isso completamente. Queixava-me segundo sim, segundo não do motivo de eu me sentir tão só e achava que isso era o fundo do poço, então eu falava que o poço estava sendo cavado cada vez mais fundo, mas não, eu estava me afundando. Eu tenho escolha. Eu... Sério, obrigada por isso! É como se eu tivesse escalado o meu poço e começado a colocar a terra de volta para tampar o buraco. Amei várias frases que você escreveu, acho que todas, porém "descobrir-me é tão bom, é como estar frente a alguém que eu ainda não conhecia, porém gosto da companhia. É alguém que eu quero que fique." me tocou, e por um segundo eu pensei se eu queria que a pessoa que eu sou ficasse. E, na verdade, eu quero. Eu gosto da minha companhia - não é por isso que eu vou me isolar do universo e além, porém não é tão ruim ficar om um tempo para si; não preciso dramatizar por isso. E essas convenções sociais... argh. De qualquer forma, ainda acredito sim que tudo tem seu tempo e, é, basta esperar.
    Novamente parabéns!!! Você escreve muito bem, aliás.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oiie!!
    Que texto lindo!!!
    Amo estar sozinha, melhor momento de pensarmos na vida. Não que eu seja solitária, mas preciso desse momento intimo, eu e eu sabe?
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oiee.

    Muito lindo seu texto! Muitas verdades escritas em poucas palavras. Muitas vezes queremos apenas ficarmos sozinhos curtido nossa solidão. Sei bem como é isso pois já me senti assim, queria penas ficar dentro do quarto escondida de tudo e sempre afastamos as pessoas que deveríamos manter por perto.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir