21 abril 2014

Resenha - Churumela e o Amuleto de Belizar




Livro: Churumela e o Amuleto de Belizar
Autora: Elaine Souza
Editora: Dracaena
Páginas: 440
Nota:/ FAVORITO
Sinopse: Churumela é uma adolescente de quinze anos, que trabalha como garçonete desde a morte de seu pai há três anos. A sua mãe a abandonou assim que nasceu, deixando-lhe apenas uma medalha de ouro com a inscrição Bakía, cujo significado ela só irá descobrir dias antes de seu aniversário de dezesseis anos ao ganhar um espelho rachado e uma folha em branco. A partir de então, novas amizades e aventuras invadem a pacata vida da garota de nome esquisito, que descobrirá o mistério sobre sua verdadeira identidade e que seus olhos não são violetas por acaso.






O livro nos apresenta Churumela, uma adolescente de 15 anos que desde muito cedo vive com seu cachorro Xadrez em seu apartamento desde que seu pai faleceu e sempre tinha a mesma rotina durante toda semana e principalmente nos finais de semana. Acordava cedo e também dormia tarde da noite para dar conta de suas obrigações.

Nunca viu sua mãe, pois havia sido abandonada quando ainda era um bebê, seu pai, porém havia lhe pedido desde cedo que não guardasse rancor porque um dia entenderia o porquê.

''Ah, sobre minha mãe: a única coisa que ela me deixou foi uma corrente de ouro com uma medalhinha, onde há uma inscrição: Bakía.''

Apesar de já ter pesquisado o que a tal palavra significava, também pediu ajuda ao Sr. Astróbilo e sem sucesso ela resolveu deixar pra lá, porque além disso, também tinha outras responsabilidades mais importantes como frequentar a escola e logo depois trabalhar em uma lanchonete onde aguentava seu chefe Peixotão.

Os únicos dias que realmente aproveitava era os Finais de Semana, porque aos sábados fazia dança com sua amiga e vizinha Paulinha, e por isso, passava o dia fora para tirar o melhor proveito.

''Danço desde os 5 anos. Dona Margarida, a proprietária e professora da academia, não me cobra pelas aulas, até porque não tenho como pagar. O que ganho do Peixotão mal dá para pagar o aluguel do meu apartamento.''

Já aos domingos ia ao encontro de seu amigo Rafael e notava que gostava dele de uma maneira diferente, pois ele a compreendia como ninguém.
Churumela já sabia que quando tivesse algum problema, Rafael sempre estava ali para ajuda-la em tudo que fosse preciso e nem precisava pedir, porque ele era uma pessoa bastante especial em sua vida desde que seu pai lhe deixado.

Mas ela só não sabia que sua vida estava para mudar no dia seguinte: começou com um atraso inesperado ao trabalho e depois com um misterioso envelope sem remetente entregue por sua amiga Paulinha.

Assim que chega ao trabalho as pressas deixando de lado o misterioso envelope, Churumela vai atender um cliente que nunca havia visto na vida e se espanta, pois o tal cliente não só sabia seu nome como também comenta sobre o estranho envelope que chegara em suas mãos.
E acha bastante estranho quando ele comenta que quer conversar com ela, porque havia aprendido que não se deve falar ou sair com estranhos, mas no momento não tinha alternativa, ainda mais sabendo o seu nome e sobre o envelope que havia recebido naquela manhã.

“Churumela eu realmente preciso conversar com você. O tempo está passando, LIZKA.”

Mesmo sem entender ela o acompanha ao final do seu expediente. Esse lance de Lizka e o tal envelope estavam matando-a de curiosidade.

''Abri o envelope e fiquei decepcionada. Havia um pequeno espelho muito simples, de forma retangular, mas estava rachado. Além disso, tinha uma folha em branco com a inicial L.''

