21 dezembro 2014

Resenha: Flor de Laranjeira





Aos setenta anos de idade, uma mulher já cansada, volta à cidade que havia deixado dez anos atrás e em meio às ruínas de sua velha casa, relembra sua vida. Quando tinha onze anos seu coração foi partido de tal maneira que fez com que decidisse nunca mais se apaixonar. Porém vê seu mundo virar de cabeça pra baixo quando se muda para o Rio de Janeiro. Lá conforme os anos vão transcorrendo, em meio a uma adolescência um pouco conturbada, ela passa a viver relacionamentos vazios. No entanto, sem que tivesse percebido se envolvia cada vez mais com quem jamais pensou. Ela não sabia até quando resistiria a uma paixão que a arrastava cada vez mais fundo dentro de si. E quem era aquele homem que ela sonhava desde criança? Ele seria real ou apenas um sonho sem sentido?


410 páginas || Skoob || Autora Parceira: Gabriela F. C. Rodriguez || Editora: Biblioteca 24Horas ||
Classificação:  || OndeComprar







Flor de Laranjeira começa com Ana Lúcia, uma senhora de setenta anos de idade que volta à sua cidade natal e relembra toda a sua vida, desde sua infância até os momentos marcantes que a trouxeram até esse dia. Pelo seu ponto de vista vemos a menina aventureira, nada feminina e extrovertida que ela fora, junto com seus melhores amigos - todos meninos - ela se metia em várias confusões mas nunca deixando de se divertir com isso. Ao passo que vai crescendo acompanhamos as suas descobertas, o primeiro beijo, a primeira decepção amorosa, as mudanças no corpo e principalmente o sofrimento com a morte de uma pessoa próxima. No decorrer dos anos Ana passa por diversos problemas, alguns bastante sérios, os quais foram modificando sua personalidade. Confesso que gostei de Ana em todas as suas fases, em alguns momentos ela me irritava por ser teimosa e não aceitar o que estava bem na sua frente, mas além disso ela me conquistou e me deixou curiosa sobre o rumo que sua vida levaria.


Os personagens foram bem construídos, apesar de ser em primeira pessoa, pois dá para perceber as personalidades de todos os envolvidos. A autora se preocupou em detalhar os trejeitos de cada um, o que os deixou mais reais, foi como se eles realmente existissem. Não tem como falar dos personagens sem mencionar o Rafa, ele sendo o melhor amigo aparece com frequência na história e seu cuidado e carinho pela Ana me deixaram encantada com ele. Os outros amigos também são uma graça à parte, por serem homens muitas vezes são sinceros demais e o que seria um momento dramático eles deixam divertido pela sinceridade da conversa. A família de Ana, cada um com sua peculiaridade, me conquistou e me identifiquei um pouco com o relacionamento dela com o irmão. Ao longo do enredo vão surgindo outras carinhas, umas que vão amar e outras nem tanto. O fato da autora narrar detalhadamente a história da Ana desde a infância nos ajudou a entender certas atitudes dela na fase adulta.

No começo tive problemas para me adaptar ao ritmo de leitura pois a narrativa é bastante corrida, apesar de detalhada; no mesmo parágrafo podem se passar meses e isso me confundia de vez em quando. Tive dificuldades também para 'enxergar' o tempo passando, pois a infância dela se passou nos dias de hoje mas no futuro ela mencionou o MSN e fiquei confusa, eles ainda usam o MSN depois de tantos anos? Sei que é difícil descrever um futuro realístico porém esses detalhes dificultaram um pouco a visão de que a protagonista estava envelhecendo. 

Como livro nacional e independente Flor de Laranjeira tem seus pontos negativos, que não atrapalhou a história mas incomodou algumas vezes durante a leitura. Houve problemas na escrita, não na gramática pois não tem muitos erros de digitação, mas na repetição de palavras e frases; diversas vezes a autora fez uso das mesmas palavras para narrar situações similares e se preocupou demais em descrever a aparência dos personagens, como cor dos cabelos e olhos, pois esse tipo de descrição era constante e não havia necessidade. Vendo de modo geral o que faltou foi uma boa revisada no livro, mas de novo, é um livro independente e é compreensível esse tipo de coisa. Torço para que a autora seja contratada por uma editora porque acredito que ela fará muito sucesso. 


A diagramação é mediana, com folhas brancas, letra pequena e não possui orelhas, porém o livro não é frágil e não cansa tanto as vistas mesmo sendo folhas brancas. A capa encaixa perfeitamente na história e posso até imaginar os personagens naquela paisagem se divertindo. 

Flor de Laranjeira é um livro rico em detalhes, que narra a vida dessa senhora que teve seus altos e baixos, mas que a tornaram quem ela é hoje. Um livro singelo repleto de amor, amizade, segundas chances e a tremenda força que uma pessoa tem de ter para começar de novo. É possível tirar várias lições de vida dessa história e a maior delas é que devemos correr atrás do que queremos hoje, não devemos desperdiçar o tempo que temos com alguém por causa de orgulho ou medo pois amanhã ela pode não estar mais entre nós. Recomendo a leitura com a ressalva de que há problemas na narrativa, porém vale a pena conhecer a vida de Ana Lúcia, nessa história dramática que a autora conseguiu passar a emoção sem deixar forçado ou superficial. 






