07 julho 2014

Como ler TODOS os Livros !!??



Olá meus amores, tudo bem?

Olá meus amores, tudo bem com vocês?
Como que passaram o Fim de Semana?
Espero que bem, pois eu sinceramente tive uma perturbação durante todo domingo por causa do alarme de uma casa que não parava de disparar bem ao lado do meu quarto. Resumo: Não consegui descansar e nem ler meus livros e justamente em pleno domingo. Ninguém merece isso né?  =/

Outra coisa que me atrapalhou também para poder dar continuidade as minhas leituras foi que fiquei bastante preocupada ontem, porque as imagens do meu blog começaram a sumir por causa do site onde eu estava hospedando e acabei tendo que me virar nos 30 para poder arrumar tudo de novo.

Enfim...

Mas agora que está tudo arrumadinho e bonitinho, resolvi vim trazer uma postagem nova e espero sinceramente que vocês gostem, porque eu vi na Fanpage da Editora Farol Literário e Editora Rocco 2 textos que me chamaram bastante atenção e resolvi trazer aqui para dividir com vocês, até porque LIVROS é o que mais temos e a cada dia a PILHA cresce certo? Mas como dar conta de tudo? Como nos organizar para ler os livros que gostamos para não virar uma OBRIGAÇÃO?


Pois é...vamos dar uma conferida abaixo:







5 dicas para você ler todos os livros que deseja (ou tentar)



Todo leitor sofre deste drama: nunca ter tempo suficiente para ler todos os livros que deseja. E, como a gula literária costuma ser grande, ainda compra mais, mesmo não tendo lido todos os que possui. Fora os que ganha… Fora os que pode pegar emprestado de amigos e bibliotecas. Fora os e-books. Enfim, forma-se uma abundância de títulos disponíveis que fascina e apavora!

Como dar conta de ler os clássicos, mas também os contemporâneos? De ler (e reler) nossos autores preferidos, mas também buscar novas referências? Como conciliar leituras obrigatórias e escolhas pessoais? Afazeres do cotidiano e momentos de lazer? Como arranjar tempo para tudo isso, se a vida é uma só, meu Deus?!

Calma. Respire. Não se desespere. Essa crise de agonia é normal, e não só em relação à literatura. O ser humano é insatisfeito por natureza. Mal realizou uma meta, já está pensando na próxima. É dessa maneira que acabamos levando a vida: de objetivos em objetivos. Afinal, se não houvesse mais nada a conquistar, se já tivéssemos lido todos os livros, visto todos os filmes, vivido todas as experiências, o que nos restaria?

Diferente dos romances, a vida não tem começo, meio e fim definidos. É um ciclo sempre interrompido e incompleto, que tentamos preencher com sentimentos, pensamentos e ações. Estamos sempre em movimento, sentimos uma necessidade íntima de permanecer ativos. Para isso, convivemos com outras pessoas, compartilhamos momentos, adquirimos conhecimento e maturidade, entramos em contato com os outros e com nós mesmos ao longo do tempo.

Voltando à estante infinita de livros, a lógica é a mesma: sempre teremos mais e mais títulos para ler, uma leitura leva à outra, uma indicação puxa a outra, um autor se associa com outro… Infinitamente. A princípio, parece absurdo, e não dá mais nem vontade de continuar, pensando no círculo vicioso que não se acaba. No entanto, vendo pelo lado positivo, podemos pensar na riqueza que essa variedade nos dá, e na feliz possibilidade de passar de um título a outro e de aprender e fruir o máximo possível dentro dos limites do impossível.

É claro que sonhamos em parar o tempo para terminar de devorar aquele livro que nos consome ou, melhor ainda, para pôr todas as nossas leituras em dia (e o mesmo serve para o exercício da escrita). Mas o tempo é impiedoso e não permite pausas. Cabe a nós sabermos nos organizar.