O que ela não sabia é que nem tudo era o que parecia ser, pois por trás disso havia muito mais mistérios que teria que descobrir sozinha e Kailus, o homem estranho lhe disse que tudo que estava recebendo eram presentes de sua mãe que deveria receber aos 16 anos e que deveria cuidar muito bem deles.

''Lembre-se que esses presentes são só seus. Não os empreste ou dê a ninguém. Além disso, não jogue a folha fora. Essa inicial L foi gravada com a letra de sua mãe. Reconheceria sua caligrafia em meio a centenas de cartas.''

Depois dos presentes recebidos, ela descobre várias coisas sobre sua vida que até então eram ocultas, uma delas é que vem sendo protegida pelas pessoas a sua volta desde a infância: Rafael, Paulinha, Astróbilo, Dona Margarida e até seu cachorro Xadrez.

E a partir daí passamos a descobrir várias coisas sobre sua vida e principalmente de um mundo onde ela teria que iniciar uma missão de encontrar o que sua mãe havia escondido, pois isso salvaria o mundo paralelo que ela estava prestes a conhecer.

Sua jornada lhe apresenta muitos outros personagens como os Folgoses, as Princhis, os Mandras e Magôs que contém habilidades diferentes uns dos outros que Churumela estava prestes a conhecer e a aprender. Sem contar que ela fica cansada de todos ficarem chamando de Liska sem entender o que realmente significava.

Isso e muito mais você irá descobrir junto com a personagem e é claro que também descobrirá alguns perigos que aparecem no decorrer da leitura e exigirá muito da sua intuição para não ser enganado pelo o inimigo, porque NADA APARENTA SER O QUE REALMENTE É ! Por isso, CUIDADO !!


Logo que iniciei a leitura não mergulhei de cabeça na história, porque ainda não sabia do que se tratava, principalmente porque a contracapa do livro não nos entrega a história e a orelha igualmente, e por causa disso, já achei que isso foi um ponto positivo, porque você entra na leitura querendo descobrir do que se trata o livro sem querer se decepcionar com o que virá pela frente.

E acabei me surpreendendo bastante, porque além de me envolver bastante com a personagem principal, achei bastante interessante sua interação com o leitor com o passar das páginas e deixando a narrativa ainda mais agradável.
Amei o desenvolvimento da história e percebi que a autora teve um cuidado todo especial ao construir os seus personagens secundários, porque todos foram cativantes ao extremo e fiquei fascinada com tudo que ela foi criando no decorrer das páginas.

Apenas queria avisar que tudo que coloquei na resenha não é nem a metade do que acontece nessa história INCRÍVEL, porque com o passar das páginas nos deparamos com muitas aventuras e perigos. Além de conhecer diversos personagens com dons diferentes que na verdade te conquistam com suas diferentes habilidades.
Foi um dos livros de FANTASIA/AVENTURA/MISTÉRIO que me prendeu bastante e que sinceramente tive até que diminuir o ritmo da minha leitura para que não terminasse logo, porque eu queria sempre mais.

Não se ENGANE com NOME ou CAPA, porque vocês podem acabar se surpreendendo muito mais do que eu me surpreendi quando comecei a minha leitura e sinceramente tenho que dizer que esse livro foi um dos MELHORES DE FANTASIA que li esse ano.

E sem contar que a Autora Elaine não deixou nenhuma ponta solta, porque tudo foi bem colocado e esclarecido, sem contar que terá um próximo livro que achei excelente, porque quero de novo me aventurar nesse mundo maravilhoso que foi criado.

Acho até que para um primeiro livro, a história ficou perfeita. Melhor de muitos que já li por ai que nos deixa decepcionados com a finalização e  com um monte de interrogação na cabeça.


Quanto a sua diagramação, tenho que dizer que a Editora Dracaena caprichou, porque eu achei a capa MARAVILHOSA. Foi uma das coisas que mais me conquistou, depois achei bastante agradável perceber que não havia tantos erros como a autora já havia me avisado. Algumas palavrinhas, mas nada assim que atrapalhasse o meu desenvolvimento na leitura. A fonte tem um ótimo tamanho e a escrita é de fácil compreensão.