Personagem Favorito: Rafa

"Entro na casa que conserva ainda a sua mobília, e as lembranças vêm à minha mente. Uma brisa entra pela janela quebrada e me envolve docemente, brincando com os meus cabelos e a minha roupa. O seu toque lembra-me alguém que já se foi há muitos anos. Foi como um abraço e como um beijo quando passou timidamente pelo meu rosto e encontrou os meus lábios."


18 comentários:

  1. Amiga tenho que confessar que eu adorei tudo que você desenvolveu em sua resenha e principalmente das imagens que você postou para enfeitar a postagem.

    Agora quanto a história, eu achei legal sabe, eu acho que terei que pegar uma hora para ler para entender melhor tudo, mas o ruim disso tudo é que não gosto muito de narrativa devagar. Gosto de acontecimentos que vão já se desenrolando desde do inicio, porque se não acaba até que cansado o leitor. Mas mesmo assim darei oportunidade para ler o livro assim que puder, porque com certeza posso ter um outro ponto de vista né?

    Enfim...

    Só tenho que dizer que vc escreveu MARAVILHOSAMENTE bem
    Parabens !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sil ;)
      Verdade, só vai saber se ler mesmo, mas acredito que irá gostar apesar desses probleminhas... depois que ler me conta o que achou.

      Excluir
  2. UAU! Adorei a resenha que vocês fizeram da minha história e fico feliz de terem gostado. Saliento também que estou ciente dos "problemas" apontados e até com algumas faltas de atenções minhas quanto as passagens de tempo e que estou corrigindo isso para outras publicações. Obrigada pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico muito feliz que tenha gostado Gabriela, agradeço a confiança n.n, desejo sucesso a você e vou ficar de olho nas próximas obras que você publicar :)

      Excluir
  3. Olá Andressa, como vai?
    Acredito que esta é sua primeira resenha que estou lendo, desculpe =/, agora estou finalmente de férias e assim poderei estar no Love my family da Silvana rs.
    Achei legal o tema abordado pela autora, até porque falar de uma transformação não é fácil... Eu mesma aos 18 não estou mais aceitando minha idade, daqui a pouco 19... vai tão rápido né?
    Gostei dos detalhes, a capa é linda e por ser de independente torço também que publique. Sei que o que disse fará ela crescer mais e seu próximo livro, ou até mesmo uma nova edição deste, será melhor =D

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, sem problemas, sei como é não ter tempo de visitar os blogs por aí rs. Idade voa mesmo, vou fazer 22 e ainda me sinto com 16 haha. Verdade, a autora ainda vai crescer muito. Obrigada pela visita n.n

      Excluir
  4. Uma coisa que percebo mt nos livros nacionais - e um erro que não pretendo cometer quando for publicar o meu - é essa falta de atenção aos pequenos detalhes... Não culpo mt o escritor, afinal, esse é um trabalho que deve ser feito em conjunto com um editor/copidesque, mas temos que ter atenção aos pequenos detalhes, sabe? Bom, ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que está faltando uma revisão mais rigorosa nos livros, e não só nos nacionais, algumas editoras vem pecando também na tradução dos livros, o que é uma pena. Boa sorte com o livro, quando publicar conte pra gente :)
      Obrigada!

      Excluir
  5. Oi Andressa, já tinha visto esse livro na net e gostado muito da capa e sinopse. Livros com esse enredo e em primeira pessoa que me faz parecer conversar com o personagem, eu gosto muito.

    Apesar do seu relato de palavras repetitivas, descrições além da conta, esse é um livro que eu leria com certeza. Um enredo simples, mas que pode sim me encantar.

    Amei a sua resenha, bem descritiva e completa. Espero ter a chance de ler logo o livro.


    PS: Sil, amei o lay menina, está clean e lindo. E Sil, fiz resenha do livro da fofa da Cinthia Freire, o UNA.

    bjs




    ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simeia, então acredito que vá gostar desse livro porque a narrativa nos deixa super envolvidos com a personagem. Obrigada, quando ler me conte o que achou :)

      Excluir
  6. Ah, gostei da ideia do livro. E adorei mencionarem o MSN, sinto falta até hoje :(
    E ah, antes que eu esqueça, eu ameeei o novo lay! Ficou muito fofo :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna", vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Linda Resenha! *-*
    Tenho certeza que se eu ler esse Livro irei me emocionar muito com cada passo da personagem! Amo histórias em que o personagem conta o seu passado!!!!
    Tomara que uma editora contrate ela e assim a obra seja mais divulgada e consiga ser públicada em outros Estados! Eu adoraria ler! ^^
    Beijos e até!^^
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda :)
      Espero que consiga ler em breve, acredito que irá gostar sim.

      Excluir
  8. Oi Andressa, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Muito bem escrita e sincera!
    Não conhecia nem o livro e nem a autora, mas me parece ser uma história interessante!
    Saudades do MSN...rsrs Nem lembrava mais dela até você falar agora...rsrs
    Pena o livro ter esses probleminhas de revisão, mas isso é totalmente compreensível, já que foi lançado de forma independente! E eu que li um livro publicado por uma editora e cheio de erro de tudo que é tipo! Fiquei chocada enquanto lia, com a falta de atenção deles...

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, obrigada flor <3
      RIP MSN rs... verdade, algumas editoras vem pecando também nessa parte "/

      Excluir
  9. Eu gosto de livros que transcorrem um longo período de tempo. Acho interessante para ver e perceber as mudanças psicológicas dos protagonistas.
    A premissa desse livro também me agradou bastante, o que aumenta a minha vontade de ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse transcorre muuitos anos, rs. Espero que possa ler em breve n.n

      Excluir