Portanto, aqui vão algumas dicas para você otimizar a sua leitura (confesso que também tentarei segui-las):


1) Não corra contra o tempo. Qualidade é, sim, melhor que quantidade, sempre. Uma leitura atenta e profunda vale mais do que uma leitura ligeira e superficial. Mantenha seu próprio ritmo e vá em frente!

 2) Eleja suas prioridades. O que você mais tem necessidade de ler no momento? Adote um critério, seja vontade, objetivo profissional ou pessoal, e procure segui-lo.

3) Concilie a leitura com seu tempo disponível. Não se force a ler um romance enorme se você sabe que não terá muito tempo livre naquela semana. Assim você acabará se desgastando e corre o risco de não aproveitar bem a leitura. Se está sobrecarregado de tarefas, procure leituras mais leves e mais rápidas, como poemas e contos. Deixe o romance enorme para quando tiver mais tempo. Ele não vai fugir.

4) Adquira referências. Se a sua sede por cultura é insaciável, meus parabéns! Mas conforme-se: não podemos saber tudo sobre tudo. Por isso, é importante que tenhamos certas referências, mesmo sem conhecer a fundo o assunto. Ler autores ou textos críticos que citam outros autores e outras obras é um modo de conhecer, ainda que parcialmente, outras referências, que podem ser buscadas caso se queira aprofundar no tema.

5) Procure variar. Busque novos autores, novos gêneros, novos estilos. Amplie seus horizontes literários. Como eu já disse, não podemos saber tudo sobre tudo, mas podemos procurar ter uma noção mais ou menos ampliada de cada coisa, isto é, uma visão global e crítica.


''Agora, se nada disso der certo e você resolver adotar seus próprios métodos, ou não adotar nenhum e permitir-se a liberdade do acaso, relaxe. Não existe fórmula para a boa leitura. Apenas leia, o máximo que conseguir, da melhor forma que puder. No seu tempo.''


Autora do texto:
Nicole Ayres Luz
Fonte: http://homoliteratus.com/







Como um Livro pode Mudar a sua Vida?




Os livros podem parecer inofensivos para aqueles que não se deixam levar por uma boa história. Mas, na verdade, os livros têm poder. E são várias as formas de manifestação da influência de uma leitura em sua  vida.

Quem nunca pegou um livro que mudou seu jeito de enxergar o mundo, ou que tenha dado uma ideia genial para a solução de um problema? Quem nunca pegou um livro que melhorou seu astral ou te fez pensar que a vida que você leva é muito boa, ou que ela pode ficar melhor?




Há livros que mostram caminhos a seguir. São infinitas as possibilidades.
Se você já se sentiu transformado por um livro, isto é para você.


Ser Social
Ao ler um livro, no mínimo você vai se sentir parte de algum mundo, de algum universo. Ao ler um livro, você se conecta com outras pessoas, outras histórias. Os melhores livros são aqueles que te dão sensação de pertencimento, e de que não está só.


Empatia
Como em qualquer boa conversa, quando você lê você também escuta.  E esta outra pessoa, o escritor, está  transmitindo a você pelo menos uma coisa que você não conhecia  antes: um fato, uma teoria, um ponto de vista, uma emoção. Assim, a leitura aumenta  sua capacidade de conectar-se a uma outra pessoa e investir na história dela, ainda que descorde um pouco.

Humildade
Dê a qualquer livro uma oportunidade e ele vai lhe ensinar alguma coisa. Ele vai, pelo menos, te ensinar o que não fazer ou dizer ou acreditar.

A leitura muito provavelmente irá lembrá-lo de que todo mundo é mais inteligente do que você. E que, de alguma forma, todo mundo tem uma vantagem sobre você. Depois de abraçar esta verdade, sua humildade se aprofunda, porque você sabe que você não tem todas as respostas, você e seu mundo não são tudo aquilo que você pensava.


Auto-conhecimento
Os livros mais comoventes (e duradouros) são aqueles que se tornam um espelho. Este espelho é colocado em sua frente quando você lê tal livro e, então, é como encontrar uma parte de si mesmo naquela história.