A Autora e a Editora estão de PARABÉNS pelo o EXCELENTE trabalho!

Por isso, tenho que confessar que esse foi mais um dos livros TOP com mérito de 2014, porque tudo me conquistou. Dou 5 Corações e ainda FAVORITO sem pensar em RECOMENDAR para TODOS que leiam, porque realmente VALE A PENA !!

E por fim, gostaria de agradecer a Autora Elaine Souza pelo seu carinho e principalmente pela sua atenção ao me ceder o seu livro, porque eu sinceramente não me arrependo de nada. Pelo contrário, espero ansiosamente que venha logo o segundo para que eu possa me deliciar novamente com todos os personagens, principalmente com Churumela e Rafael que todos terão que descobrir por si só (risos)

Obrigada minha querida por Confiar no I LOVE MY BOOKS e espero de coração que a Resenha tenha lhe agradado. Muito SUCESSO e continue escrevendo, pois sua escrita é DELICIOSA =]



32 comentários:

  1. Pela resenha, me interessei pelo livor (que eu ainda não conhecia); a história me pareceu super interessante e fiquei com vontade de ler. Alguns personagens tem nomes diferentes, né?!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o que eu coloquei na resenha não é nem a metade que acontece no livro. Tem muita coisa maravilhosa para acontecer. O livro é na verdade uma Fantasia/Aventura e sinceramente vale muito a pena ser lido, principalmente por causa das coisas que eu citei. Você começa a ler sem saber realmente do que se trata a história e acaba se surpreendendo com tudo. Leia e tire suas conclusões, pois tenho certeza que vai gostar bastante do livro =]

      Excluir
  2. Não conhecia o livro, mas gostei mto da história, achei bem interessante!!
    O livro tá lindo tb!!!
    Parabéns pela resenha
    Beijos
    Isadora

    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tudo que coloquei na resenha é muito pouco perto das aventuras que vivi ao lado da personagem Churumela. É um livro que vale muito a pena e que vai te surpreender bastante durante as páginas. Se tiver chance, leia, porque tenho certeza que vc não irá se arrepender !

      Excluir
  3. Oi Amiga, tudo bem???
    Como foi seu feriado de páscoa???
    Eu passei até que bem... rsrsrs
    Adorei a resenha... Adorei saber um pouco mais da história , lembra que falei que gostei muito??? Pois com a sua resenha fiquei com mais vontade ainda... O nome da personagem é tão diferente e tem um mistério envolvido... Gostei muito também da arte da capa e da diagramação apresentada. Parabéns... se você gostou e favoritou realmente deve ser mega boa a história. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga falar que a história é BOA é muito pouco pelo que senti ao ler tudo que me foi apresentado. Porque é INCRIVEL !! Acho que todos que gostam de um Mistério/Fantasia/Aventura deveria ler. É muito bom mesmo. Eu sinceramente me surpreendi com a escrita da autora e acho que muita gente ainda vai vim a gostar dessa personagem como muitos outros que me conquistaram. Eu simplesmente amei e não me arrependo não. Pretendo até ler novamente, porque quando gosto eu leio de novo hahahaha

      Enfim...Quando puder e ter oportunidade LEIA, porque tenho certeza que vc vai gostar também =D

      Excluir
  4. Nossa adorei sua resenha, fiquei curiosa pra ler o livro :)
    Indiquei seu blog para responder uma tag!! Dá uma olhadinha lá!!!
    bjuuus

    http://noitesdeleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que tenha a oportunidade de ler, porque o livro é simplesmente incrivel. Eu amei e entrou para os meus TOP do mês. Não se engane, porque eu contei pouco sobre a história e ele tem muito mais que isso que contei aqui para vocês para não ter que entregar muito a história também. LEIA e aproveite bastante para se aventurar, porque tenho certeza que vc vai amar.

      E pode deixar que passarei para ver a TAG.
      Beijinhos linda e obrigada

      Excluir
  5. Oiiii!!!
    Esse livro parece ser daquele que prende o leitor!
    Ainda não conhecia, fiquei curiosa!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda realmente você teve uma ótima impressão, porque realmente o livro te prende e você não quer parar de folhear até saber o que acontece. Eu sinceramente não queria nem que o livro terminasse e acabei diminuindo o numero de paginas que lia por dia só para poder curtir um pouco mais as aventuras da personagem. Realmente é INCRIVEL. Leia amiga, porque vc vai gostar bastante de tudo que a autora nos conta =]

      Excluir
  6. Um livro bem diferente, e nada é entregue... só achei o nome Churumela muito estranho para uma personagem principal. Acredito que gostaria do livro por ser fantasia e amo fantasia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se você gosta de fantasia/aventura/mistério vc vai adorar esse livro. Eu sinceramente não estava esperando muito do livro não, mas depois que comecei a avançar nas páginas eu não conseguia mais parar. Vale muito a pena e sério mesmo, se vc ainda não tem o livro ADQUIRE, porque eu te recomendo sem dúvida nenhuma. Tenho certeza que vc vai ter as mesmas impressões que eu tive ao ler.

      Espero que de verdade vc goste da leitura

      Excluir
  7. Oi Silvana, obrigado pela visita lá no Doces.
    Eu não curto muito este gênero literário, mas devo reconhecer que sua resenha me deixou curiosa a respeito desta história tão cheia de mistérios e personagens diferentes.
    Vou adicionar na minha lista, e pode ser que algum dia destes resolva me aventurar nesta fantasia.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha acho que cada um tem um estilo de leitura e te entendo, mas eu tenho certeza que se vc ler esse livro vc vai se surpreender, porque a história é realmente INCRIVEL. Eu não esperava nada quando comecei a ler e depois acabei me encantando com tudo que encontrei durante as páginas. Vale muito a pena. Se puder leia sim, mesmo que n seja agora, mas dê a oportunidade de conhecer uma ótima história !

      Excluir
  8. Muito boa a sua resenha ! Fiquei curiosa para ler o livro todo...Gostei da indicação
    Já estou seguindo seu blog !
    maeefilha10.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha leia o livro sim, porque a história é bastante interessante e vale muito a pena. Eu simplesmente amei e não teria favoritado se a história realmente não fosse muito boa mesmo. LEIA, porque eu INDICO ele de olhos fechados!!

      Excluir
  9. Primeira vez que ouço falar do livro, apesar do título estranho parece ser muito interessante!
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/2014/04/resenha-will-will.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o livro é realmente muito bom, mas eu aconselho nunca ir pela capa e nem pelo nome, porque por dentro tem algo mais que te espera. Eu nem coloquei a metade do livro nessa resenha, porque o livro tem muita coisa pra ser contada e sinceramente vale a pena. Se tiver oportunidade leia, porque eu tenho certeza que vc n vai se arrepender como eu

      Excluir
  10. Gostei da resenha Silvana. O livro não faz muito o meu gênero, mas parece ser bem interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha não se engane, porque eu nem falei da história toda.
      São 400 paginas de muita aventura e fantasia que sinceramente achei incrivel e que todos deveriam ler. Até vc Vanessa irá gostar =] Leia, porque vc vai se surpreender com as aventuras de Churumela

      Excluir
  11. Boa Tarde Silvana,

    Que nome mais esquisito para se por na menina... Não gostei dos nomes dos protagonistas, sei lá..
    Eu gosto de livros com realidades paralelas, mais não sei se leria este livro..
    A capa é linda, que bom que gostou do livro e ele tenha surpreendido, talvez dê uma chance..