Você se sente como se tivesse passado toda a sua vida esperando por esse momento, mas nunca soube disso. O autor descreve perfeitamente o mundo (seu mundo), ou faz você com que você se lembre de seu passado, traz uma luz sobre suas crenças fundamentais. É o livro que, à medida que a leitura avança, mais você se conhece.


Autora do texto: Paula Thomaz
Post inspirado na publicação original 7 Ways Books Can Change Your Life
Fonte: http://www.blogfarolliterario.com.br





Como EU faço para ler

Eu sinceramente não sei como tem tantos leitores que conseguem ler vários livros por dia, pois eu só consigo ler no máx 4 ou 5 livros por semana. Não consigo nem passar disso pra falar a verdade e nem sei como as outras pessoas arrumam tempo para ler até mais do que isso. Essa sempre foi uma curiosidade pessoal.

Outra coisa, no meu caso, eu me organizo da seguinte maneira.
Eu agendo as minhas leituras de acordo com os capítulos de cada livro que vou ler e leio de 4 a 3 capítulos por dia dependendo da quantidade de páginas de cada um dos livros que peguei para leitura.

E tenho data de inicio e de término facilitando bastante a minha vida (risos)
E também ajudando soltar resenha com mais frequência.

Só que de uns tempos pra cá eu tenho feito disso uma OBRIGAÇÃO e eu  sinceramente não quero que isso aconteça, até porque quero curtir cada livro de uma maneira especial. Pois cada autor tem uma história diferente para contar e para ser lembrada.

Mas só que ultimamente andei tão cansada por conta disso de ficar lendo as pressas que acabei desanimando um pouco, e por isso, eu aconselho TODOS OS LEITORES que NÃO LEIAM NADA POR OBRIGAÇÃO. LEIAM COM CALMA, pois cada um tem seu tempo e também não vai adiantar nada correr para acabar desanimando como eu desanimei. Pensem nisso !!





Agora eu vou indo nessa meus amores, porque eu tenho algumas leituras para colocar em dia, mas sem antes pedir para que vocês comentem e dê a opinião de vocês sobre os textos.

O que vocês fazem para ler TODOS OS SEUS LIVROS da estante?
Quero saber como muitos outros leitores, pois eu sei que tem muita gente que lê vários livros por mês e quero saber seus SEGREDOS (risos)

Após deixar seus comentários, por favor, coloquem o LINK DE SEUS BLOGS para que eu possa visitar e também seguir ok?

Daqui a pouco estarei passando nos Blogs para ver as novidades. 

Beijinhos e tenham todos um ÓTIMA SEMANA !!!

29 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu coloquei esses textos, porque a maioria dos leitores vive nesse dilema de como colocar todas as leituras em dia e eu sou uma delas (risos) Eu tenho muitos livros e a cada dia a pilha aumenta mais e o dinheiro vai embora sabe? hahahaha....

      Eu tenho paixão por leitura, mas o que mais me incomoda é ler as pressas. Espero poder não ter que ler mais assim, porque eu quero curtir cada história e ainda agora ter uma segunda vida para ler tudo que tenho (risos)

      Excluir
  2. Adorei a dica, esse ano tem vestibular e fica difícil dar conta de tanto livros :/
    beijos
    sempredegloss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda é complicado mesmo em véspera de vestibular, mas o mais importante no momento agora é seus estudos e seu futuro. Estude e faz tudo que vc precisa fazer. Depois vc se preocupa em ler os livros, pois tenho certeza que as editoras parceiras ou até mesmo os autores irão te entender. Até porque também temos vida pessoal para cuidar né? Por isso fique tranquila e boa sorte com suas leituras =]