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/04/resenha-entao-conheci-minha-irma.html

    ResponderExcluir
  12. Silvana, primeiro quero dizer que esse livro tem um título muito curioso e sua resenha me ajudou a decifrá-lo um pouquinho mais, né.
    De cara digo que não faz meu estilo, mas eu daria uma chance, sim, pois acho que os personagens poderiam me cativar e eu veria um outro lado, um lado muito bom.
    Abraços.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gente, que titulo diferente... hahaha
    A diagramação do livro está muito bonita mesmo!
    mas não sei se leria a obra... Não parece muito "livro de paula"
    Ótima resenha!
    Beijos

    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto você falando desse livro no face...
    Que legal a história dessa garota, apesar disso não me interessei muito ao ponto de querer ler, a sua é a primeira resenha que leio dele, então vou dar mais uma olhada por ai e ver se encontro outras impressões, mesmo assim não sei se o lerei algum dia.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. A sua resenha me fez me interessar pelo livro, confesso que juguei o livro pela capa e agora me interessei rs vou ler.
    Nova por aqui e já to seguindo.
    http://stephanycoms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil!
    Adorei a resenha!
    Gosto de passar por aqui porque sempre conheço novos e interessantes livros (e com isso minha wish-list fica cada vez maior..rs)
    Adoro livros de fantasias!
    Confesso que quando vi o nome e a capa, não me interessei muito, mas sua resenha despertou minha curiosidade, e muito! rs
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Sério, ri demais com o título..."Churumela"... hahahaha. Muito bom!
    Mas realmente, não dá para julgar um livro pela capa ou título. E pelo jeito a história é surpreendente, gostei! *-*
    Parabéns pela resenha, ficou muito completa e me instigou a conhecer o trabalho da autora.
    Beijos querida, bom quase fim de semana, rsrs.
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga, tudo bem?

    O nome da personagem é engraçado, Churumela? hahaha Mas é esse diferencial que o faz especial! Amei sua resenha, MUITO completa :') Parabéns ♥
    Fiquei animada porque além da aventura com Xadrez, tem o romance com o Rafael!
    E espero que tenha aproveitado o feriadão também amore, eu comi bastante chocolate que por um ano não preciso mais nem ver hahahahahah

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Silvana! Tudo bem?
    Confesso que eu não conhecia o livro e a sinopse não é muito reveladora... Acho que o nome do livro já foi suficientemente curioso para que o adicionasse no skoob, mas foi melhor saber que ele é bacana! Goste demais de fantasia e não recuso a leitura de livros assim, fiquei curiosa! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Silvana tudo bem ?
    Amei seu comentário lá no blog minha linda. Já te add no Google = tb e já sigo o blog há um tempo. Amo esse seu espacinho, suas resenhas são tudo de bom, e o cuidado que vc tem, deixa tudo bem bonitinho. Acho demais esse carinho com que vai ler. Aprendo muito com blogueiras como vc !!!
    Que nome de livro hein? Realmente pelo nome e pela sinopse não dá nem pra fazer idéia que o livro bem e nem do que se trata, o que é um ponto positivo muitas vezes mesmo. Que bom que vc gostou tanto. Quem sabe mais pra frente eu também de uma lida nele !! Dica anotada !!!
    Sempre que der vou fazer uma visitinha por aqui, adoro fuçar nesse cantinho ....hehe

    Beijos e fica com Deus

    Ivana
    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amei sua resenha, seu blog é muito meigo, já estou seguindo :))
    #Retribui? Obrigado ^^
    Luucas Santana - A Series of Geek
    http://conflitodegaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Silvana , fiquei muito feliz que tenha gostado da história. Aos leitores que ficaram curiosos em conhecer mais sobre Churumela podem adquirir o livro pelos sites das livrarias Cultura ou Saraiva ou falem comigo inbox através da página do livro no facebook: Churumela e o amuleto de Belizar. Boa leitura , bjooos

    ResponderExcluir