      Excluir
  3. Oi Sil

    Adorei o post e tem dicas bem legais mas acho que cada leitor tem seu ritual para conseguir ler, eu leio bastante livros no mês em cerca de 10 a 14 livros, tento participar de maratonas literárias para dar um gás e sempre leio no transporte público indo para o trabalho e voltando para casa as vezes o livro é tão bom que quero ficar mais tempo dentro do ônibus só para terminar de ler kkk e sempre leio antes de dormir nem vejo mais novela de tantos livros bons que tenho para ler, mas claro cada um tem seu tempo para ler e o segredo é não se desesperar e ler realmente no seu tempo.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu leio no meu tempo. Não consigo ler por obrigação. Eu abandono a leitura e procuro outra coisa. Acho que todos os livros merecem atenção especial, por isso leio eles tentando absorver o que o autor quis passar, o que ele estava sentindo no momento em que escreveu aquela história. Tem livro que li em um dia (ou menos) e outros que levaram um mês para ser lidos. Não significa que um seja melhor do que o outro. Tudo depende de como eu estou no momento, de como a escrita fui. Acho que o que vale é não ficar se cobrando.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha de uns tempos pra cá estava lendo mais por obrigação e agora estou meio que parando com isso, porque quero poder curtir as histórias e conhecer sabe? Mas é aquele negocio, Blog é compromisso não só com editoras e autores, mas vc tem isso na cabeça de querer cumprir cada tarefa para não deixar o pessoal no escuro. Eu sou super preocupada e faço ao máx para deixar meu blog atualizado mesmo quando não estou muito afim de postar. Mas eu gosto daqui e gosto dos meus amigos. Tenho a maior consideração. Mas quanto as minhas leituras, vou procurar curtir mais agora, porque estou ficando extremamente cansada de ler correndo =/

      Excluir
  5. Olá Silvana
    Adorei seu post, já tinha visto os textos e me inspirado.
    Eu tento ler cada livro de uma forma especial, cada um eu aproveito de um jeito diferente e tal. Impus, como uma 'regra', ler, no mínimo, 50 páginas por dia, isso, é claro, não tem me feito ler por obrigação - eu leio por amor. Tem livros que são fáceis e rápidos de ler e eu consigo terminar em um dia, alguns levo muito mais tempo e não consigo nem ler 20 páginas por dia.
    Outra coisa que não gosto, mas tenho me adaptado bem, é ler mais de um livro ao mesmo tempo. Isso é bem difícil pra mim, mas eu percebi que consigo ler um livro impresso e outro ebook ao mesmo tempo sem confundir as histórias, pois um leio durante o dia e outro à noite, deitada na cama, antes de dormir.
    A minha pilha de livros para ler é enorme e para resenhar maior ainda, pois trabalho e estudo e não tenho tempo de fazê-lo. Normalmente, aos finais de semana eu pego alguns (3 ou 4 livros) e me comprometo a resenhá-los, isso tem dado certo também :D
    Assim que colocar a lista de resenha em ordem, pretendo começar a colocar minha leitura em ordem e assim que terminar um livro resenhá-lo.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu leio dois livros ao mesmo tempo. Isso tem me ajudado bastante nos meus agendamentos. Mas eu quero ler alguns livros que tenho interesse e que já tenho comprado. Mas sempre tenho como prioridade de parceiros e editoras sabe? Mas eu estou meia que parando um pouco de ler assim, porque se não vc acaba não aproveitando as leituras. Acho que Editoras tenho aproveitado mais, porque eu gosto de ter compromisso de divulgação, mas os autores vc pode ler a qualquer momento. O problema são as cobranças que nem sempre é muito bom para nós leitores, até porque não ganhamos nada por isso e fazer por obrigação não vale a pena. É preferivel ABANDONAR tudo e ADIOS hehehe

      Excluir
  6. oi Silvana, leitura tem que ser por prazer, né?
    amo um bom livro, uma cobertinha e um climinha gostoso e com certeza não tem nada melhor!
    a lista de livros que quero ler sempre vai ser gigante mesmo! ainda sou jovem e espero ter os próximos 60 anos para ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga somos duas, porque eu também amo ler no frio e de baixo das cobertas. O problema é que começo a ficar com sono e durmo (risos) ...Mas é uma delicia mesmo =x

      Excluir
  7. Já havia lido os dois textos, em busca de uma fórmula mágica para conseguir diminuir minha lista de livros não lidos, só que essa fórmula não existe :( .
    Tenho lido no máximo um livro por semana, mas a vontade de conseguir ler mais é grande.
    Ótimo post.
    Sorteio do livro "Fahrenheit 451" no blog, participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha até que vc vem lendo bastante.
      Mas toma cuidado para não se cansar. Tudo que é demais acaba prejudicando e isso não será nada legal pra vc.
      O importante mesmo é aproveitar as leituras viu?!
      Se cuida linda e boa sorte com seus livros !!

      Excluir
  8. Tantos livros pra ler, tão pouco tempo... que leitor nunca disse isso, não é mesmo? hahaha
    Como LEITORA eu gosto de poder ler quando me dá vontade, sempre pressa e sem obrigação, embora quando eu engrene em um livro a tendência é terminar ele no mesmo dia que comecei. Mas como BLOGUEIRA, tendo um compromisso com meus leitores e com os autores de quem sou parceira, acabo sim me obrigando a cumprir uma rotina de leituras. Nem tudo são flores nessa vida, mas quando me dispus a ser blogueira literária eu sabia que teria seus prós e contras. E, afinal, ter de ler livros nem pode ser considerado um contra. É quase como, sei lá, pagarem pra eu ficar comendo, hahaha!

    Adorei os textos e boa sorte com as tuas leituras, :)

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe amiga eu também sou como vc...Tudo que vc disse se encaixa perfeitamente comigo, pois pra mim virou uma obrigação por conta da responsabilidade que tenho com as editoras e autores parceiros. Mas eu queria dar uma parada nisso. Pegar livros que tenho vontade de ler sabe? Sem compromisso mesmo. Sem agendar as leituras e tudo mais. Só que não tem como. Demoraria demais para ler e não é isso que quero. Então eu fico nesse dilema do que fazer como tantos outros leitores.

      O problema também é que a PILHA SÓ CRESCE ! hahahaha

      Excluir
  9. Oi Sil, tudo bem?
    Olha, adorei sua dica, pois o que me pergunto todos os dias é "Como ler tudo o que desejo, com tão pouco tempo?".. complicado, tenho vários livros em casa novos que não consegui ler ainda e morro de vontade, porém, sempre tem um livro que vem na frente e antes deles, as demais tarefas.. fico até chateada.
    Adorei suas dicas, aliás, o blog inteiro!

    Parabéns pelo blog e incentivo a leitura.
    beijinhos e uma maravilhosa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa eu digo Fernanda....Não existe formula para nos ajudar a ler todos os nossos livros, mas eu acho que temos que pedir para Deus nos dar mais uma vida para poder terminar. Apesar que quanto mais lançamento, mais compras fazemos e mais gastamos...Nào tem jeito...será que daria certo ter outras vidas?? =x

      Excluir
  10. Oii Sil
    Para nós que ansiamos tanto por mais e mais livros, começar a ler todos eles se torna um problema né. Gostei dos textos, pois não precisa perder a calma. Quando fiz o blog, queria ler mais rápida por causa das resenhas e tudo mais, agora voltei a ser como era antes, mas de boa com a leitura..rs Ler o que tenho vontade em meu ritmo normal. Assim é muito mais prazeroso né.
    Adorei o post, ler é tudo de bom não é mesmo??

    Uma ótima semana. Obrigada pelos elogios no meu blog. O seu que é maravilhoso e sempre tenho vontade de voltar.
    Beijos

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga eu simplesmente amo LER.
      Sempre foi minha paixão.
      Mas o problema é que fiz do meu blog um compromisso pra mim e fico toda preocupada em não cumprir o que tenho que ler para os autores e principalmente para as editoras. Sou bastante perfeccionista e sinceramente gosto de tudo no seu devido lugar.
      Quero ainda voltar a ler por prazer...com calma e no meu ritmo sem precisar ficar agendando, até porque quando lemos com vontade é muito melhor.

      Enfim...Obrigada por ter passado aqui amiga e fico feliz que tenha gostado da postagem também =]

      Excluir
  11. Pois é amiga, eu tinha que tirar um tempinho pra vir ler suas dicas rsrrs porque estou com uma pilha de livros à minha espera, precisando serem lidos com urgência. Quem tem blog literário sabe que mantê-lo com boas resenhas é sim uma prioridade, eu até deixei de lado o meu por um tempo, por falta de tempo para ler, e agora que estou voltando estou apostando nos romances nacionais que são os que mais amo (não porque eu seja uma, kkk sempre amei livros brasileiros). Enfim, ultimamente dividindo meu tempo entre ser mãe, esposa, dona de casa, escritora e blogueira, tenho dormido às 2 da madruga pra poder ter um tempo sossegada com meus xodós hehe.
    Grande beijo, obrigada pelas dicas. Tentarei me organizar melhor pra dar conta de tudo rsrsr.


    http://neivameriele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neiva no seu caso é bastante compreensivel, porque vc tem seu trabalho para fazer e principalmente cuidar da casa e tudo mais...Realmente quando vamos ver o tempo ja passou né? Pior que o problema de ler a noite é que cansa e dá sono. E ai será que a leitura acaba sendo prazerosa? Enfim...Acho que cada um arruma um jeitinho para curtir seus preciosos né? hehehe...Mas espero de coração que vc consiga colocar todos os seus livros em dia e que suas leituras só produza ótimos conhecimentos e prazer =]

      Excluir
  12. Oi Silvana, adorei o seu post! Falou tudo querida, estou tendo a mesma dificuldade. Por isso não tenho atualizado o blog ultimamente pois pra mim a leitura tem que ser por prazer.

    Abraços
    Lu Apaixonada por Romances Numa oportunidade, passa lá e me visita... Comente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho ficado um pouquinho só ausente do blog por conta das minhas leituras, mas sempre estou passando aqui para postar alguma coisa, principalmente divulgação de editoras e noticias importantes. Acho que de uma certa maneira isso é bom, mas o problema é passar nos blogs depois com calma, porque isso tbm toma um pouco do nosso tempo onde poderiamos estar ali lendo (risos)

      Excluir
  13. Oi, Silvana! Que post legal. As meninas acertaram nessas dicas. Melhor ler menos, mas com qualidade, do que ler correndo e não se lembrar de nada.
    Você até que lê bastante. 4 livros por semana é uma ótima média.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu leio com calma cada livro sabe...Gosto bastante do que eu leio e tudo mais. Só que tipo, as vezes acabamos fazendo isso por obrigaçào, principalmente para aquelas pessoas que ficam nos pressionando. Eu acho que cada livro tem que ser lido na hora certa e no momento certo, porque se não nem rola =/

      Eu quero muito parar de ler por obrigação, pois eu ando bastante cansada e cuidando da vida pessoal que já é cheio de problemas não é fácil não. hehehehe...Enfim...

      Excluir
  14. Ei, tudo bom?
    Adorei as dicas para ler todos os livros que desejamos o/
    Eu, com certeza, sofro dessa tal gula literária. E a minha é compulsiva, rs.

    Adorei o post!! Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  15. Que saudades eu estava desse cantinho ;/ Estou muito atolada amiga, e não tenho entrado em nenhum blog pois estou estudando para uma prova. Achei essas dicas muito boas. Mas posso dizer a verdade?! Elas nunca servem pra mim. rsrs...Saudades de vc...
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Menina, como adoro vir nesse blog, é sempre lindo, gostoso de ler e super charmoso. Ahhh não esqueci hein, ainda to esperando o seu banner, quero te indicar no meu proximo quadro do indicando.
    bjs
    http://gracirocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ai gente, as dicas são ótimas, meu maior problema é que sou um ser desorganizado e minhas prioridades mudam como o tempo em São Paulo ahahahahaha eu fico desesperada porque tenho que ler determinado livro quando o que eu quero é ler outro. Mas vou tentar me acalmar e seguir essas dicas, quem sabe não funciona. :)

    Bjks
    Sam
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir